Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > MEB12
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Bioética

Código: MEB12     Sigla: BIOE     Nível: 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Biomédicas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 15 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Cristina Ferreira Lopes Simões do Paço Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Sandra Cristina Ferreira Lopes Simões do Paço 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Compreender a abordagem bioética e a relavancia da relação ciência, ética e sociedade.

  2. Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem bioética.

  3. Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas.

  4. Desenvolver a competência ética para participação no debate dos problemas levantados pela aplicação das biotecnologias.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Compreender a abordagem bioética e a relavancia da relação ciência, ética e sociedade.

  2. Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem bioética.

  3. Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas.

  4. Desenvolver a competência ética para participação no debate dos problemas levantados pela aplicação das biotecnologias.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa


  1. Fundamentos da ética: Pessoa e dignidade humana.

  2. Fundamentos da bioética: teorias, modelos argumentativos e métodos em bioética.

  3. Desenvolvimentos das biotecnologias (relatórios nacionais e europeus) e a institucionalização da bioética.Ética em investigação.

  4. Ciência, ética e sociedade - questões bioéticas gerais [com início de vida, final da vida, investigação, experimentação, desenvolvimento biotecnológico, genoma humano, biobancos, nanotecnologias, organismos geneticamente modificados, cyborgs e robótica]. Gestão do risco e da incerteza.

  5. Questões bioéticas na tecnologia biomédica - análise e discussão de casos.  

Bibliografia Obrigatória

Beck, Ulrich; The Metamorphosis of the World., Polity Press, 2016
Carvalho, Maria da Graça; Neves, Maria do Céu (Orgs).; Investigação Científica. Ética Aplicada Vol. XII, Almedina, 2018
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. ; Nanotecnologias e O.G.M. – Ciência, Ética, Sociedade. , Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. , 2011
Kuhse, Elga; Singer, Peter (Eds) ; Bioethics: an antology. , New York John Wiley & Sons, 2015
Neves, Maria do Céu. ; Ética: dos Fundamentos às Práticas. Ética Aplicada. Vol. I. , Almedina, 2016
Veatch, Robert M. ; The Basics of Bioethics. , Routledge, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias que combinam exposição e participação, com recurso a casos, temas e documentos nacionais e internacionais nas matérias em análise, podendo incluir comentários de filmes ou documentários. As estratégias pedagógicas centram-se em desenvolver a análise bioética, a partir do âmbito do curso e incluindo uma perspetiva de investigação bem como contacto com textos legislativos e normativos.

Metodologia de avaliação contínua: realização de ensaio individual ou em pequeno grupo (até 3 estudantes) sobre temática ou caso no âmbito da unidade curricular.

 Avaliação em exame: submissão e discussão de ensaio individual (100%)

Demonstração da coerência

Os conteúdos programáticos apresentados são desenvolvidos no sentido de se constituirem suporte à persecussão dos objetivos de aprendizagem, especialmente, no sentido do desenvolvimento de pensamento crítico e capacidade de análise das situações atuais da bioética.

Para o objetivo de "Compreender a abordagem bioética e a relevancia da relação ciência, ética e sociedade" concorrem os conteúdos preconizados quanto a (1) Fundamentos da ética: Pessoa e dignidade humana, (2) "Fundamentos da bioética: teorias, modelos argumentativos e métodos em bioética." e (3.)

Para o objetivo de "Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem bioética" concorre o conteúdo de (2.) "Fundamentos da bioética: teorias, modelos argumentativos e métodos em bioética." e (4.) "Ciência, ética e sociedade - questões bioéticas gerais [com início de vida, final da vida, investigação, experimentação, desenvolvimento biotecnológico, genoma humano, biobancos, nanotecnologias, organismos geneticamente modificados, cyborgs e robótica] Gestão do risco e da incerteza".

Para o objetivo de "Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas", são relevantes os conteúdos previstos em (3.) "Desenvolvimentos das biotecnologias (relatórios nacionais e europeus) e a institucionalização da bioética. Ética em investigação" e (5.) "Questões bioéticas na tecnologia biomédica - análise e discussão de casos". 

Para o objetivo de "Desenvolver a competência ética para participação no debate dos problemas levantados pela aplicação das biotecnologias", concorrem todos os conteúdos.

Todos os profissionais que exercem a atividade na saúde defrontam-se com questões, problemas e situações que, de alguma forma, dizem respeito às pessoas envolvidas enquanto seres humanos. Mesmo as decisões de caráter técnico são tomadas no contexto de situações com dimensões éticas relevantes.A especialização não dispensa uma abordagem holística, interdisciplinar e pluralista de problemas que envolvemquestões complexas do âmbito ético, social e pessoal, no contexto de sociedades democráticas e plurais em que nos inserimos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

NA

Fórmula de cálculo da classificação final

NA
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 08:44:12