Aplicações Móveis e Serviços
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MES |
11 |
Plano de Estudos 2017-2018 |
1 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos necessários ao desenvolvimento de aplicações móveis baseadas em serviços Web.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão da disciplina, o estudante será capaz de desenvolver uma aplicação móvel que consomme serviços, assim como testar e instalar esta aplicação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Para trabalhar com a plataforma Flutter e a linguagem Dart, é necessário conhecer os Conceitos de Programação Orientada a Objetos. Um conhecimento de uma linguagem como Java é importante.
Programa
- Os Services no contexto das aplicações móveis (REST)
- Linguagem de Pesquisa de APIs - GraphQL
- Web frameworks orientadas a serviços
- Programação de clientes de serviços Web
- Opções para o desenvolvimento de aplicações móveis: Native, Hybrid, Progressive Web Apps
- Introdução às Aplicações Web Progressivas
- Introdução à programação reativa
- Bases de computação móvel
- Arquiteturas de aplicações móveis
- Frameworks para o desenvolvimento de aplicações móveis nativas: Flutter, React Native
- Introdução ao framework Flutter
- Programação de componentes avançados de dispositivos móveis
- Consumo de serviços nas aplicações móveis
- Experiência do utilizador de aplicações móveis
- Testes de aplicações móveis
- Instalação de aplicações móveis
Bibliografia Obrigatória
Rap Payne; Beginning App Development with Flutter: Create Cross-Platform Mobile Apps, Apress, 2019. ISBN: 978-1484251805
Bibliografia Complementar
Ilya Grigorik; High Performance Browser Networking, O'Really, 2013
Dennis Sheppard; Beginning Progressive Web App Development - Creating a Native App Experience on the Web, Apress, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
As aulas TP são lecionadas de forma presencial. Serão também disponibilizados os slides, o código dos exemplos usados nas várias sessões e a resolução dos exercícios.
Durante o período das aulas o docente estará disponível para responder a dúvidas.
Aulas de laboratório (com resolução em computador de pequenos programas)
Semanalmente serão disponibilizados os enunciados dos laboratórios que os alunos deverão resolver usando as aplicações apropriadas e que estão descritas na ficha de UC.
Os trabalhos de laboratório são efetuados individualmente.
Todos os trabalhos realizados devem ser submetidos na plataforma Github Classroom durante a aula, através do link disponibilizado para este efeito.
Durante o período das aulas o docente estará disponível para responder a dúvidas e dar apoio à resolução do laboratório.
Projeto
Será realizado um projeto em grupo de 2 a 4 alunos. O acompanhamento será feito durante alguns laboratórios e remotamente pelo professor do laboratório e o docente das aulas Téorico-Práticas. Este último, intervem na fase de escolha do projeto e do seu dimencionamento, usando duas entregas intermédias de descrição do projeto.
Software
Android Studio
IDE de programação em Dart / Flutter (MS Visual Code)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
45,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Estudo autónomo |
33,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
168,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é constituída por duas componentes:Prática e Teórica
Componentes da avaliação Prática:
Um projeto de programação em Flutter (min.9,5 valores)
Componentes da avaliação Teórica:
- Trabalhos de Laboratório (previstos 2 avaliados)
- 1 Trabalho escrito sobre aplicações móveis (min.9,5 valores)
- 1 Teste teórico (min.9,5valores)
Exame (min.9,5valores) apenas em época de primeira chamada e época de recurso
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente Prática: 100% Projeto;
Componente Teórica:
- Por Testes: Melhor das seguintes possibilidades:
* 20 % nota do Trabalho1 + 30% Média dos laboratórios avaliados + 50% nota do teste.
* 100 % nota do teste.
- Por Exame: Nota do Exame.
Nota final: 55% Prática + 45% Teórica