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Métodos Instrumentais de Análise B

Código: BIOT106     Sigla: MIA I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 50 Plano Estudos 2015 2 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,50
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos desta UC são:
Conseguir usar métodos óticos, eletroanalíticos, cromatográficos, etc.;
Identificar vantagens e limitações de cada técnica;
Descrever o funcionamento dos aparelhos de cada técnica;
Utilizar os aparelhos conhecendo a melhor forma de tirar partido das suas potencialidades;
Saber escolher a melhor técnica a usar em cada situação (resultados esperados e custo);
Identificar e aplicar os passos preparatórios essenciais a cada técnica.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análises Qualitativas e Análises Quantitativas.
2. Métodos Óticos (absorção atómica e molecular – UV/VIS; fotometria de chama; emissão atómica, ICP; Fluorescência, Fosforescência).
3. Espetrometria de Massa.
4. Métodos Eletroanalíticos (métodos potenciométricos, voltamétricos, coulimétricos e eletrogravimétricos).
5. Difração de RX.
6. Métodos cromatográficos (HPLC, GC, SEC, técnicas hifenadas, etc.).

Bibliografia Obrigatória

M.L.S. Gonçalves; Métodos Instrumentais para a Análise de Soluções, Análise Quantitativa, Fundação Calouste Gulbenkian, 4th. ed., 2001
D.C. Harris; Quantitative Chemical Analysis, W.H. Freeman and Co., 6th ed., 2003
D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman; Principles of Instrumental Analysis, Saunders College Publishing, 5th ed., 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos alunos. Aulas práticas onde os alunos resolvem os exercícios de forma autónoma.

A avaliação consiste em 100% para dois testes ou para o exame.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não Aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação em período letivo:
50% Teste 1 + 50% Teste 2.

Exame (todas as épocas):
100% Exame.

1 - Caso um aluno reprove por avaliação contínua não tem acesso à 1.ª época de exames (apenas à 2.ª época);
2 - Um aluno obtém aprovação por avaliação contínua caso obtenha uma nota superior a 8,0 valores em cada um dos testes, com uma média ponderada superior a 9,5 valores.

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