Processos de Construção II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construção e Reabilitação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVD |
10 |
Plano Estudos 2019 |
2 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
A Unidade Curricular de Processos de Construção II surge na continuidade da unidade curricular de Processos de Construção I.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante adquira competências de processos construtivos na área dos revestimentos, desde as superfícies enterradas até às coberturas dos edifícios. Pretende-se assim que o estudante adquira competências para poder optar por as soluções mais adequadas em cada caso, face a todos os condicionalismos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Cap. 1. Caves - Soluções de impermeabilização e drenagem. Sistemas de impermeabilização e drenagem de paredes e pavimentos em contacto com o terreno.
Cap. 2 – Paredes - Revestimentos de paredes e tetos com aplicação aderente ao suporte ou independente do suporte. Classificação dos revestimentos de paredes. Tipos de materiais: argamassas em reboco, revestimentos em pedra natural ou artificial ou cerâmicos, revestimentos do tipo ETICS, revestimentos em placas aplicados em “fachadas ventiladas” com IT, revestimentos por pintura. Caraterização. e avaliação da qualidade de revestimentos de paredes. Anomalias mais frequentes e sua origem.
Cap. 3 – Pavimentos - Revestimentos de pisos: pedra natural; elementos cerâmicos em pavimentos; revestimentos em linóleo ou vinílicos. Classificação dos revestimentos de pavimentos.
Cap. 4: - Caixilharias e vidros - Tipos de caixilharias e de vidros. Ventilação em vãos de janela e porta.
Cap. 5 – Coberturas - Soluções de coberturas inclinadas e planas de edifícios; estruturas e elementos de revestimento. Zonas singulares. Sistemas de impermeabilização de zonas singulares de coberturas inclinadas e planas.
Bibliografia Obrigatória
Santos, Eugénia; Folhas da Unidade Curricular, ESTBarreiro/IPS, 2018
Bibliografia Complementar
Ravara, A.; Qualidade na Construção, Ordem dos Engenheiros, 2000
BUREAU VERITAS; Guide Veritas: Techniques de la construction, Editions du Moniteur, 1995
Pacheco Torgal, F.; Jalali, Said; O Gesso na Construção Civil , Publidisa, 2008
CTCV; Manual de Aplicação de Telhas Cerâmicas, APICC, 1998
CTCV ; Manual de aplicação de revestimentos cerâmicos, APICC, 2003
CACHIM, P. B.; Construções em Madeira, Publindústria, 2007
Santos, P.; Matias, L.; Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente dos Edifícios, LNEC, 2006
VEIGA, Rosário; AGUIAR, José; Cadernos Edifícios 2: Revestimentos de paredes em edifícios antigos, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 2002
Bragança, Luís; Portugal SB07 - Sustainable Construction - Materials and Practices, Challenge of the Industry for the New Millenium, IOS Press, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos da unidade curricular são apresentados ao longo das aulas com a utilização de apresentações de diapositivos. No final de cada aula os estudantes realizam com uma pequena ficha ou pormenores construtivos sobre a matéria dada. Propicia-se e valoriza-se a participação construtiva dos alunos nas aulas. Sempre que seja possível serão realizadas visitas de estudo a obras novas ou de remodelações. Organizam-se seminários para os alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não Aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
100% avaliação em aula, fichas, trabalho de grupo e dois testes ou 80% exame e 20% trabalho de grupo ou 100% exame.
Mecanismos de Mitigação de Fraude
Nas avaliações à distância os estudantes terão que ter a câmara ligada, os exercícios e questões propostos nas avaliações serão diferentes para todos os estudantes, os estudantes serão separados por salas e deverão, quando solicitado, mostrar ao docente a evolução da resolução dos exercícios.