Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > MEGEIE05
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Modelação Energética

Código: MEGEIE05     Sigla: ME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicada

Ocorrência: 2023/2024 - 3T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEGEIE 25 Plano de estudos_2019_2020 1 - 5 55 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Manuel Rodrigues Coelho Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Outra: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Luís Manuel Rodrigues Coelho 3,00
Outra Totais 1 3,00
Luís Manuel Rodrigues Coelho 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Caso haja alunos de Erasmus será dado apoio em Inglês

Objetivos

Dotar os estudantes de conhecimentos sobre simulação energética de edifícios utilizando programas de simulação, compreendendo as bases dos seus algoritmos de cálculo e aprender a utilizá-los para diferentes objetivos, nomeadamente para cálculo de cargas térmicas no dimensionamento de sistemas de climatização, para cálculo de consumos energéticos e estudos de medidas de eficiência energética e para certificação energética de edifícios.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Conhecer os vários tipos de programas de simulação energética e edifícios;

Saber trabalhar com pelo menos um programa de simulação dinâmica de edifícios;

Utilizar o programa de simulação energético aplicado ao trabalho de projeto em estudo para consolidar conhecimentos de desempenho energético dos edifícios, nomeadamente o comportamento térmico da envolvente, os sistemas de HVAC e outros sistemas energéticos.

Aplicar o programa de simulação dinâmica de edifícios para efeitos de dimensionamento do sistema e climatização e para estimativa do consumo energético do edifício;

Sabre aplicar o regulamente de desempenho energético nacional de edifico de comércio e serviços;

Saber utilizar o programa de simulação dinâmica de edifícios para efeitos para determinação da classe de eficiência energética de um edifício.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de termodinâmica, de transmissão de calor e de sistemas de climatização.

Programa


  • Introdução à simulação energética de edifícios: Objetivos; Simulação dinâmica multizona e monozona; Tipos de programas; Normas EN ISO13790; ASHRAE140; Utilização de modelos CFD.

  • Simulação dinâmica multizona: Programa de simulação, sua estrutura e algoritmos de cálculo;

  • Aplicação do programa: Dimensionamento de sistemas de climatização: Caso de estudo; Preparação do modelo; Simulação para dimensionamento dos sistemas de climatização;

  • Aplicação do programa: cálculo de consumo energético; Caso de estudo e preparação do modelo; Simulação para determinação de consumos;

  • Aplicação do programa: estudo de medidas de eficiência energética, caso estudo; Introdução de dados das medidas de melhoria; Simulação das diferentes medidas;

  • Aplicação do programa: certificação energética de edifícios: Calibração do modelo; Condições a obedecer para a simulação das condições previstas e das condições de referência; Simulação prevista e de referência; Atribuição da classe de eficiência energética.

Bibliografia Obrigatória

Direção-Geral de Energia e Geologia; Manuel SCE

Bibliografia Complementar

Jan L.M., Hensen, Roberto Lamberts; BUILDING PERFORMANCE SIMULATION FOR DESIGN AND OPERATION, Taylor & Francis Group
Vishal Garg et al; ook Review - Building Energy Simulation, A Workbook Using DesignBuilder, CRC Press, 2017. ISBN: ISBN 9781498744515

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino incidirá numa apresentação dos conteúdos programáticos que será efetuada presencialmente seguindo-se de um trabalho de projeto (project-based learning methodology) baseado em três fases de trabalho e avaliação, simulação para dimensionamento, simulação para consumo energético e medidas de melhoria e simulação para certificação energética. O projeto será desenvolvido baseado em trabalho autónomo dos estudantes apoiado pelo docente em ambiente de aula e de forma online e baseada na plataforma moodle.

A metodologia terá uma forte componente online prevista no tempo de contacto com os estudantes e baseada na plataforma moodle que para além da disponibilização de conteúdos e material de apoio será também utilizada para a discussão de temas e esclarecimento de dúvidas.

 

Software

DIALux evo
Ventilação Rph (SCE)
CLIMAS_SCE
Qventila (SCE)
Hourly Analysis Program – Carrier

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia térmica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 70,00
Total: 70,00

Obtenção de frequência

A avaliação terá por base uma avaliação individual sob a forma de teste (nota mínima, 7 valores) sobre os conteúdos lecionados, com um peso de 30%.

Uma avaliação do trabalho de projeto desenvolvido pelos estudantes, avaliado em duas fases com um peso de 40% na primeira fase e 60% na segunda e última fase. O trabalho de projeto tem por base o trabalho desenvolvido nas atividades Moodle.

aprovação corresponde a uma média ponderada do teste (30%) e do trabalho de projeto (70%) com nota igual ou superior 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Final = 30% nota do teste + 70% nota do trabalho de projeto
Nota mínima no teste: 7 valores

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

Em repetição de teste e/ou projeto em época de recurso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 03:29:37