Mecânica Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica e Estruturas |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
36 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que, após a frequência desta unidade curricular, os estudantes estejam capacitados a:
(i) determinar a posição do centro de massa e o momento de inércia;
(ii) resolver problemas envolvendo a cinemática e a dinâmica da partícula e do corpo rígido;
(iii) resolver problemas para obtenção de esforços internos em peças lineares de estruturas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos lecionados no capítulo 1 permitem que os estudantes adquiram a capacidade de determinar a posição do centro de massa e o momento de inércia. Com os conteúdos programáticos lecionados nos capítulos sobre cinemática e dinâmica, os estudantes adquirem a capacidade de aplicar os conceitos interiorizados na resolução de problemas envolvendo a cinemática e a dinâmica da partícula e do corpo rígido. Com os conteúdos programáticos lecionados no capítulo 4 os estudantes adquirem a capacidade para resolver problemas para determinar esforços internos em peças lineares de estruturas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Forças distribuídas: centroides, momentos estáticos e momentos de inércia.
2. Cinemática da partícula e do corpo rígido.
3. Dinâmica da partícula e do corpo rígido.
4. Análise de estruturas: treliças, estruturas simples e máquinas.
Bibliografia Obrigatória
Ferreira, P. S.; Mecânica. Geometria de massas, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, 2008
Neves, R. D.; Mecânica. Exercícios resolvidos, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, 2009
Beer, F. P.; Johnston, E. R.; Mazurek, D.F.; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Estática., McGraw-Hill, 2019
Beer, F. P.; Johnston, E. R.; Cornwell, P.J; Self, B. P.; Sanghi, S.; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Dinâmica, McGraw-Hill, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias ativas de ensino incluem aulas teórico-práticas.
Os conceitos teóricos são transmitidos recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem dentro e fora da sala de aula ou do laboratório: “inquiry-based learning”, “peer learning”, “gamification”,“cooperative learning”.
Na componente prática recorre-se a uma estratégia de resolução, individual e em grupo, de problemas com o acompanhamento do docente. Com as aulas práticas é pretendido que o estudante desenvolva competências para compreender, descrever, relacionar e aplicar o conhecimento.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória para avaliação contínua: máximo de 6 faltas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:NF = 30% x NT1 + 45% x NT2 + 15% x NTr + 10%P
NT1 - Teste 1
NT2 - Teste 2
NTr - Trabalho
P - exercícios regulares em aula e em ambiente Moodle
Nota mínima da média dos testes: 8.0 valores
Avaliação por exame:NF = 100% Exame OU 75% x Exame + 15% x NTr + 10%P
NTr e P são componentes da avaliação contínua, realizados durante o periodo letivo.
Nota mínima do exame: 8.0 valores
Observações
- Os trabalhos práticos apenas podem ser desenvolvidos durante o período lectivo
- No caso da nota final ser superior a 16 (dezasseis valores), realizar-se-á uma Prova Oral. Em caso de não comparência, será atribuída uma classificação final de 16 (dezasseis) valores.