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Aplicações Matemáticas B

Código: MIS21     Sigla: AMB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2324/course/view.php?id=2391
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Manutenção Industrial -Sines

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPMIS 11 Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Isabel Celestino de Matos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Henrique Manuel Pestana Rafael 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos de números complexos e de algumas noções de Álgebra Linear (nomeadamente matrizes, determinantes, cálculo vectorial e geometria analítica no plano).
Pretende-se que os estudantes compreendam as noções e propriedades elementares destes tópicos, de modo a que saibam usar estas ferramentas matemáticas, necessárias na sua formação como técnicos superiores.

Resultados de aprendizagem e competências

Em cada tópico os alunos deverão adquirir as competências que lhes permitam:


  1. Identificar as representações algébrica, trigonométrica e exponencial de um número complexo e executar operações com números complexos.

  2. Executar operações algébricas entre matrizes.

  3. Aplicar o processo de condensação de uma matriz e resolver sistemas de equações lineares através do método de eliminação de Gauss.

  4. Calcular o determinante de uma matriz e aplicar as suas propriedades no cálculo de matrizes inversas e na resolução de sistemas de equações lineares.

  5. Executar operações com vectores e aplicar as suas propriedades.

  6. Calcular os produtos interno, externo e misto entre vectores.

  7. Reconhecer as rectas e as secções cónicas e identificar os seus elementos geométricos associados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos adquiridos na Unidade Curricular (UC) Fundamentos de Cálculo e nas disciplinas de Matemática do percurso académico anterior.

Programa

1. Números Complexos
   1.1. Introdução aos números complexos: forma algébrica, conjugado e módulo.
   1.2. Operações com números complexos.
   1.3. Exponencial complexa e forma trigonométrica dos números complexos.
   1.4. Radiciação de números complexos.

2. Cálculo Matricial
   2.1. Noção de matriz e operações com matrizes.
   2.2. Discussão e resolução de sistemas de equações lineares.


3. Determinantes
   3.1. Definição de determinante, suas propriedades e métodos de cálculo.
   3.2. Aplicações dos determinantes: cálculo da matriz inversa utilizando a matriz adjunta; regra de Cramer.

4. Cálculo Vectorial
   4.1. Noção de vector e operações entre vectores.
   4.2. Produto interno de vectores; norma e versor de um vector e suas propriedades.
   4.3. Ângulo e projeção ortogonal entre dois vectores; vectores ortogonais e ortonormados.
   4.4. Produto externo e produto misto de vectores: definição, propriedades e aplicações.

5. Geometria Analítica no Plano
   5.1. Declive e inclinação de uma recta; equação de uma recta no plano; paralelismo e    perpendicularidade entre rectas.
   5.2. Distância entre rectas; distância de um ponto a uma recta.
   5.3. Secções cónicas: circunferência, elipse, hipérbole e parábola.

Bibliografia Obrigatória

Apontamentos e exercícios disponíveis na página da UC no Moodle; elaborados por docentes do Departamento de Matemática

Bibliografia Complementar

Maria Adelaide Carreira e Maria Susana Metello de Nápoles; Variável Complexa – Teoria Elementar e Exercícios Resolvidos, McGraw Hill, 1997
Geraldo Ávila; Variáveis Complexas e Aplicações, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1990
John H. Mathews and Russel W. Howell; Complex Analysis for Mathematics and Engineering, Jones and Bartlett Publishers, 1997
Earl W. Swokowski and Jeffery A. Cole; PRECALCULUS – Functions and graphs, Thomson – Brooks/Cole, 2005
Howard Anton and Chris Rorres; Elementary Linear Algebra, John Wiley & Sons, 2000
Alfredo Steinbruch e Paulo Winterle; Álgebra Linear, McGraw Hill, 1987
António Monteiro; Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw Hill, 2001
Luz, C., Matos, A. e Nunes S.; Álgebra Linear (Volume I), ESTSetúbal/IPS, 2002. ISBN: 972-8431-16-9 ((Disponível na Biblioteca))
Maria Augusta Ferreira Neves, Maria Teresa Coutinho Vieira, Alfredo Gomes Alves; Livro de Texto - Matemática 12º ano, Porto Editora, 1991
Maria Augusta Ferreira Neves, Maria Teresa Coutinho Vieira, Alfredo Gomes Alves; Exercícios de Matemática - Matemática 12º ano, Porto Editora, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC Aplicações Matemáticas B tem uma carga lectiva de 4h/semana de aulas teórico-práticas.

Durante as aulas são apresentados os conceitos fundamentais das diferentes matérias do programa e resolvidos alguns exercícios que ilustram os tópicos abordados. Os alunos realizarão (durante a aula), sob a orientação do docente, uma série de exercícios com o objectivo de assimilar a matéria apresentada.

Cabe aos estudantes, à posteriori, realizar um estudo autónomo sobre os temas abordados e aprofundar o seu conhecimento.

Os estudantes devem complementar o seu estudo autónomo recorrendo ao horário de atendimento do docente da UC e ao material de estudo disponibilizado no Moodle ou recomendado na bibliografia.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O aproveitamento a esta UC pode ser obtido por dois processos de avaliação: Avaliação Contínua ou Avaliação por Exame.


