Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IB
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
24 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
4,5 |
52,5 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares de Fenómenos de Transferência I, Termodinâmica Química, Geologia do Petróleo, Resistência dos Materiais I e Processos Químicos. Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências: - Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem. - Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais das UCs - Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais. - Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências. - Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar. - Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Capítulo 1 - 3,0 semana(s) Trabalho associado à unidade curricular de Termodinâmica Química Capítulo 2 - 2,0 semana(s) Trabalho associado à unidade curricular de Geologia do Petróleo Capítulo 3 - 4,0 semana(s) Trabalhos referentes à unidades curricular de Fenómenos de Transferência I
Capítulo 4 - 2,0 semana(s) Trabalhos referentes à unidades curricular de Resistência dos Materiais I
Capítulo 5 - 2,0 semana(s) Trabalhos referentes à unidades curricular de Processos Químicos
Bibliografia Obrigatória
Geankoplis, C.J; Transport Processes and Separation Process Principles, s, Prentice Hall, 2009, 2009
Welty,J.R.; Wicks,C.E.; & Wilson, R.E; Fundamentals of momentum, heat and mass transfer, ohn Wiley & Sons, 1984, 1984
Peter Atkins and Julio de Paula; Elements of Physical Chemistry, OUP Oxford, 2009, 2009. ISBN: 0199226725
Edmundo Gomes de Azevedo; Termodinâmica Aplicada, Escolar Editora, 2011., 2011. ISBN: 9789725923153
Selley, R.; Elements of Petroleum Geology, Academic Press, 1997, 1997. ISBN: Academic Press, 1997
Petroleum Geoscience: From Sedimentary Environments to Rock Physics; Bjørlykke, Knut, Springer, 2010, 2010
Craig, R.F.;; Soil Mechanics, Chapman & Hall Ed., 1992, 1992
Felder, Richard M., Rousseau, Ronald W.; ; Elementary Principles of Chemical Process , Jonh Wiley & Sons
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Práticas laboratoriais realizadas no laboratorio, seguida de avaliação de resultados, redção de um relatório e discussão oral.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
52,50 |
Trabalho escrito |
16,50 |
Trabalho laboratorial |
52,50 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória
Fórmula de cálculo da classificação final
A realização de trabalhos práticos relativos aos conteúdos do programa de diversas unidades curriculares. A sua realização é precedida por uma discussão dos princípios científicos e procedimentos subjacentes ao trabalho a realizar. Os alunos deverão preparar o trabalho laboratorial, colocando as anotações necessárias, procedimento experimental e cálculos a efetuar no caderno laboratorial individual (obrigatório). Os alunos devem apresentar resultados, cálculos e discussão atualizada no caderno laboratorial.
A avaliação: questionários efetuados no início de cada aula; desempenho do aluno na execução dos trabalhos laboratoriais; folhas de resultados e caderno laboratorial e elaboração de um relatório e respetiva discussão/apresentação. A classificação final será a média ponderada da nota obtida em cada trabalho laboratorial.