Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
26 |
Plano_estudos_2018_19 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Potenciar as competências dos alunos no desenvolvimento especializado de videojogos, com recurso a ferramentas e bibliotecas próprias para o efeito.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolvimento dos seguintes conhecimentos:
- Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão
- Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional.
- Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.
- Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.
- Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais.
Desenvolvimento das seguintes aptidões:
- Comunicar e interpretar documentação técnica em língua inglesa.
- Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos.
- Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Motores gráficos: interface e principais elementos.
2. Gestão e importação de Assets.
3. Criação e edição de cenas.
4. Materiais: iluminação, cores e texturas.
5. Incorporação de elementos multimédia.
6. Motor de física.
7. Programação e Scripts.
Bibliografia Obrigatória
Alberto Simões; Introdução ao desenvolvimento de jogos com Unity, FCA, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
É utilizado método expositivo para introdução dos conceitos, com recurso frequente a exemplos práticos, com reforço através de exercícios práticos/laboratoriais.
A aprendizagem prática é reforçada pela realização de um projeto final e 1 mini-projeto.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
35,00 |
Trabalho laboratorial |
65,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
80,00 |
Estudo autónomo |
22,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Regular Recomendada
J - 15% - Mini-projeto / Game Jam
P - 35% - Projeto (Inclui Game Design Document, apresentações e discussões)
T - 35% - Teste
L - 15% - Laboratórios
J - Mini-projeto / Game Jam - Consiste no desenvolvimento de um protótipo de mini-jogo de mecânica original a partir de um determinado tema e num periodo restrito de tempo (na disciplina, uma semana). Realizável em grupo.
P - Projeto - Consiste no desenvolvimento de um vertical slice de um jogo dentro de um conjunto de requisitos mas com tema livre. Realizável em grupo. Os requisitos do projeto são definidos de forma a que os estudantes possam realizar um projeto único no semestre partilhado pelas UC de Videojogos Multijogador e em Rede, Bases de Dados e Interação Pessoa Máquina. Cada UC avalia uma parte específica do projeto completo.
T - Teste - Teste escrito individual e sem consulta.
L - Laboratórios - Realização dos trabalhos laboratoriais (implementação de funcionalidades específicas aplicáveis a videojogos) e exercícios complementares às aulas TP. Individual.
Todas as componentes têm nota mínima de 9.5 valores.
Todas as componentes podem ser sujeitas a discussão oral individual para aferição da aquisição de conhecimentos.
O acesso ao teste está condicionado à frequência de 75% das aulas e classificação positiva dos trabalhos de laboratório (>=9.5)
Avaliações Época de Recurso / Especial
- Novos temas de Game Jam - Serão disponibilizados 2 temas (um na época normal e outro na época de recurso), com respetivos prazos de entrega. Cada um destes trabalhos pode ser utilizado para recuperar a Game Jam do semestre ou a componente de laboratório.
- Novo tema para Projeto - Publicado antes da época de exames.
- Exame para substituir nota do teste (os estudantes que realizarem e entregarem o teste só podem realizar exame na época de recurso).