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Fundamentos de Matemática

Código: PWDAM2     Sigla: FM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 1T

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2324/course/view.php?id=1594
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPCDA 24 Plano de Estudos_2017_18 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Júlia Maria da Rocha Vilaverde Justino Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,72
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,72
Júlia Maria da Rocha Vilaverde Justino 2,72

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral da UC é introduzir os conceitos básicos do cálculo matricial e das funções com uma variável real, desenvolvendo a capacidade de trabalhar em equipa e a autonomia dos alunos na resolução de problemas no contexto dos conteúdos programáticos da UC.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, o estudante deverá ser capaz de:


  1. Identificar os diferentes tipos de matrizes e executar operações elementares.

  2. Inferir a possibilidade e executar operações algébricas entre matrizes.

  3. Resolver sistemas de equações lineares aplicando o método de eliminação de Gauss.

  4. Identificar uma função real de variável real e reconhecer as funções matemáticas elementares.

  5. Analisar as propriedades de uma função real de variável real.

  6. Efetuar operações com funções matemáticas elementares.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. MATRIZES
1.1. Noções básicas.
1.2. Operações algébricas e elementares.
1.3. Sistemas de equações lineares.

2. GENERALIDADES DE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL
2.1. Definição de função real de variável real.
2.2. Funções elementares.
2.3. Propriedades e operações com funções.

Bibliografia Obrigatória

Luz, C., Matos, A. e Nunes, S.; Álgebra Linear (Volume I), ESTSetúbal/IPS, 2002 (Disponível na Biblioteca)
Thomas, G.; Cálculo, Vol. 1 - 11ª Edição, Pearson, 2009 (Disponível na Biblioteca)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino utilizada assenta na aplicação de várias técnicas de aprendizagem ativa visando maior envolvência e autonomia dos estudantes na construção dos conhecimentos sobre os temas propostos. Os estudantes aprendem a trabalhar os seus recursos no processo de reflexão sobre os conteúdos efetuando a aquisição de competências no exercício das atividades de aprendizagem. Uma das técnicas pedagógicas mais recorrente, entre outras, consistirá na progressiva exploração de trabalho em grupo colaborativo na resolução de exercícios propostos o que promove a autonomia do estudante, a aplicação do sentido crítico e a autoavaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 90,00
Participação presencial 5,00
Prova oral 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes dispõem de dois sistemas de avaliação: avaliação contínua e avaliação por exame.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A Avaliação Contínua desta UC pressupõe comulativamente:

  • a frequência presencial obrigatória de, pelo menos, 75% das aulas letivas para os estudantes do 1º ano inscritos pela 1ª vez;
  • uma parte de avaliação formativa (AF), classificada de zero a 8 valores, constituída por 3 minitestes formativos (com questões de escolha múltipla), uma prova oral e avaliação por pares;
  • uma parte de avaliação sumativa, constituida por 2 minitestes sumativos (com questões de resposta aberta), MT1 e MT2, cada um classificado de zero a 6 valores, arredondado às décimas.

A classificação final CF (arredondada às unidades) é obtida pela soma das classificações da avaliação formativa e dos 2 minitestes sumativos.

Se CF for maior ou igual a 10, o aluno é aprovado com nota final igual a CF, desde que a classificação em qualquer um dos minitestes sumativos tenha sido maior ou igual a 2.0 valores.


AVALIAÇÃO POR EXAME
Os alunos que não tenham obtido aprovação pela Avaliação Contínua poderão realizar um exame, ficando aprovados desde que obtenham uma classificação maior ou igual a 10 valores.
Caso a classificação final seja maior ou igual a 18 valores, o aluno deverá apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da prova escrita e da referida prova oral. Se o aluno não comparecer à prova oral, a classificação final será de 17 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = AF + MT1 + MT2
ou
Classificação final do Exame

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos com estatuto de trabalhador-estudante, atletas de alta competição, dirigentes associativos e estudantes ao abrigo da Lei de Liberdade Religiosa deverão dirigir-se, até à segunda semana letiva do semestre, ao responsável da unidade curricular para apresentarem as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas, sob pena das mesmas não poderem ser executadas por falta de condições objetivas.

Melhoria de classificação

Os estudantes aprovados no corrente ano letivo só poderão realizar melhoria de classificação a esta UC no exame de época de recurso, desde que devidamente inscritos na Divisão Académica.

Observações


  • Cada miniteste formativo terá uma duração de 30 minutos, sendo necessário atingir 70% da cotação da mesmo.

  • Cada miniteste sumativo terá uma duração de 60 minutos, com nota mínima de 2.0 valores.

  • O exame terá uma duração de 2 horas e 30 minutos.

  • Durante as provas de avaliação não é permitida a utilização, manuseamento ou exibição de quaisquer equipamentos eletrónicos, exceto calculadoras escolares (não gráficas).

  • As provas de avaliação são individuais pelo que é expressamente proibido qualquer tipo de comunicação ou consulta a terceiros durante a realização das mesmas, à exceção do docente que estará a vigiar as provas.

  • Sempre que exista uma situação de fraude comprovada em provas de avaliação realizadas presencialmente ou à distância nesta UC, a mesma será anulada ficando o estudante sujeito à aplicação do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.

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