Planeamento, Intervenção, Qualidade e Gestão de Garantias
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Construção e reparação de veículos a motor |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPTGA |
27 |
Plano de Estudos_2015_16 |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na Unidade Curricular Planeamento, Intervenção, Qualidade e Gestão de Garantias pretende-se caracterizar o mercado automóvel em Portugal, apresentar tendências no mercado pós-venda e a familiarização com software utilizado nos concessionários e oficinas de reparação automóvel. Os conteúdos estão organizados de modo a permitir ao aluno:
- Planear, monitorizar, avaliar e redefinir atividades e recursos na comercialização e manutenção automóvel;
- Assegurar a Qualidade e Gestão das Garantias.
Resultados de aprendizagem e competências
Perceber a importância do planeamento oficinal e as técnicas de planeamento. Compreender a necessidade do quadro de carga de oficina com também os indicadores e objetivos. Trabalhar com sistemas informáticos de suporte ao processo de receção e reparação automóvel, assim como ter noção de como realizar métodos de categorização e controlo de peças em stock.
Compreender a gestão das garantias, legislação, regulamentos, referenciais e requisitos específicos para a reparação automóvel, assim como a qualidade do serviço prestado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Planeamento oficinal: técnicas de planeamento.
Quadro de carga de oficina. Indicadores e objetivos.
Sistemas informáticos de suporte ao processo de receção e reparação automóvel.
Gestão de Peças: métodos de categorização e controlo.
Gestão das Garantias. Gestão da informação na rede. Interfaces cliente, concessionário e fabricante.
Legislação, regulamentos, referenciais e requisitos específicos para a reparação automóvel.
A Qualidade do serviço prestado. Responsabilização e auto-controlo na reparação automóvel: conceito e tipologias. Acompanhamento de reparação. Testes e verificações do controlo da qualidade. Preparação de viaturas para entrega: características e cuidados específicos.
Bibliografia Obrigatória
Roldão, S. e Ribeiro; Gestão das Operações - Uma abordagem Integrada, Monitor, 2008
Chase, Richard B. e Aquilano, Nicholas J.; Chase, RichGestão da Produção e das Operações - Perspectiva do Ciclo de Vida, Monitor, 1995
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e participativo com a resolução de casos práticos e a utilização de software comercial usado pelos concessionários e oficinas auto.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
5,00 |
Total: |
65,00 |
Obtenção de frequência
A nota mínima em cada momento de avaliação é de 9 valores, sendo a nota final obtida do seguinte modo: 50% testes + 25% do trabalho prático + 25% trabalho de pesquisa.
Fórmula de cálculo da classificação final
2 Testes (50%)+ 1 Trabalhos Prático (25%) + 1 trabalho de Pesquisa (25%) = Classificação Final