Código: | PA014 | Sigla: | FAC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Metalurgia e metalomecânica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Mecânica |
Curso/CE Responsável: | Curso Técnico Superior Profissional em Produção Aeronáutica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
GAIR | 13 | Plano de Estudos 2016_17 | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
TSPPA | 13 | Plano de Estudos 2015_16 | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Pedro Filipe do Carmo Cunha | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 8,00 |
Carlos Alberto do Rosário Silva Fortes | 4,00 | ||
Bruno Miguel Santana Chaparro | 4,00 |
1.Introdução ao Produção Integrada por Computador
Tipos de sistemas produtivos e os novos paradigmas da Indústria 4.0
2.Automação
Tipos de Automação
Relação com os diferentes tipos de sistemas produtivos
3.Processos de Produção e Estratégia de Automação
Organização e processamento de informação no processo de produção
Estratégias de Automação
4.Computer Aided Design (CAD)
Etapas do processo de Design e tecnologias de suporte ao desenvolvimento de produto
Tipos de Modelação
Vantagens e desvantagens associadas aos sistemas de CAD
5.Processos de Produção com Controlo Numérico por Computador
Controlo Numérico por Computador e sistemas de DNC
Planeamento do processo
Programação em NC
6.Flexible Manufacturing Systems (FMS)
Componentes e tipos de FMS
Configurações típicas de layout
Sistema de controlo, sensores e atuadores
Conceção e planeamento de um FMS
7.Robótica
Configuração dos Robôs
Tipo de sensores
Programação de Robôs
Aplicação dos Robôs na Indústria
A metodologia de ensino será suportada na investigação e aprendizagem prática, e a avaliação contínua.
Os temas tratados na presente UC têm uma componente teórica relevante que pode ser demonstrada e por isso justifica-se uma combinação de metodologias de ensino que promovam a pesquisa, a reflexão e a experimentação. A pesquisa, a reflexão e a experimentação será assim continua, ao longo do semestre, orientada pelo docente e sujeita a uma avaliação contínua.
O método de avaliação contínuo dos alunos será distribuída pelas seguintes dimensões:
• T1 - Apresentação do desenvolvimento dos temas da disciplina (25%)
• T2 - Entrega e apresentação de um trabalho de projecto e fabrico (35%)
• T3 - Prova de aferição de conhecimentos (35%)
• T4 - Participação em contexto de sala de aula (5%) *
* - Esta componente poderá ser adicionada ao elemento de avaliação T1.
Os alunos que obtiverem uma Classificação Final superior a 17 valores ficarão sujeitos a uma prova oral para avaliação dos conhecimentos. No caso do aluno não estar interessado em defender a sua nota, ser-lhe-à atribuída a classificação final de 17 valores.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 5,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Teste | 35,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Estudo autónomo | 32,00 |
Frequência das aulas | 75,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 162,00 |