Introdução à Programação para a internet
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2023/2024 - 1T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPCDA |
23 |
Plano de Estudos_2017_18 |
1 |
- |
3 |
- |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos Gerais
As aplicações Web desempenham um papel relevante na vida do dia a dia. Nesse contexto, é necessário não só saber utilizá-las com maior eficácia e eficiência como ainda desenvolver competências para o seu desenvolvimento.
- Nesse sentido pretende-se nesta UC que os estudantes adquiram conhecimentos, aptidões e competências na área do desenvolvimento web em front-end.
- Os estudantes devem no final desta UC ter as competências necessárias para desenharem e desenvolver o front-end de uma aplicação web.
Objetivos Específicos
Arquitetura Web
Obj#1- Compreender e explicar os principais conceitos associados à Arquitetura Web.
HTML e CSS
Obj#2- Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem HTML e CSS;
Obj#3 – Reconhecer elementos principais do HTML e seletores do CSS;
Obj#4 – Distinguir entre linguagens de marcação e linguagens de estilo
Obj#5 – Aplicar a linguagem HTML na estruturação de conteúdos diversos e Aplicar a linguagem de estilos CSS a documentos HTML.
JavaScript e DOM
Obj#6 – Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem de programação JS
Obj#7 – Desenvolver scripts JS que permitam implementar interação e dinâmica em documentos HTML.
Obj#8 – Reconhecer e explicar o DOM. Aplicar o JS à manipulação do DOM.
Obj#9 – Reconhecer e explicar o funcionamento do Protocolo HTTP/s
Objetivos integradores
Obj#10 - Desenhar e criar o front-end de uma aplicação web com integração dos conhecimentos anteriores.
Obj#11 - Avaliar e refletir sobre a implementação realizada e identificar formas alternativas de implementação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
1 - Identificar e descrever as tecnologias utilizadas para desenvolver aplicações Web, compreender e explicar a arquitetura Web;
2 - Aplicar a linguagem HTML e CSS necessárias ao desenvolvimento de uma aplicação web na vertente de front-end;
3 - Aplicar a vertente de interação e dinâmica aos elementos de HTML e CSS com recurso à linguagem Javascript
4 - Testar e corrigir erros nas componentes de HTML, CSS e Javascript
5 - Aplicar as boas práticas de programação de interfaces Web.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
1) Noções de Web:
- a) História e Desenvolvimento da World Wide Web e Tecnologias Associadas
- b) Introdução à Arquitetura Cliente-Servidor;
2) Cliente Web:
- a) HTML5 ;
- b) CSS;
- c) JavaScript/ECMAScript;
- d) DOM (Document Object Model).
3) Protocolo de comunicação HTTP/HTTPS;
Bibliografia Obrigatória
Luís Abreu; HTML5, FCA, 2015
Luís Abreu; Javascript, FCA, 2013
Pedro Remoaldo; CSS3, FCA, 2011
Ricardo Queiróz, Filipe Portela; Introdução ao Desenvolvimento Moderno para a Web, FCA, 2018
Bibliografia Complementar
Ricardo Queiróz, Filipe Portela; Desenvolvimento Avançado para a Web, FCA, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias utilizadas serão centradas no estudante. Pretende-se assim, estimular e incentivar o estudante a participar no seu processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, nas aulas
TP o o método expositivo será utilizado para introduzir os estudantes aos conceitos, contudo será sempre incentivado uma abordagem
centrada na aprendizagem ativa. Os estudantes serão desafiados a resolver problemas e questões. Este processo será sempre mediado pelo docente. Nas aulas de
Lab serão apresentados exercícios de aplicação prática e desenvolvimento de trabalho de grupo prático continuado. Adota-se assim uma abordagem centrada na
metodologia baseada em projeto.Software
NodeJS
Notepad++
VSCode
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de sistemas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação > Negócio electrónico
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
35,00 |
Teste |
35,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
72,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O acesso à avaliação contínua está condicionado a:
a) pelo menos,
75% da frequência das aulas. b) Média superior ou igual a 10 (e não inferior a 8 valores em cada componente de avaliação)
No caso, do estudante ultrapassar o limite permitido ou não atingir as notas mínimas passará automaticamente para avaliação por exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
- TT - HTML, CSS e JavaScript;
- 4 Trabalhos práticos em grupo com apresentação obrigatória.
- Cálculo de Nota Final (AC)
NF (>=9,5) = (Teórica * 40%) + (Trabalho Prático 1 * 15%) + (Trabalho Prático 2 * 15%) + (Trabalho Prático 3 * 15%) + (Trabalho Prático 4 * 15%)
(A média superior ou igual a 10 (e não inferior a 8 valores em cada componente) dispensa o estudante de exame final)
Avaliação Não Contínua:
- NF = 50% [CT] + [CP= 60% trabalho prático]
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes trabalhadores, atletas de alta competição, dirigentes associativos e estudantes ao abrigo da Lei de Liberdade Religiosa deverão dirigir-se, até à segunda semana letiva do semestre, ao responsável da unidade curricular, de modo a justificarem a sua condição, nos termos previstos nos respetivos diplomas.
Observações
A plataforma Moodle é utilizada para dar suporte à UC. Todos os conteúdos e atividades são divulgadas na página moodle. Os estudantes devem garantir a sua inscrição nessa área mediante uma chave de inscrição que é divulgada pela docente nas primeiras aulas.