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Termodinâmica Química

Código: TPD016     Sigla: TQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 15 Plano Estudos 2015 2 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro dos Santos Lopes Castela Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
António Pedro dos Santos Lopes Castela 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
António Pedro dos Santos Lopes Castela 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-12-05.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português
Obs.: Durante as apresentações das aulas teóricas os termos técnicos são também leccionados em inglês.

Objetivos

A unidade curricular tem por objectivo que os alunos adquiram conhecimentos e ferramentas de trabalho nas áreas da Termodinâmica aplicada às Tecnologias do Petróleo.

Pretende-se que os alunos compreendam e saibam utilizar as propriedades físicas dos gases ideais e reais, saibam aplicar as três leis da termodinâmica a reacções, conseguindo determinar trocas de energia sobre a forma de calor e/ou trabalho, variações de entropia e espontaneidade dos processos.


É essencial que os estudantes consigam interpretar os diagramas de fases de substâncias puras, compreendendo os conceitos de pontos triplo e critico, bem como interpretar os diagramas de fases de diferentes misturas, compreendendo-os e reconhecendo-os como fundamentais para vários processos de separação.


É ainda necessário que os alunos entendam as diferenças entre misturas líquidas reais e ideais,


compreendendo o conceito de coeficiente de actividade, permitindo-lhes controlar as variáveis que afectam os equilíbrios

Resultados de aprendizagem e competências

Não se aplica

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Breve revisão a alguns conceitos fundamentais da Física

2 Gases: Gases perfeitos. Teoria cinética dos gases. Gases reais – Equações de estado (abreviado).

3 1ª Lei da termodinâmica: Definições. Trabalho e calor. Energia interna e Entalpia.

4 Termoquímica: Entalpias de transição. Tipos de entalpias. Efeito da temperatura.

5 2ª Lei da termodinâmica: Entropia e a 2ª lei. Entropias absolutas e 3ª lei. Espontaneidade e energia de Gibbs -propriedades.

6 Equilíbrio das fases: Termodinâmica das transições. Variação da energia de Gibbs com a pressão e com a temperatura. Diagramas de fases – interpretação e exemplos. Estrutura molecular dos líquidos.

7 Misturas: Introdução. Soluções ideais. Soluções reais e actividades. Propriedades Coligativas. Diagramas de fase de misturas - líquidos voláteis e não voláteis e sólido-líquido.

8 Equilíbrio químico: Bases termodinâmicas. Energia de Gibbs padrão. Composição e Constante de equilíbrio. Princípio de Le Chatelier. Equação de Van’t Hoff.

Bibliografia Obrigatória

Peter Atkins and Julio de Paula; Atkins' Physical Chemistry, OUP Oxford, 2009. ISBN: 0199543372
Peter Atkins and Julio de Paula; Elements of Physical Chemistry, OUP Oxford, 2008. ISBN: 0199226725
Edmundo Gomes de Azevedo; Termodinâmica Aplicada, Escolar Editora, 2011. ISBN: 9789725923153

Bibliografia Complementar

Yunus A. Cengel and Boldes; Thermodynamics (SI units): An Engineering Approach, McGraw-Hill Higher Education, 2007. ISBN: 0071257713
Gordon Rogers and Yon Mayhew; Engineering Thermodynamics: Work and Heat Transfer, Longman Scientific, 1992. ISBN: 0582045665
Dilip Kondepudi; Introduction to Modern Thermodynamics, John Wiley & Sons, 2008. ISBN: 0470015993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas os conceitos fundamentais são leccionados por exposição, utilizando meios audiovisuais e alguns problemas ilustrativos, estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes.

Nas aulas TP os estudantes resolvem individualmente e de forma autónoma exercícios propostos pelo docente. De notar que a orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), o qual serve para os estudantes fazerem alguns exercícios extra ou trabalhos/projectos.

No mesmo semestre há uma UC laboratorial associada (Laboratório II) onde os alunos realizam experiências que exemplificam a aplicação dos conceitos termodinâmicos.

 

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Química física
Ciências Físicas > Física > Termodinâmica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,50
Frequência das aulas 52,50
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

a) Avaliação contínua:

NF=T1*0.5+T2*0.5

b) Avaliação por exame será a nota do exame

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