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Desenho Técnico

Código: MI01     Sigla: DT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metalurgia e metalomecânica

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2324/course/view.php?id=1625
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Manutenção Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPMI 22 Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo António Lamberto Duarte Cláudio Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Susana Maria Ramalho Cravo 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam ler, interpretar e criar desenhos técnicos e habilitar os estudantes para o uso de ferramentas de desenho assistido por computador.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Ler e interpretar desenhos técnicos pelo método das projeções ortogonais;
- Desenhar peças à mão livre;
- Elaborar o desenho de uma peça em perspetiva;
- Desenhar, gerar desenhos técnicos e proceder a montagens simples usando software de desenho assistido por computador.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sem pré-requisitos.

Programa

1. Aspectos Gerias do desenho técnico
Introdução ao desenho técnico e normas base.
2. Projeções ortogonais
Tipos de projeções geométricas planas.
Representação em múltiplas vistas.
Representação de desenhos à mão livre.
3. Cortes e Secções
Definição de cortes e secções. Tipos de cortes.
4. Cotagem
Aspectos gerais da cotagem.
Cotagem de elementos. Critérios de cotagem.
Cotagem de desenhos técnicos à mão livre.
5. Perspectivas rápidas
Vantagens e desvantagens entre diferentes modos de representação. Esboçar à mão livre a perspectiva de um objecto partindo do próprio objecto ou a partir da representação em vistas múltiplas. 
6. Fundamentos de Desenho Assistido por Computador Paramétrico (CAD)
Familiarização com sistemas CAD D. Desenho de peças e conjuntos. Perspectivas explodidas. Geração de desenhos técnicos devidamente cotados e anotados.

Bibliografia Obrigatória

Arlindo Silva, Carlos Ribeiro, João Dias, Luís Sousa; Desenho Técnico Moderno, LIDEL, 2004. ISBN: 978-972-757-337-0

Bibliografia Complementar

Simões Morais; Desenho Técnico Básico 3, Porto Editora, 2006. ISBN: 972- 96525-2-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades práticas para a elaboração de vários desenhos à mão livre a partir de modelos físicos e de representações gráficas de vários métodos.
Aulas laboratoriais para a realização de vários desenhos em sistemas de CAD 3D paramétricos.
Elaboração de um projeto final em CAD em grupo, sempre que possível de um caso real, que inclui a redação de uma memória descritiva.

Software

OnShape

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 15,00
Trabalho escrito 45,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Classificação final superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

45% Média de desenhos a executar durante as aulas práticas e fichas no moodle (maioritariamente presencial)
40% Projeto de desenho técnico
15% Teste de CAD

Nota mínina no teste de CAD: 8 val.
Caso o estudante não cumpra o prazo de entrega será aplicada uma penalização de 3 val. no respetivo desenho. Situações de trabalhadores estudantes ou outros estatutos serão analisadas, caso a caso, pelo docente.

Melhoria de classificação

Qualquer avaliação, quer seja em EN, ER e EE terá a mesma fórmula de calculo. A lista de trabalhos a realizar à mão livre e projeto serão diferentes.
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