Microbiologia Ambiental e Alimentar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Biologia e bioquímica |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
QAA |
24 |
Plano_estudos_2018_19 |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular (UC) são:
- Conhecer os conceitos fundamentais da microbiologia geral.
- Conhecer as características das diferentes classes microbianas e agentes infeciosos.
- Compreender as interações entre os microrganismos, os seres vivos e o meio ambiente.
- Compreender o papel importante dos microrganismos no equilíbrio dos ecossistemas.
- Reconhecer a importância da ecologia microbiana na microbiologia ambiental.
- Conhecer as principais técnicas de inoculação, crescimento e preservação de microrganismos em laboratório.
- Conhecer os diferentes métodos de controlo de crescimento.
- Reconhecer os microrganismos como agentes nos processos de tratamento de águas, resíduos e biorremediação.
- Conhecer os principais microrganismos patogénicos presentes na água, no ar, nos fertilizantes orgânicos e nos alimentos.
- Reconhecer alguns microrganismos como indicadores da qualidade microbiológica das águas, do ar interior, dos fertilizantes orgânicos, e dos alimentos.
- Conhecer, compreender e pesquisar na legislação atual, os métodos analíticos de referência (clássicos e enzimáticos) para avaliar a qualidade do ar interior, da água, dos fertilizantes e dos alimentos.
- Utilizar os métodos analíticos de referência para determinar os parâmetros microbiológicos de modo a avaliar a conformidade legal da qualidade do ar interior, da água, dos fertilizantes orgânicos e dos alimentos.
- Conhecer e utilizar as práticas de biossegurança em laboratórios de análises microbiológicas.
Resultados de aprendizagem e competências
O aluno adquire:
- Conhecimentos na área da microbiologia geral, ambiental e alimentar de acordo com os objetivos da UC (ver detalhes no programa da UC);
- Conhecimentos laboratoriais nas técnicas básicas de microbiologia geral, nos métodos analíticos de referência (clássicos e enzimáticos) para determinar os parâmetros microbiológicos de modo a avaliar a qualidade da água, do ar, dos fertilizantes orgânicos e dos alimentos, e na capacidade de organização (trabalho em equipa) e análise de dados experimentais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente Teórica:
- Âmbito da Unidade Curricular, biossegurança e Aplicações.
- Breve história da microbiologia.
- Noções de microscopia; microscopia ótica e técnicas de coloração; microscopia eletrónica; taxonomia e filogenia microbiana; nomenclatura binomial; características estruturais dos procariontes e eucariontes; principais grupos microbianos (bactérias, arqueias, fungos, algas, protozoários) e agentes infeciosos (vírus e priões).
- Crescimento microbiano; meios de cultura; técnicas de isolamento; curvas de crescimento; métodos de avaliação quantitativa do crescimento bacteriano; fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o crescimento microbiano.
- Breve história da microbiologia ambiental e principais microrganismos presentes em amostras ambientais.
- Principais microrganismos presentes no solo e sua importância na ciclagem de nutrientes e nutrição das plantas; microrganismos benéficos e patogénicos para as plantas; controlo microbiológico de fertilizantes orgânicos.
- Controlo microbiológico da qualidade do ar interior; métodos de amostragem e cultivo; legislação em vigor para a qualidade do ar interior; parâmetros microbiológicos.
- Controlo microbiológico da qualidade das águas; métodos de tratamento de águas; métodos analíticos de referência (clássicos e enzimáticos); legislação em vigor para a qualidade da água; parâmetros microbiológicos para cada tipo de água.
- Breve história da microbiologia alimentar; principais microrganismos presentes nos alimentos (benéficos, deteriorantes e patogénicos); doenças de origem alimentar (toxinfeção, intoxicação e infeção); parasitoses de origem alimentar; fontes de contaminação microbiana dos alimentos (primária, secundária e cruzada).
- Controlo microbiológico da qualidade dos alimentos; legislação em vigor; valores guia para cada tipo de alimento; métodos analíticos de referência.
- Regras e procedimentos num laboratório de análises microbiológicas.
Componente Laboratorial:
- Introdução ao laboratório de microbiologia; preparação e esterilização de material; preparação e esterilização de meios de cultura; familiarização com equipamentos básicos do laboratório de microbiologia.
