Código Oficial: | 9112 |
Sigla: | EEC |
Visa-se o desenvolvimento de vários grupos de competências
-Promover técnicas e estratégias que permitam ao aluno efectuar uma organização de estudo e uma gestão de tempo eficientes
-Desenvolver capacidade de trabalhar de forma autónoma e como membro de um grupo
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação
>A nível das competências metacognitivas, o aluno deverá:
-Desenvolver competências que lhe permitam gerir o seu estudo com êxito
>A nível das competências comunicativas (língua materna) o aluno deverá:
-Utilizar eficazmente técnicas de comunicação e apresentação presencial com recurso a apoio visual (PowerPoint)
Ao nível do conhecimento da Engenharia Electrotécnica visa-se o desenvolvimento das seguintes competências:
-Conhecimento das diversas funções do Engº Electrotécnico
-Conhecimento dos primeiros conceitos da electrotecnia
-Utilizar alguns equipamentos para a medição e registo de grandezas eléctricas
Esta unidade curricular tem como objetivo genérico proporcionar formação básica transversal às diversas especialidades em EEC na área do eletromagnetismo e dos circuitos elétricos de corrente alternada. Também fornece aos estudantes competências suficientes para conseguirem formular metodologias de análise de circuitos em corrente alternada, resolver as equações de funcionamento nos domínios do tempo e da frequência, determinando as respetivas tensões e correntes elétricas e a análise de sistemas trifásicos. O ensino teórico-prático é complementado com a realização de trabalhos laboratoriais.
O objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vectoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
- Aplicar os conceitos de variável aleatória e sua distribuição
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias discretas
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias contínuas
- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais
- Saber caracterizar e aplicar estimadores
- Construir e interpretar intervalos de confiança a partir da estatística de teste
- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses adequado às situações concretas
- Relacionar os testes de hipóteses com os intervalos de confiança
- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simplesCompreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.