Mecânica D
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica e Estruturas |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
38 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
4,5 |
60 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que após a frequência desta unidade curricular os estudantes estejam capacitados a: (i)
resolver problemas envolvendo o equilíbrio de partículas e corpos rígidos, com e sem atrito; (ii) determinar
a posição do centro de massa e o momento de inércia; (iii) resolver problemas para obtenção de esforços
internos em peças lineares de estruturas.
Resultados de aprendizagem e competências
Com os conteúdos programáticos lecionados nos capítulos 1 e 2 os alunos adquirem a capacidade de
resolver problemas envolvendo o equilíbrio de partículas e corpos rígidos sem atrito. Com os conteúdos
programáticos lecionados no capítulo 3 os alunos adquirem a capacidade de determinar a posição do
centro de massa e o momento de inércia. Com os conteúdos programáticos lecionados no capítulo 4 os
estudantes adquirem a capacidade para resolver problemas para obter esforços internos em peças
lineares de estruturas. Com os conteúdos programáticos lecionados no capítulo 5 os alunos adquirem a
capacidade de resolver problemas envolvendo o conceito de atrito.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Estática das partículas no plano e no espaço.
2. Equilíbrio de corpos rígidos no plano e no espaço.
3. Forças distribuídas: centroides, momentos estáticos e momentos de inércia.
4. Análise de estruturas: treliças, estruturas simples e máquinas.
5. Atrito seco, em parafusos de rosca quadrada, eixos e discos.
Bibliografia Obrigatória
Ferreira, P. S.; Mecânica. Estática., 2008
Ferreira, P. S.; Mecânica. Atrito., 2008
Ferreira, P. S.; Mecânica. Geometria de massas., 2008
Neves, R. D.; Mecânica. Exercícios resolvidos., 2009
Beer, F. P.; Johnston, E. R.; Eisenberg, E. R.; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Estática., McGraw-Hill de Portugal, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas será lecionada a componente teórica do programa da unidade curricular
acompanhada, sempre que possível, da resolução de exemplos práticos de aplicação dos conceitos. Na
componente prática far-se-á o acompanhamento dos alunos na resolução de exemplos práticos propostos.
As metodologias de ensino incluem aulas teórico-práticas. Na componente teórica recorre-se a uma
estratégia de exposição em sala de aula com o objetivo de passar conceitos, definições e mecanismos de
interpretação dos problemas. Pretende-se transmitir ao aluno o conhecimento necessário para a
persecução dos objetivos da unidade curricular. As metodologias de ensino também incluem a
componente prática onde se recorre a uma estratégia de resolução individual ou em grupo de problemas
com o acompanhamento do docente. Pretende-se que o aluno adquira competências para compreender,
descrever e relacionar o conhecimento. O regime de avaliação contínua por testes foi estabelecida para
uma aferição acompanhada ao longo do semestre das competências adquiridas. A avaliação por exame
final permite aferir se as competências de integração de conhecimentos foram alcançadas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
95,00 |
Trabalho escrito |
5,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
69,00 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.Fórmula de cálculo da classificação final
0.25xTeste 1+0.25xTeste 2+0.45xTeste 3+0.05xAvaliação à distância
Ou
100% Exame.