Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > DVAM08
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos

Código: DVAM08     Sigla: MADJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DVAM 26 Plano_estudos_2018_19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fausto José da Silva Valentim Mourato Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Fausto José da Silva Valentim Mourato 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-03-04.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Potenciar as competências dos alunos no desenvolvimento especializado de videojogos, com recurso a ferramentas e bibliotecas próprias para o efeito.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento dos seguintes conhecimentos:


  • Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão

  • Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional.

  • Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.

  • Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.

  • Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais.



Desenvolvimento das seguintes aptidões:


  • Comunicar e interpretar documentação técnica em língua inglesa.

  • Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos.

  • Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.

  • Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API.

  • Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Motores gráficos: interface e principais elementos.
2. Gestão e importação de Assets.
3. Criação e edição de cenas.
4. Materiais: iluminação, cores e texturas.
5. Incorporação de elementos multimédia.
6. Motor de física.
7. Programação e Scripts.

Bibliografia Obrigatória

Alberto Simões; Introdução ao desenvolvimento de jogos com Unity, FCA, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

É utilizado método expositivo para introdução dos conceitos, com recurso frequente a exemplos práticos, com reforço através de exercícios práticos/laboratoriais.

A aprendizagem prática é reforçada pela realização de um projeto final e 1 mini-projeto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 35,00
Trabalho laboratorial 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 80,00
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Regular Recomendada

J - 15% - Mini-projeto / Game Jam
P - 35% - Projeto (Inclui Game Design Document, apresentações e discussões)
T - 35% - Teste
L - 15% - Laboratórios

J - Mini-projeto / Game Jam - Consiste no desenvolvimento de um protótipo de mini-jogo de mecânica original a partir de um determinado tema e num periodo restrito de tempo (na disciplina, uma semana). Realizável em grupo.

P - Projeto - Consiste no desenvolvimento de um vertical slice de um jogo dentro de um conjunto de requisitos mas com tema livre. Realizável em grupo. Os requisitos do projeto são definidos de forma a que os estudantes possam realizar um projeto único no semestre partilhado pelas UC de Videojogos Multijogador e em Rede, Bases de Dados e Interação Pessoa Máquina. Cada UC avalia uma parte específica do projeto completo.

T - Teste - Teste escrito individual e sem consulta.

L - Laboratórios - Realização dos trabalhos laboratoriais (implementação de funcionalidades específicas aplicáveis a videojogos) e exercícios complementares às aulas TP. Individual.


Todas as componentes têm nota mínima de 9.5 valores.
Todas as componentes podem ser sujeitas a discussão oral individual para aferição da aquisição de conhecimentos.

O acesso ao teste está condicionado à frequência de 75% das aulas e classificação positiva dos trabalhos de laboratório (>=9.5)



Avaliações Época de Recurso / Especial

  • Novos temas de Game Jam - Serão disponibilizados 2 temas (um na época normal e outro na época de recurso), com respetivos prazos de entrega. Cada um destes trabalhos pode ser utilizado para recuperar a Game Jam do semestre ou a componente de laboratório.
  • Novo tema para Projeto - Publicado antes da época de exames.
  • Exame para substituir nota do teste (os estudantes que realizarem e entregarem o teste só podem realizar exame na época de recurso).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 20:04:44