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Mecânica Geral

Código: TPD048     Sigla: MG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Mecânica e Estruturas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 35 Plano Estudos 2015 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Cruz Ferreira de Oliveira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Cristina Cruz Ferreira de Oliveira 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que, após a frequência desta unidade curricular, os estudantes estejam capacitados a:
(i) determinar a posição do centro de massa e o momento de inércia;
(ii) resolver problemas envolvendo a cinemática e a dinâmica da partícula e do corpo rígido;
(iii) resolver problemas para obtenção de esforços internos em peças lineares de estruturas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos lecionados no capítulo 1 permitem que os estudantes adquiram a capacidade de determinar a posição do centro de massa e o momento de inércia. Com os conteúdos programáticos lecionados nos capítulos sobre cinemática e dinâmica, os estudantes adquirem a capacidade de aplicar os conceitos interiorizados na resolução de problemas envolvendo a cinemática e a dinâmica da partícula e do corpo rígido. Com os conteúdos programáticos lecionados no capítulo 4 os estudantes adquirem a capacidade para resolver problemas para determinar esforços internos em peças lineares de estruturas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Forças distribuídas: centroides, momentos estáticos e momentos de inércia.
2. Cinemática da partícula e do corpo rígido.
3. Dinâmica da partícula e do corpo rígido.
4. Análise de estruturas: treliças, estruturas simples e máquinas.

Bibliografia Obrigatória

Ferreira, P. S.; Mecânica. Geometria de massas, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, 2008
Neves, R. D.; Mecânica. Exercícios resolvidos, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, 2009
Beer, F. P.; Johnston, E. R.; Mazurek, D.F.; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Estática., McGraw-Hill, 2019
Beer, F. P.; Johnston, E. R.; Cornwell, P.J; Self, B. P.; Sanghi, S.; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Dinâmica, McGraw-Hill, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias ativas de ensino incluem aulas teórico-práticas.
Os conceitos teóricos são transmitidos recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem dentro e fora da sala de aula ou do laboratório: “inquiry-based learning”, “peer learning”, “gamification”,“cooperative learning”.
Na componente prática recorre-se a uma estratégia de resolução, individual e em grupo, de problemas com o acompanhamento do docente. Com as aulas práticas é pretendido que o estudante desenvolva competências para compreender, descrever, relacionar e aplicar o conhecimento.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 15,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade obrigatória para avaliação contínua: máximo de 6 faltas

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:
NF = 30% x NT1 + 45% x NT2 + 15% x NTr + 10%P

NT1 - Teste 1
NT2 - Teste 2
NTr - Trabalho
P - exercícios regulares em aula e em ambiente Moodle
Nota mínima da média dos testes:  8.0 valores
 
 
Avaliação por exame:
NF = 100% Exame OU 75% x Exame + 15% x NTr + 10%P

NTr e P são componentes da avaliação contínua, realizados durante o periodo letivo.

Nota mínima do exame: 8.0 valores

Observações

- Os trabalhos práticos apenas podem ser desenvolvidos durante o período lectivo
- No caso da nota final ser superior a 16 (dezasseis valores), realizar-se-á uma Prova Oral. Em caso de não comparência, será atribuída uma classificação final de 16 (dezasseis) valores.
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