Técnicas Avançadas de Programação para Videojogos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
13 |
Plano_estudos_2018_19 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Expandir os conhecimentos anteriormente adquiridos, abordando características avançadas de motores 3D, deployment para diversas plataformas e dispositivos específicos para utilização em videojogos, ambientes interativos ,realidade aumentada e realidade virtual.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimentos:Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão.
Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.
Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos e computadores pessoais.
Conhecimentos especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para a Web.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para dispositivos móveis.
Aptidões:Comunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa. Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API. Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existentes.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para a Internet e/ou Web, tendo em conta os requisitos deste tipo de arquitetura.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para dispositivos móveis, tendo em conta as limitações físicas da interação com os mesmos e tirando partido dos sensores que estes possuem.
Atitudes:Demonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade.
Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva.
Demonstrar capacidade de adaptação a novos desafios tecnológicos.
Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis.
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Técnicas em ambientes de desenvolvimento de jogos
1.1. Componentes avançados
1.2. Shaders
1.3. Efeitos visuais
1.4. Animações
1.5. Otimização gráfica
2. Análise de desempenho
2.1. Definição de perfis
2.2. Otimização
3. Dispositivos específicos para videojogos
Bibliografia Obrigatória
Alberto Simões; Introdução ao desenvolvimento de jogos com Unity, FCA, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino baseado em Project Based Learning, com desenvolvimento de um projeto partilhado por outras Unidades Curriculares.
O desenvolvimento do projeto visa a aquisição geral dos conhecimentos, aptidões e atitudes indicadas. Os elementos do programa são abordados expositivamente aquando da sua utilização no contexto do projeto.
Software
GIT
Unity
Trello
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
62,00 |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Elementos de avaliação:
Projeto Final (P) – Projeto prático de implementação de um videojogo.
Mini projeto VR (VR) – Mini-projeto de criação de uma experiência em Realidade Virtual.
Portfólio de videojogos (P) – Conjunto de trabalhos e atividades para criação de um portfólio pessoal na área de desenvolvimento de videojogos (criação de CV, tutoriais, apresentações, seminários, etc.).
Cálculo da nota final:
Nota Final = 25% VR + 25% P + 50% P
Notas mínimas: 9.5 valores em todas as componentes
Aproveitamento: nota final > 9.5
Projeto Final (Trabalho realizado em grupo; avaliado e discutido individualmente)
Avaliação contínua
Entregue em várias fases.
Avaliação do produto final, entregas intermédias, documentos e preparação para reuniões.
Falha da entrega da versão Beta ou avaliação insuficiente de reuniões e progresso com metodologia Scrum => Reprovação na avaliação contínua.
Avaliações alternativas
Alternativas (início ASAP e entrega até 3 dias antes da data de exame de recurso):
1) Arranque de novo projeto com novo tema.
2) Recuperação do projeto inicial (nota máxima: 16).
Época Especial / PAEF / Outras: Igual à época de recurso. Início ASAP (recomendação: 1 de setembro)
Projeto VR(Trabalho realizado em grupo; avaliado e discutido individualmente)
Avaliação contínua
Entregue no último dia de aulas de dezembro.
Avaliações alternativas
Época Normal (Entrega a 26 de janeiro):
1) Novo projeto VR;
2) Recuperação do projeto inicial (nota máxima: 16).
Época de Recurso
- Game Jam + Relatório de desenvolvimento. Tema divulgado a 15 de fevereiro, entrega do jogo a 23 de fevereiro e relatório a 28 de fevereiro.
Época especial / PAEF / Outras: Igual à época de recurso (datas a definir)
Portfólio de videojogos (trabalhos totalmente individuais)
Avaliação contínua
Várias entregas durante o semestre.
Avaliações alternativas
Entrega de todos os elementos avaliados até 5 dias antes das datas dos exames das respetivas épocas.
Melhoria de classificação
A melhoria de componentes práticas pode ser feita nas avaliações alternativas fornecidas sempre que o enunciado for diferente. Nos casos em que se aplique o mesmo enunciado que noutra época, e caso existam estudantes que pretendam fazer essas melhorias, estes devem contactar o responsável da disciplina para obtenção de enunciado alternativo.