Avaliação Contínua


A Avaliação Contínua pressupõe a realização de 2 testes e 2 mini-testes. Para os estudantes do 1º ano, inscritos pela 1ª vez, o acesso à avaliação contínua obriga à frequência presencial de pelo menos 75% das aulas até cada um dos testes.

A classificação final à UC será calculada a partir da média ponderada (onde as classificações dos testes e mini-testes são consideradas arredondadas às décimas, todas na escala de 0 a 20 valores):

      Média dos Testes×0.8+Média dos Mini-testes×0.2,

com as seguintes condições:


  • se CF (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual a CF, desde que, em qualquer um dos testes, a nota tenha sido maior ou igual a 8 valores.

  • se CF for maior ou igual a 18, o estudante deverá apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.



Recuperação de um teste

De modo a reunir as condições de aprovação (média final maior ou igual a 10 e classificação em ambos os testes maior ou igual a 8 valores), um estudante poderá realizar a recuperação de um e um só dos testes, no mesmo dia e hora do exame de época normal.



  • Um estudante poderá recuperar um teste mesmo que não o tenha realizado.

  • Não será possível realizar a recuperação de um teste com vista a melhoria de nota.



A realização da recuperação de um teste está condicionada à confirmação da sua viabilidade, face ao espaçamento entre as datas do 2.º teste do exame de época normal.

Avaliação por Exame

A avaliação por exame segue as regras habituais, ou seja, os estudantes que optarem por não realizar a avaliação contínua, ou que, tendo optado pela mesma, não tenham obtido aprovação, poderão comparecer nas épocas regulares de exame.

Sendo E a classificação obtida no exame (arredondada às unidades):



  • se E for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final E;

  • se E for maior ou igual a 18, o estudante deverá apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame escrito. Se o estudante não comparecer à prova oral, a classificação final será de 17 valores. 


Observações:
Os testes têm a duração de 1 hora e 30 minutos, os mini testes têm a duração de 25 minutos e os exames têm a duração de 2 horas e 30 minutos, sendo todos de desenvolvimento.

Fórmula de cálculo da classificação final

 Avaliação Contínua
A classificação final à UC será calculada a partir da média ponderada (onde as classificações dos testes e mini-testes são consideradas arredondadas às décimas, todas na escala de 0 a 20 valores):


      Média dos Testes×0.8+Média dos Mini-testes×0.2,

com as seguintes condições:




  • se CF (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual a CF, desde que, em qualquer um dos testes, a nota tenha sido maior ou igual a 8 valores.

  • se CF for maior ou igual a 18, o estudante deverá apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.



Avaliação por Exame

Sendo E a classificação obtida no exame (arredondada às unidades):



  • se E for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final E;

  • se E for maior ou igual a 18, o estudante deverá apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame escrito. Se o estudante não comparecer à prova oral, a classificação final será de 17 valores.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatutos estudantis (link para os estatutos) abrangidos pelo Artigo 256º do Regulamento das Actividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação e Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS (RAA) devem, até à segunda semana do início do semestre, contactar, pessoalmente ou por e-mail, o docente ou o responsável da UC (neste caso, para matos@estsetubal.ips.pt), para apresentarem as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respectivos diplomas sob pena das mesmas não poderem ser executadas por falta de condições objectivas.
O documento completo poderá ser consultado através do link para o RAA.

Melhoria de classificação

De acordo com o Artigo 11º Regulamento das Actividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação e Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS, a melhoria de classificação poderá ocorrer no ano lectivo de inscrição, na época de recurso, ou no ano lectivo seguinte ao de aprovação, em qualquer das épocas de avaliação por exame, à excepção da época especial.

Observações

1. Normas das provas de avaliação (Mini-Testes, Testes e Exames):

  • É obrigatória a apresentação ao docente do cartão de estudante, cartão de cidadão ou outro documento oficial de identificação.

  • Só é permitida a consulta do formulário fornecido pelo docente para a prova, igual ao que será atempadamente disponibilizado na página da UC no Moodle.

  • Não é permitido o uso de calculadora.

  • Não é permitido o manuseamento ou exibição de telemóveis, ou quaisquer outros meios de comunicação remota, sendo motivo suficiente para a anulação da prova de avaliação, independentemente de ter havido ou não utilização dos mesmos.

  • O abandono da sala em caso de desistência só poderá ter lugar uma hora após o início da prova e implicará a entrega definitiva da mesma.


2. Em circunstâncias que levem à necessidade de confirmação dos conhecimentos evidenciados na resolução de uma prova, o estudante poderá ser chamado a uma sessão, presencial, que incidirá apenas sobre esses conhecimentos. Caso o estudante não compareça a essa sessão, sem a devida justificação, a prova será considerada inválida.


3. Na primeira semana de aulas, os estudantes são inscritos na página de Aplicações Matemáticas B na plataforma Moodle do IPS onde são disponibilizados os materiais de apoio e a informação sobre a UC. A partir da segunda semana de aulas, os estudantes que não tenham sido inscritos deverão solicitar ao docente da UC a sua inscrição.


4. A comunicação com os estudantes é efectuada exclusivamente através das informações disponíveis no Moodle ou para o endereço institucional (@estudantes.ips.pt).  Cabe ao estudante acompanhar a informação disponível no Moodle e consultar a sua área no sistema de informação, bem como gerir e consultar periodicamente a sua conta de correio electrónico no domínio IPS, utilizando-a para a comunicação com os serviços do IPS.


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