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Mecânica dos Solos

Código: CVD015     Sigla: MS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geotecnia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Geotecnia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil (regime diurno)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CIVD 8 Plano Estudos 2019 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Ludovico Marques Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
Marco António Ludovico Marques 0,75
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Marco António Ludovico Marques 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na unidade curricular de Mecânica dos Solos o estudante deverá ficar habilitado a:
i) conhecer as propriedades básicas dos solos e as principais classificações aplicáveis;
ii) identificar os mecanismos envolvidos na compactação de solos;
iii) compreender os efeitos da água e do seu movimento no interior dos solos;
iv) compreender e aplicar a noção de tensão efetiva e de tensão total nos solos;
v) analisar o comportamento dos solos no que respeita à sua deformabilidade e resistência.

Resultados de aprendizagem e competências

Espírito crítico, a capacidade de análise e a
obtenção de experiência válida.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução à Mecânica dos Solos.
2. Identificação de solos e sua classificação: Propriedades básicas dos solos. Curvas granulométricas. Limites de
Atterberg. Classificação de solos.
3. Compactação de solos: Teoria e curva de compactação. Ensaio de compactação. Controlo da compactação no
campo. Melhoria de terrenos.
4.Água no solo-Pressões estáticas. Capilaridade. Permeabilidade de meios estratificados. Percolação unidirecional
e bidirecional. O princípio das tensões efetivas e sua aplicação. Erosão hidráulica. Filtros.
5.Consolidação-Assentamentos. Compressibilidade de argilas. Teoria da consolidação de Terzaghi e aceleração.
6.Resistência ao corte-Critério e envolvente de rotura. Ensaios drenados e não drenados. Comportamento de areias
e argilas. Expressão de Skempton.

Bibliografia Obrigatória

Ludovico-Marques, M.; Folhas das aulas teóricas e práticas de Mecânica dos Solos

Bibliografia Complementar

Matos Fernandes, M.; Mecânica dos Solos, FEUP, 2006
Craig, R.F; Soil Mechanics, Chapman & Hall, 1992
Kaliakin, V.; Soil Mechanics. Calculations, Principles and Methods., Butterworth-Heinemann, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos são apresentados em aula utilizando as ferramentas informáticas usuais. Nas aulas de carácter
prático são resolvidos problemas, com espírito crítico, aplicando os métodos previamente apresentados. A análise
das etapas de resolução dos problemas e do resultado final estimula o espírito crítico, a capacidade de análise e a
obtenção de experiência válida. As aulas de laboratório permitem o contacto com o solo natural, através da
realização de ensaios para obtenção de parâmetros de identificação dos solos, de permeabilidade, deformabilidade
e resistência. Estes trabalhos conduzem à realização de um relatório pelos estudantes, utilizando as metodologias
de Practice Based Research (PBR). Na interface Moodle disponibilizam-se os ficheiros necessários ao trabalho
autónomo, incluindo as atividades associadas a PBR.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,50
Frequência das aulas 52,50
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua:
2 testes, a valer 2x40% do total; trabalho de grupo em contexto de laboratório a valer 20% do total.
Avaliação por exame:
100% exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0.4T1 + 0.4T2 + 0.2TG

CF = CE

Melhoria de classificação

Época de Recurso.
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