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Programação para Internet e Interação

Código: MEB03     Sigla: PII     Nível: 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 15 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Miguel Neves Gonçalves Madeira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Seminário: 0,27
Orientação Tutorial: 0,20
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
Rui Miguel Neves Gonçalves Madeira 1,50
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Rui Miguel Neves Gonçalves Madeira 2,00
Seminário Totais 1 0,27
Rui Miguel Neves Gonçalves Madeira 0,27
Orientação Tutorial Totais 1 0,20
Rui Miguel Neves Gonçalves Madeira 0,20

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deve:
- ter uma visão dos meios disponíveis para o desenvolvimento de aplicações que usam a Internet como elemento integrador, principalmente dos protocolos, linguagens e ferramentas associadas ao fundamento da programação na web.

- ser capaz de usar a arquitetura REST e desenvolver web services para a criação de uma camada de dados aplicacional.

- conhecer os princípios de interação: usabilidade, acessibilidade e experiência de utilização, além de uma metodologia de cocriação e métodos de prototipagem e teste.

- desenvolver competências na área do desenho de aplicações Web ou Mobile que usam a Internet para comunicação e sincronização de dados.

- entender como trabalhar em equipas multi-disciplinares.

 

Resultados de aprendizagem e competências

A transmissão dos conceitos teóricos necessários à implementação de produtos de software será avaliada através da componente teórica (testes e/ou exame). O completo domínio dos conhecimentos adquiridos e sua aplicabilidade será avaliada através da componente de projeto, onde se pretende a obtenção de um sistema perfeitamente funcional e que cumpra os princípios enunciados e transmitidos nas aulas e nos seminários. O trabalho individual permitirá aos alunos analisar e refletir sobre projetos reais que implementam a acessibilidade para os utilizadores.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Protocolos de Internet: HTTP

Arquitetura cliente Servidor e noção de serviço web

HTML, CSS e Javascript

Desenho de interfaces

Fundamentos de Usabilidade

Requisitos de Acessibilidade e Adequação dos Sistemas a eles

Testes de aplicações Web e mobile

Deployment de uma aplicação desenvolvida em equipa para resolver um desafio real

Bibliografia Obrigatória

Douglas Crockford; JavaScript : The Good Parts, O’Reilly. ISBN: ISBN: 978 0 596 51774 8
Luís Abreu; HTML 5 (4ª edição Atualizada e Aumentada), FCA. ISBN: ISBN: 978 972 722 821 8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas expositivas, com resolução de exercícios e análise de casos de estudo. Serão disponibilizados vídeos das aulas Teórico-Práticas para garantir o estudo assíncrono.

Aulas de Laboratório para exercícios e aplicação prática dos conceitos, assim como customização e codificação em ferramentas relevantes nas várias temáticas respetivas.

Nesta UC as aulas OT e seminários serão ser realizados a distância. Serão usadas diferentes ferramentas e aplicações para a programação e a comunicação remota para garantir a possibilidade de aceder a ambientes de computação na nuvem, controlar as versões e a documentação das aplicações, permitir a comunicação entre os participantes da unidade curricular e interagir durante as aulas e seminários.

Software

Figma
Visual Studio Code
Bootstrap

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Teste 35,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 20,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho laboratorial 8,00
Total: 82,00

Obtenção de frequência

- nota mínima de 9,5 valores tanto para a Teórica e como para a
Prática
- “Pequenos Desafios” opcional, sem mínima
- “GamificationLeague” opcional, sem mínima

Fórmula de cálculo da classificação final

Teórica (50%)…
15% * gamificationLeague (mini-testesMoodle, desafios sociais, etc.) +
35% * examePresencial (ou 2 testes presenciais)
Ou apenas:
50% * examePresencial (ou 2 testes presenciais)

Prática (50%)…
35% * trabalho de equipa +
15% * pequenos desafios (2 a 3)
Ou apenas:
50% * trabalho de equipa
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