Introdução à Programação Orientada por Objetos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Informáticas |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TINFT |
22 |
Plano Estudos_2018_19 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem:
- compreender os conceitos básicos de programação com base a linguagem Java;
- compreender os conceitos básicos da programação orientada por objetos;
- aplicar os conceitos anteriores na resolução de problemas;
- desenvolver aplicações centradas na boa utilização da linguagem Java.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, o aluno deverá saber como analisar um problema, modelar uma solução usando técnicas simples e implementar a solução. Esta solução deve integrar conceitos base de programação orientada a objetos e algumas coleções do Java.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Paradigma da Programação Orientada por Objetos
História e evolução das linguagens de programação.
Conceitos fundamentais da orientação por objetos: Classes, Objetos, Estado e Atributos, Comportamento e Métodos, troca de Mensagens.
Abstração de dados e encobrimento da informação.
Modularidade e encapsulamento.
Classes e Instanciação.
Conceitos Básicos da Programação Orientada por Objetos utilizando a linguagem Java
Classes e objetos, atributos e tipos de dados, criação de objetos, construtores, métodos e parâmetros.
Instruções de decisão e operadores lógicos. Expressões.
Tipos primitivos e tipos por referência.
Composição de classes.
Métodos e variáveis de classe. Constantes.
Instruções de repetição.
Agrupamento de objetos: Matrizes e coleções. Classes genéricas.
Aplicação dos conceitos básicos da Programação Orientada por Objetos
Identificadores e documentação de aplicações.
Utilização de bibliotecas de classes.
Organização de classes: pacotes e visibilidade.
Desenho de classes: coesão e acoplamento.
Desenho de classes orientado por responsabilidades
Reescrita de código (Refactoring).
Bibliografia Obrigatória
David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), Pearson Education Limited, 2016. ISBN: 978-1292159041
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
- Conceitos teóricos
- Exemplos práticos desenvolvidos durante as aulas.
Aulas de laboratório
- Execução de trabalhos de laboratório.
Trabalho Autónomo
- Realização de um projeto.
- Acompanhamento teórico e prático das aulas.
Software
BlueJ e Apache NetBeans
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Trabalho laboratorial |
55,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
Constituída por duas componentes: Prática e Teórica
Prática:
- 1 Projeto
- Min 9,5 valores
Teórica:
- 2 Testes teóricos
- Min. 7,5 valores em cada um.
- Min. 9,5 valores de média nos dois testes
Ou
Fórmula de cálculo da classificação final
- Nota final: 50% Prática + 50% Teórica