Biomecânica de Materiais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica dos Meios Solidos |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Descrever o comportamento mecânico de tecidos moles e duros do corpo humano, bem como dos principais materiais utilizados em próteses, ortóteses e outros implantes.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer os principais modos de esforço a que estes se encontram sujeitos, nomeadamente: esforço axial, torção, esforço transverso e flexão. Compreender a utilização de diferentes modelos elásticos, híper-elásticos e viscoelásticos dos biomateriais, e determinar experimentalmente os seus parâmetros. Analisar problemas de dimensionamento, seleção de biomateriais e projeto de próteses, ortóteses e outros implantes.Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Esforços e modos de deformação
1.1 Esforço axial
1.2 Torção 1.3 Flexão
1.4 Esforço transverso
2. Comportamento linear elástico de Biomateriais e tecidos duros
2.1 Metais
2.2 Cerâmicos
2.3 Osso
3. Comportamento não-linear de biomateriais e tecidos moles
3.1 Polímeros
3.2 Pele
3.3 Músculos e tendões
3.4 Cartilagem e ligamentos
4. Determinação experimental do comportamento mecânico de BiomateriaisBibliografia Obrigatória
Pruitt, L., & Chakravartula, A. ; Mechanics of Biomaterials: Fundamental Principles for Implant Design, Cambridge Texts in Biomedical Engineering Cambridge: Cambridge University Press, 2011. ISBN: doi:10.1017/CBO9781511977923
Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston Jr., John T. DeWolf, David F. Mazurek ; Mechanics of Materials, McGraw-Hill Education, 2014. ISBN: ISBN-13: 978-0073398235
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular recorre ao ensino baseado na prática. As aulas TP serão lecionadas a distância de forma síncrona. Os estudantes serão divididos em grupos, sendo distribuído a cada grupo um tema. Inicialmente cabe aos estudantes a
determinação das suas próprias necessidades de aprendizagem. Nas aulas TP será apresentado o progresso desenvolvido pelos estudantes. Em paralelo as aulas de laboratório, permitem aos estudantes o contacto com ferramentas laboratoriais de
avaliação do comportamento mecânico de biomateriais e com ferramentas de análise e cálculo estrutural.
A metodologia de avaliação contínua contempla três componentes. Três fichas de problemas, a realizar nas aulas, três trabalhos laboratoriais, e um teste final. Na avaliação final por exame escrito, será avaliada a capacidade de dimensionamento de próteses e seleção de biomateriais.Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
42,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
a) Avaliação distribuída
Realização de 1 teste (T), 3 fichas de problemas (F) e 3 trabalhos de laboratório (TL)
b) Avaliação por exame final
Realização de um exame final (EX)
Fórmula de cálculo da classificação final
a) Avaliação distribuída
NF=0,1*F1+0,1*F2+0,1*F3+0,1*TL1+0,1*TL2+0,1*TL3+0,4*T
F1 - Ficha 1
F2 - Ficha 2
F3 - Ficha 3
TL1 - Trabalho de Laboratório 1
TL2 - Trabalho de Laboratório 2
TL3 - Trabalho de Laboratório 3
T - Teste
b) Avaliação por exame final (EX)
NF=EX
Condições para aprovação na UC:
NF >= 9,5 valores