Código Oficial: | 9119 |
Sigla: | INF |
Ser capaz de fazer conversões entre as bases numéricas decimal, binária, octal e hexadecimal. Saber utilizar a álgebra de Boole no contexto da programação de microprocessadores. Conhecer a linguagem assembly e ser capaz de programar microcontroladores em assembly. Compreender a utilização da memória em sistemas baseados em microprocessador.
Compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.
1- Representar números reais em diferentes sistemas de representação numérica exata e arredondada.
2- Analisar em R^n o erro associado a valores aproximados, e a sua propagação.
3- Efetuar operações com matrizes e aplicá-las na formulação de problemas lineares e na análise do erro.
4- Determinar o conjunto de soluções de equações matriciais lineares, através do algoritmo de substituição inversa e do método de eliminação de Gauss.
5- Identificar decomposições LU de Doolittle e de Cholesky de matrizes quadradas, interpretando e aplicando os resultados.
6- Aplicar métodos iterativos, na resolução de equações lineares (em particular os métodos de Jacobi e Gauss-Seidel) e não lineares (em particular os métodos de Newton-Raphson e da secante), analisando a sua convergência.
7- Aplicar métodos intervalares da bisseção e da falsa posição na resolução de equações não lineares.
8- Aplicar as fórmulas de interpolação polinomial de Lagrange, Newton e de Gregory-Newton para obter valores aproximados ou zeros de uma função.
9- Aplicar diversas regras de quadratura, simples e compostas, para obter valores aproximados de um integral.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos, aptidões e competências para o desenvolvimento Web "client-side", tendo a Internet como elemento integrador:
- Compreender as linguagens e tecnologias Web utilizadas para a programação nos clientes (front-end):
-> Saber definir a estrutura de uma página Web.
-> Compreender e aplicar os conceitos relacionados com a apresentação de uma página Web.
-> Capacidade de aplicação dos conceitos relacionados com o comportamento de uma página Web.
-> Capacitar o aluno na resolução de problemas de aplicação na validação dos formulários.
- Mostrar aptidão para desenhar uma aplicação Web, tendo em consideração a sua arquitetura completa.
- Mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências para o desenvolvimento Web "Full Stack", tendo a Internet como elemento integrador
- Compreender a gestão de projetos informáticos, o ciclo de vida e a sua organização.
- Conhecer a gestão do âmbito, do tempo, da qualidade, de recursos humanos, das comunicações entre equipas e de riscos.
- Compreender a forma como as metodologias de desenvolvimento de software se integram na gestão de projeto.
- Conhecer os conceitos de entrega contínua, instalação contínua e DevOps, associados ao desenvolvimento de software.
- Saber mapear requisitos em tarefas de desenvolvimento de software, criar estimativas para estas tarefas e planear as tarefas no processo de desenvolvimento.
- Demonstrar a capacidade de seguir um planeamento e de reportar a execução das tarefas que lhes foram atribuídas e de definir métricas de qualidade do produto e do processo de desenvolvimento.
- Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipa, entender papeis dos membros das equipas ágeis e assumir cada um dos papéis no seio de um trabalho prático de grupo.
- Conhecer as boas práticas e as principais normas.