Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > MEC111014
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Análise de Dados

Código: MEC111014     Sigla: AD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEEC 7 Plano de Estudos_2020 1 - 7,5 75 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Sapateiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Sapateiro 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Sapateiro 2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Sapateiro 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Reconhecer os desafios e necessidades específicas da persistência e análise de grandes volumes de dados
Conhecer as etapas de desenvolvimento de um projeto BI/Analytics
Modelar e dimensionar um Data wharehouse, selecionando de entre abordagens alternativas
Compreender as necessidades e boas práticas de codificação do processo ETL, considerando fontes de dados heterogéneas
Realizar questões analíticas através das extensões OLAP ao SQL
Selecionar sistemas OLAP e configurar a estrutura subjacente de dados conhecendo as respetivas implicações para a análise dos mesmos
Selecionar e diferenciar classes de algoritmos de data mining, bem como os pressupostos da sua utilização
Construir suportes de visualização e interação com resultados de diferentes análises dos dados, sobre plataformas existentes

Resultados de aprendizagem e competências


  • Saber conduzir um projeto de BI

  • Realizar modelos de dados

  • Selecionar e aplicar algoritmos adequados para o problema

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Revisão de conceitos fundamentais de Bases de Dados Relacionais
Conceitos e Definições elementares
O Processo de desenho de uma BD
Níveis de abstração, Modelos e Notações
Conversão do modelo E-R para MR
Formas normais
Linguagem SQL

Projetos BI e Datawarehousing
Sistemas Operacionais vs Sistemas de Apoio à Decisão
História dos Sistemas de Apoio à Decisão
Motivação dos projectos Business Intelligence
Modelos de dados multidimensionais

Modelação Dimensional
Obtenção de dimensões
Metáfora do cubo de dados
Navegação no cubo de dados
Tabelas de factos e dimensões
Granularidade da tabela de factos
Chaves e dimensões degeneradas
Chaves substitutas
Esquemas estrela e snowflake
Análise de Dimensões (inteligibilidade vs desempenho)
Modelação de factos: medidas
Recomendações complementares à modelação

Projecto de Data warehouses
Características de gestão de um projecto de criação e manutenção de um Data Warehouse
Desenho físico de data warehouses
Carregamento e manutenção do Data warehouse – O Processo ETL

Data Mining
Objetivos e tarefas típicas
Principais classes de métodos
Métodos representativos: Agrupamento, Classificação, Associação
Avaliação e modelos de classificação

Bibliografia Obrigatória

Ralph Kimball e Margy Ross; The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling, Wiley, 2002
Foster Provost, Tom Fawcett; Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking (, O'Reilly Media, 2013. ISBN: 1449361323

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica de conceitos. Análise de casos de estudo. Aplicação prática dos conceitos. 
As aulas seguirão um calendário inicialmente apresentado aos alunos contendo aulas presenciais, remotas e tarefas/milestones entregaveis. As aulas remotas exploram o uso das tecnologias envolvidas em ambiente digital, este e respetivos métodos, nas matérias selecionadas, de forma mais pedagógicamente produtiva. As aulas presencias mantêm exposição, exploração de exemplos/casos de estudo e exercicios de introfução e enquadramento das matérias. O numero de aulas na modalidade remota é inferior a 50% das aulas totais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 32,00
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 202,00

Obtenção de frequência

Presença nas apresentações de avaliação de labs, seminário e projeto

Fórmula de cálculo da classificação final

20% Lab (min9)+ 30% Seminario (min9) + 50% teste (min9)

Ãlternativa por exame:
Exame: 50% Projeto (min9) + 50% Exame (min9)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 08:29:32