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Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Dados Gerais

Código Oficial: 9112
Sigla: EEC

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Ramo de Eletrónica e Computadores (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Ramo em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Comportamento Organizacional e Gestão de Equipas

LEEC11106 - ECTS Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da análise comportamental, liderança e gestão de equipas em contexto organizacional.

Eletrotecnia I

LEEC11104 - ECTS Esta unidade curricular propõe-se fornecer aos alunos uma base de competências sólida, rigorosa, coerente e cientificamente fundamentada da ciência base da engenharia eletrotécnica.
Pomover o espírito crítico e criativo, que permita aos alunos seguirem as matérias de unidades curriculares posteriores.
Dar formação em análise de circuitos elétricos lineares, de modo a terem a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade a circuitos de corrente contínua e circuitos resistivos de corrente alternada.
O ensino teórico-prático é complementado com a realização de trabalhos laboratoriais.

Introdução à Engenharia Eletrotécnica

LEEC11107 - ECTS

Visa-se o desenvolvimento de vários grupos de competências
-Promover técnicas e estratégias que permitam ao aluno efectuar uma organização de estudo e uma gestão de tempo eficientes
-Desenvolver capacidade de trabalhar de forma autónoma e como membro de um grupo
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação
>A nível das competências metacognitivas, o aluno deverá:
   -Desenvolver competências que lhe permitam gerir o seu estudo com êxito
>A nível das competências comunicativas (língua materna) o aluno deverá:
   -Utilizar eficazmente técnicas de comunicação e apresentação presencial com recurso a apoio visual (PowerPoint)
Ao nível do conhecimento da Engenharia Electrotécnica visa-se o desenvolvimento das seguintes competências:
-Conhecimento das diversas funções do Engº Electrotécnico
-Conhecimento dos primeiros conceitos da electrotecnia
-Utilizar alguns equipamentos para a medição e registo de grandezas eléctricas

Introdução à Programação

LEEC11103 - ECTS
  • Compreensão de conceitos e princípios básicos do funcionamento do computador.
  • Desenvolvimento de capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.
  • Compreensão de fundamentos conceptuais relacionadas com a programação de computadores:
    • Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;
    • Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo
    • Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação.

Matemática I

LEEC11101 - ECTS
O objetivo da unidade curricular Matemática I consiste em proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos referidos no programa da unidade curricular e necessários à sua formação como Técnicos Superiores ou Engenheiros.

Mecânica

LEEC11105 - ECTS Habilitar os alunos a compreender e a aplicar as leis fundamentais da mecânica newtoniana, nomeadamente:
-Aplicar as leis de Newton;
-Aplicar metodologia específica para a resolução de problemas;
-Realizar experiências e analisar os resultados obtidos;
-Identificar os desvios aos resultados esperados com sentido crítico.

Eletrónica I

LEEC21113 - ECTS Enumerar o conceito de material semicondutor;
Classificar os diferentes materiais de acordo com a sua condutividade eléctrica em condutores, semicondutores e isolantes;
Apontar as diferenças entre material semicondutor intrínseco e extrínseco;
Compreender o processo de condução nos vários díodos (retificador, emissor de luz e Zener);
Entender o processo de avalanche no díodo Zener;
Questionar e interpretar os estados de condução no díodo retificador, díodo emissor de luz e díodo Zener;
Compreender a diferença entre sentido convencional e sentido real de uma corrente eléctrica;
Conhecer a simbologia associada aos diferentes díodos;
Analisar circuitos com diodos rectificadores, LED e Zener;
Aplicar os diferentes modelos de condução associados aos díodos;
Compreender a constituição do transístor bipolar de junção (TBJ)/Metal óxido Semicondutor (MOSFET);
Identificar a simbologia do TBJ/MOSFET;
Distinguir transístor NPN de PNP;
Distinguir transístor MOSFET de canal N de canal P;
Compreender o funcionamento do MOSFET de enriquecimento e de depleção;
Identificar e analisar os modelos do MOSFET para os diversos modos de operação;
Compreender o processo de condução no TBJ/MOSFET;
Identificar e compreender os modos de operação do TBJ/MOSFET;
Identificar as principais montagens de um transístor (TBJ/MOSFET) e suas malhas de polarização;
Avaliar o transístor (TBJ/MOSFET) como elemento comutador/amplificador;
Identificar, compreender e interpretar as principais curvas características do TBJ/MOSFET;
Avaliar o ponto de funcionamento em repouso do TBJ/MOSFET;
Compreender o efeito de compensação da temperatura na montagem emissor comum;
Identificar e compreender a função dos condensadores de acoplamento e de contorno;
Projectar malhas de polarização na configuração emissor comum/fonte comum;
Analisar circuitos electrónicos de baixa complexidade;
Simular circuitos electrónicos de baixa complexidade;
Interpretar e compreender a função dos condensadores de acoplamento e de contorno em montagens de baixa complexidade;
Localizar a presença de condensadores de acoplamento e de contorno num circuito amplificador eletrónico;
Montar, testar e experimentar circuitos eletrónicos de baixa complexidade;
Interpretar o modelo para pequenos sinais nas médias frequências do transístor TBJ/MOSFET;
Aplicar o modelo de pequenos sinais em diferentes montagens com o transístor TBJ/MOSFET;
Simular e testar o transístor TBJ/MOSFET para pequenos sinais nas médias frequências;.

