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Fundamentos de Programação Orientada a Objetos

Código: PWDAM13     Sigla: FPOO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2023/2024 - 3T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPCDA 23 Plano de Estudos_2017_18 1 - 3 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Sena Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,73
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,73
Fábio Alexandre Pereira dos Santos 2,73

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem:
- conhecer e compreender os meios disponíveis para o desenvolvimento de aplicações que usam a Internet como elemento integrador, principalmente dos protocolos, linguagens, e ferramentas associados aos fundamentos da programação na web.
- aplicar os conceitos anteriores na resolução de problemas;
- desenvolver páginas web centradas na boa utilização das linguagem e ferramentas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o aluno deverá saber como analisar um problema, modelar uma solução usando técnicas de programação orientada a objetos e diferentes coleções do Java.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao paradigma da Programação Orientada por Objetos
2. Classes e objetos
3. Encapsulamento de dados
4. Agregação e composição de classes
5. Introdução às coleções
6. Herança e polimorfismo
7. Classes abstratas e interfaces
8. Exceções

Bibliografia Obrigatória

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), Pearson Education Limited, 2019
F. Mário Martins;; JAVA 8 - POO + Construções Funcionais, FCA, 2017. ISBN: ISBN: 978-972-722-838-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino adotada é centrada no aluno, onde se pretende que o aluno seja o motor da sua aprendizagem. É seguido o modelo Aprendizagem Baseada em Problema/Projeto (PBL).
Os alunos são organizados em grupo e, com o apoio do docente, são incentivados à resolução de problemas concretos, deparando com desafio que irão sendo ultrapassados no decorrer desta aprendizagem ativa.
É dada relevância à discussão de ideias e resultados obtidos.
Os vários desafios/tarefas apresentados aos alunos deverão ser submetidos na Plataforma Moodle.

Software

BlueJ

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 33,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação contínua está condicionado a:

a) pelo menos, 75% da frequência das aulas. 

b) Média superior ou igual a 10 (e não inferior a 9.5 valores em cada componente de avaliação) 

No caso, do estudante ultrapassar o limite permitido ou não atingir as notas mínimas passará automaticamente para avaliação por exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

- 2 Testes (40% cada um, totalizando 80%) com média final igual ou superior 9,5V.

- 4 Laboratórios Avaliados (valem 20% da nota final).

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