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Métodos e Processos

Código: PA016     Sigla: MP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metalurgia e metalomecânica

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Produção Aeronáutica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GAIR 12 Plano de Estudos 2016_17 2 - 6 60 162
TSPPA 11 Plano de Estudos 2015_16 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Ricardo Pais Costa Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Jorge Daniel Rocha Chaves Carrondo 4,00
Carlos Alberto Rocha Pinto 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver competências para:
- associar a diferentes tipos de sistemas produtivos os métodos e técnicas mais adequados para a implantação e gestão de processos de fabrico.
- colaborar na implementação e melhoria dos processos de fabrico em termos da sua eficiência e eficácia.

Resultados de aprendizagem e competências

- Estar familiarizado com normas e regulamentos aplicados no sector aeronáutico.
- Saber aplicar técnicas para organizar os fluxos de materiais em termos de layouts e balanceamento de cargas ano longa da cadeia de valor.
- Definir, planear e organizar postos de trabalho assegurando a eficiente utilização de recursos
- Conhecer os procedimentos para a descrição de processos operacionais e sua padronização.
- Saber organizar e conduzir processos de melhoria contínua e práticas de resolução de problemas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1.Introdução aos Métodos e Processos

Tipo de sistemas de produção e de fluxo de materiais

Conceitos de Valor e Desperdício, Carga e Capacidade

Regulamentação e Normalização no sector aeronáutico

2. Concepção e Implantação de Processos Produtivos

Tipo de processos

Estudos de Implantação por processo e por produto

Sincronização e balanceamento de cargas

Ergonomia do Posto de Trabalho

3. Gestão e melhoria de processos produtivos

Estudo dos Métodos e Tempos

Curvas de Experiência

Planeamento de processos

4. Práticas de melhoria contínua e gestão visual

Métodos de mapeamento e análise de processos

5S, Trabalho padrão e Gestão visual

Ciclo PDCA, Eventos KAIZEN e reporte A3

Bibliografia Obrigatória

Chase, Richard B. e Aquilano, Nicholas J.; Gestão da Produção e das Operações - Perspectiva do Ciclo de Vida
Monks, Joseph G.; Operations Managment
Render, b.; Heizer, J.; Principles of Operations Management
Roldão, S. e Ribeiro, J.; Gestão das Operações - Uma abordagem Integrada
Lisboa, J. e Gomes, C. ; Gestão de Operações
Pinto, J.; Gestão de Operações na Indústria e nos Serviços

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos e resolução de casos práticos, individualmente e em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Dois testes e um Trabalho de pesquisa

Fórmula de cálculo da classificação final

Média dos testes ou exame (70%) + Trabalho de pesquisa (30%)


Para obter aprovação, a nota mínima nos testes é de 8 valores, devendo a média dos testes ser superior ou igual a 10 valores. A nota mínima no exame é de 10 valores.

Os alunos que obtiverem uma Classificação Final superior a 17 valores ficarão sujeitos a uma prova oral para avaliação dos conhecimentos. No caso de o aluno não estar interessado em defender a sua nota, ser-lhe-á atribuída a classificação final de 17 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos do IPS-ESTSetúbal

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos do IPS-ESTSetúbal
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