- Amostragem e pesquisa de microrganismos em vários ambientes.
- Identificação de vários tipos de microrganismos com relevância ambiental utilizando técnicas microscópicas.
- Método das diluições decimais sucessivas.
- Efeito de fatores físicos e químicos no crescimento de microrganismos e determinação das condições de controlo do crescimento bacteriano.
- Execução de vários métodos analíticos de referência (clássicos e enzimáticos) para determinar os parâmetros microbiológicos da água, ar, superfícies, fertilizantes orgânicos e alimentos, e avaliação do cumprimento das especificações legais e normativas (ou seja, amostragem, técnicas para determinar os parâmetros microbiológicos e testes de confirmação).
Bibliografia Obrigatória
Madigan, M.T, Martinko, J.M., Parker J.; Brock; Brock biology of microorganisms, 10th Ed., Prentice Hall, 2003
Bibliografia Complementar
Doyle, M.P., Beuchat, L.R., Montville, T.J.; Fundamental Food Microbiology. 5 ed., CCR Press , 2013
McKane, L., Kandel, J.; Microbiology – essentials and applications, 2nd Ed., Mc-Grall Hill, 1996
Atlas, R.M.; Principles of Microbiology 2nd Ed., WBC, Wm. C. Brown Publishers, 1997
Roberts, D., Greenwood, M. ; Practical Food Microbiology. 3 ed., Blackwell, UK Ray, B., 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC é dividida numa componente teórica e noutra laboratorial. Nas aulas teóricas é adotado o método expositivo-participativo, mesmo na introdução dos conceitos teóricos. O objetivo é levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo. Nas aulas laboratoriais é posto em prática o método experimental e colaborativo (trabalho em grupo). Nestas aulas, pretende-se ilustrar na prática os conceitos teóricos. Os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com os protocolos fornecidos, elaborando posteriormente os respetivos relatórios.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
NOTA TEÓRICA
Aprovação na componente teórica pode ser obtida por avaliação contínua (3 mini-testes), cuja média aritmética dos testes seja superior ou igual a 9,5 valores (atenção: a classificação de cada teste terá de ser superior ou igual a 7,5 valores). O aluno poderá obter aprovação na componente teórica por exame.
NOTA LABORATORIAL
Aprovação na componente laboratorial é obtida com uma nota superior ou igual a 9,5 valores.
NOTA FINAL
A nota final é a média ponderada da nota teórica (70%) e da nota laboratorial (30%).
- Avaliação das aulas teóricas pode ser obtida por avaliação contínua, mas pressupõe uma frequência mínima às aulas de 75%.
- Avaliação das aulas laboratoriais requer a frequência às aulas de laboratório, à entrega dos respetivos relatórios e à discussão final dos relatórios. É permitido no MÁXIMO faltar a 1 aula laboratorial.
- Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante (TE) que faltem a mais do que 1 aula laboratorial, realizarão obrigatoriamente um grupo de questões especificamente relacionadas com a componente laboratorial no exame final. Os alunos TE que optem por realizar avaliação contínua e que faltem a mais do que 1 aula laboratorial, deverão igualmente efetuar este grupo de questões especificamente relacionadas com a componente laboratorial, na data de exame de Época Normal.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = Nota do mini-teste nº 1 x 0,25 + Nota do teste nº 2 x 0,225 + Nota do mini-teste nº 3 x 0,225 + Nota dos trabalhos práticos x 0,3
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar um email ao Docente Responsável (nuno.borges@estsetubal.ips.pt), até à segunda semana do semestre, para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.
Melhoria de classificação
- O estudante poderá realizar melhoria da classificação em época de Recurso, devendo para o efeito inscrever‑se na Divisão Académica.
Observações
- Esclarecimento de dúvidas: O aluno deverá expressar a sua intenção por e-mail (nuno.borges@estsetubal.ips.pt). Posteriormente, será agendada uma sessão de esclarecimento no gabinete F105.
- Os materiais de apoio encontram-se disponíveis no Moodle 2023/2024.
- É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas e nos momentos de avaliação.
- Os Estudantes que desejem efetuar consulta das provas de avaliação (teste ou exame) deverão enviar um email ao Professor, até uma semana antes da realização do próximo momento de avaliação, exprimindo a intenção de exercer esse direito.