Algoritmos e Fundamentos de Programação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Informáticas |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Introdução à programação e ao pensamento algorítmico:
- Fundamentos conceptuais e capacidades relacionadas com a programação de computadores.
- Compreensão de conceitos e princípios básicos das linguagens de programação.
- Capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas simples e intermédios.
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo;
- Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação;
- Capacidade de trabalho em equipa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Algoritmos:
1.1 Conceito de Algoritmo;
1.2 Pseudocódigo;
1.3 Abordagem Top-down.
2. Programação numa linguagem de alto nível (Linguagem C):
2.1 Estrutura de um programa;
2.2 Tipos de dados elementares;
2.3 Instruções de entrada e saída;
2.4 Expressões aritméticas e lógicas;
2.5 Instruções de seleção (if, if-else, switch-case);
2.6 Instruções de Repetição (while, do-while, for);
2.7 Vetores e Sequência de caracteres;
2.8 Funções e procedimentos, parâmetros (formais e atuais) e valor de retorno; 2.Visibilidade das variáveis e métodos. Variáveis locais e globais; Modularidade;
2.9 Tipos de dados estruturados;
2.10 Apontadores;
2.11 Algoritmos de pesquisa e de ordenação;
2.12 Ficheiros;
2.13 Matrizes.
Bibliografia Obrigatória
Luís Damas; Linguagem C, FCA, 1999. ISBN: 9789727221561
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método adoptado compreende essencialmente a aprendizagem baseada na resolução de casos práticos, onde a matéria versada é diretamente aplicada.
A avaliação de aprendizagens será realizada ao longo do ano letivo pelos professores da unidade de formação, conforme o plano curricular proposto para a mesma.
O sistema de avaliação desta disciplina compreende modalidades de avaliação formativa e de avaliação sumativa.
A avaliação formativa possui um carácter sistemático e contínuo e é objeto de notação descritiva e qualitativa ao longo do tempo.
A avaliação sumativa, que neste caso adotará, predominantemente, provas de natureza prática, expressa-se na escala de zero a vinte valores.
Software
VS Code (c/ extensão C/C++)
MinGW (suporte para GNU Compiler Collection em Windows)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
73,00 |
Frequência das aulas |
90,00 |
Trabalho laboratorial |
80,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
CP - Componente Prática
Projeto – 50% (2 Fases – 20% + 30%)
CT - Componente Teórica
Exame – 50% (2 Testes – 2 x 25%)
Em cada teste há nota mínima de 7.5 e de 9.5 na média
Em cada fase do Projeto há nota mínima de 7.5. A média ponderada das fases do Projeto tem nota mínima de 9.5
Há nota mínima de 9.5 nos Exames (Época normal e/ou Recurso)
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final (NF) é calculada segundo a seguinte fórmula:
CT - Componente Teórica
CP - Componente Prática
NF = (CT * 50%) + (CP * 50%)
Melhoria de classificação
Apenas em Época de Recurso e de forma individual, podendo ser melhorada apenas a componente CP ou CT.
Observações
Casos omissos são decididos pelo RUC.