Código: | MEGEIE05 | Sigla: | ME |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Termodinâmica Aplicada |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Mecânica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEGEIE | 25 | Plano de estudos_2019_2020 | 1 | - | 5 | 55 | 135 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Luís Manuel Rodrigues Coelho | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
Outra: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 3,00 |
Luís Manuel Rodrigues Coelho | 3,00 | ||
Outra | Totais | 1 | 3,00 |
Luís Manuel Rodrigues Coelho | 2,00 |
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre simulação energética de edifícios utilizando programas de simulação, compreendendo as bases dos seus algoritmos de cálculo e aprender a utilizá-los para diferentes objetivos, nomeadamente para cálculo de cargas térmicas no dimensionamento de sistemas de climatização, para cálculo de consumos energéticos e estudos de medidas de eficiência energética e para certificação energética de edifícios.
Conhecer os vários tipos de programas de simulação energética e edifícios;
Saber trabalhar com pelo menos um programa de simulação dinâmica de edifícios;
Utilizar o programa de simulação energético aplicado ao trabalho de projeto em estudo para consolidar conhecimentos de desempenho energético dos edifícios, nomeadamente o comportamento térmico da envolvente, os sistemas de HVAC e outros sistemas energéticos.
Aplicar o programa de simulação dinâmica de edifícios para efeitos de dimensionamento do sistema e climatização e para estimativa do consumo energético do edifício;
Sabre aplicar o regulamente de desempenho energético nacional de edifico de comércio e serviços;
Saber utilizar o programa de simulação dinâmica de edifícios para efeitos para determinação da classe de eficiência energética de um edifício.
Conhecimentos de termodinâmica, de transmissão de calor e de sistemas de climatização.
A metodologia de ensino incidirá numa apresentação dos conteúdos programáticos que será efetuada presencialmente seguindo-se de um trabalho de projeto (project-based learning methodology) baseado em três fases de trabalho e avaliação, simulação para dimensionamento, simulação para consumo energético e medidas de melhoria e simulação para certificação energética. O projeto será desenvolvido baseado em trabalho autónomo dos estudantes apoiado pelo docente em ambiente de aula e de forma online e baseada na plataforma moodle.
A metodologia terá uma forte componente online prevista no tempo de contacto com os estudantes e baseada na plataforma moodle que para além da disponibilização de conteúdos e material de apoio será também utilizada para a discussão de temas e esclarecimento de dúvidas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 70,00 |
A avaliação terá por base uma avaliação individual sob a forma de teste (nota mínima, 7 valores) sobre os conteúdos lecionados, com um peso de 30%.
Uma avaliação do trabalho de projeto desenvolvido pelos estudantes, avaliado em duas fases com um peso de 40% na primeira fase e 60% na segunda e última fase. O trabalho de projeto tem por base o trabalho desenvolvido nas atividades Moodle.
A aprovação corresponde a uma média ponderada do teste (30%) e do trabalho de projeto (70%) com nota igual ou superior 10 valores.