Eletrotecnia II

LEEC12108 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo genérico proporcionar formação básica transversal às diversas especialidades em EEC na área do eletromagnetismo e dos circuitos elétricos de corrente alternada. Também fornece aos estudantes competências suficientes para conseguirem formular metodologias de análise de circuitos em corrente alternada, resolver as equações de funcionamento nos domínios do tempo e da frequência, determinando as respetivas tensões e correntes elétricas e a análise de sistemas trifásicos. O ensino teórico-prático é complementado com a realização de trabalhos laboratoriais.

Matemática II

LEEC12106 - ECTS

O objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vectoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.

Sistemas Digitais I

LEEC12110 - ECTS Ao nível teórico, esta disciplina pretende dotar os alunos com os conhecimentos fundamentais de sistemas digitais bem como do seu controlo através de máquinas de estados síncronas.
Ao nível prático, pretende-se que os alunos se familiarizem com o software de desenho e simulação de circuitos digitais e complementarmente conheçam os componentes digitais TTL e CMOS mais comuns. Pretende-se, também, que desenvolvam capacidades de síntese e análise de circuitos (especialmente para detecção e correcção de erros e avarias). Esta disciplina tem por objectivo, ainda, a iniciação dos alunos ao desenvolvimento autónomo de projectos.

Matemática Aplicada

LEEC21111 - ECTS
Os objectivos da unidade curricular Matemática Aplicada consistem na aprendizagem de áreas chave da matemática, fundamentais para a compreensão, modelação, previsão, identificação e resolução de problemas da engenharia em geral, fornecendo instrumentos poderosos para uma abordagem menos elementar das unidades curriculares clássicas existentes nos curricula de engenharia.

Controlo

LEEC22116 - ECTS Desenvolver nos alunos a capacidade de:
  1. Compreender as diferenças entre os sistemas em anel aberto e fechado, modelar e identificar os vários componentes que podem constituir uma cadeia de controlo.
  2. Analisar e caracterizar sistemas, com base na sua resposta no tempo e na frequência.
  3. Compreender as noções de estabilidade absoluta/relativa.
  4. Analisar sistemas e dimensionar controladores, utilizando o método de projecto baseado no Lugar Geométrico das raízes, bem como identificar o método mais adequado face às especificações pretendidas para cada sistema.
  5. Compreender as acções básicas de controlo: Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D) e a sua influência no desempenho e estabilidade de uma cadeia de controlo.
  6. Saber usar o programa Matlab/Simulink para analisar e dimensionar sistemas de controlo.

Probabilidades e Estatística

LEEC22117 - ECTS

- Aplicar os conceitos de variável aleatória e sua distribuição

- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias discretas

- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias contínuas

- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais

- Saber caracterizar e aplicar estimadores

- Construir e interpretar intervalos de confiança a partir da estatística de teste

- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses adequado às situações concretas

- Relacionar os testes de hipóteses com os intervalos de confiança

- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simples

Inovação e Empreendedorismo

LEEC32164 - ECTS
  • Conhecer processos e modelos de inovação, as fontes e obstáculos e os processos de difusão da inovação.
  • Saber qual o papel da inovação na competitividade e qual o seu impacto em produtos e serviços
  • Compreender o processo de geração, modelação e desenvolvimento de novas ideias
  • Realizar o diagnóstico e o estudo de viabilidade de uma nova empresa
  • Elaborar um plano de negócios
  • Compreender o processo de criação de empresas e acompanhar a evolução e desenvolvimento de uma empresa.

Introdução à Gestão de Empresas

LEEC32163 - ECTS

Compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.

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