Gestão da Produção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Construção e reparação de veículos a motor |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos de competências para conceber, planear, realizar e melhorar atividades do âmbito da Gestão da Produção.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os alunos deverão ficar aptos a:
- Enquadrar e valorizar o contributo da Gestão da Produção para a performance das Organizações;
- Saber definir e analisar o Plano Agregado de Produção e Plano Diretor de Produção;
- Compreender e utilizar as técnicas apropriadas para apoiar o planeamento, controlo e melhoria da produção;
- Avaliar as atividades desenvolvidas de um ponto de vista técnico e económico.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à Gestão da Produção
- Indicadores de Desempenho
- Tomada de Decisão
- Planeamento Agregado e Plano Diretor de Produção
- Gestão de Stocks
- Planeamento de Necessidades de Materiais e Recursos de Produção
- Planeamento de Capacidades
- Programação de Operações
- Filas de Espera
- Manutenção dos Meios de Produção
- Técnicas para o Controlo e Melhoria da Qualidade
- Melhoria Contínua: JIT e Produção Lean
Bibliografia Obrigatória
Chase, Richard B. e Aquilano, Nicholas J.; Gestão da Produção e das Operações - Perspectiva do Ciclo de Vida, Monitor , 1995
Roldão, S. e Ribeiro, J. ; Gestão das Operações - Uma abordagem Integrada, Monitor , 2008
Bibliografia Complementar
Stevenson, William J.; Production / Operations Management, Irwin; 4thEd.
Monks, Joseph G.; Operations Managment , McGraw-Hill, Ltda , 1987
Render, b.; Heizer, J.; Principles of Operations Management, Prentice Hall, 2nd Ed., 1997
Krajewski, Lee J.; Ritzman; Larry P.; Operations Management - Strategy and Analysis, Addison-Wesley Publishing Company, Inc., 1993
Groover, M.; Automation, Production Systems and Computer integrated Manufacturing, Prentice-Hall, 1987
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, em que a matéria é explanada com ajuda de exemplos de casos reais. Auto estudo e desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
81,00 |
Trabalho escrito |
9,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
1º Teste (40%) + 2º Teste (40%) + Trabalho de grupo e apresentação (20%).
Obrigatoriedade de presença mínima de 75% nas aulas para aceder à avaliação contínua.
Avaliação por Exame:
Exame (100%)
O Aluno deverá obter nota positiva a ambas componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
1º Teste 40% + 2º Teste 40% + Trabalho de grupo e Apresentação 20%.
Exame:
Exame 100%
Melhoria de classificação
Os alunos aprovados no corrente ano letivo só poderão realizar melhoria de classificação a esta unidade curricular no exame de época de recurso, desde que devidamente inscritos na Divisão Académica.