Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso Técnico Superior Profissional > TSPPAR > Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Cursos

Curso Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos

Dados Gerais

Código Oficial: T001
Sigla: TSPPAR

Diplomas

  • Curso Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos (120 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenho Técnico em Redes de Computadores

PARC11 - ECTS O objetivo fundamental desta Unidade Curricular é dotar os Alunos de conhecimentos para a realização do projeto da Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED) utilizando ferramentas de Desenho Assistido por Computador (CAD).

Os alunos adquirem também conhecimentos para poderem efetuar a leitura e participar na implementação deste tipo de projetos.

Elementos de Matemática I

PARC02 - ECTS
O objetivo geral da UC é proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos necessários na formação profissional de um técnico superior profissional.

Eletrotecnia

PARC04 - ECTS

A UC de Eletrotecnia é uma disciplina base no domínio das ciências de engenharia. A aprendizagem dos métodos e conceitos físicos que lhe estão subjacentes, tem por objetivo desenvolver nos estudantes competências fundamentais que lhes permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e dominar as principais técnicas de análise de circuitos elétricos em corrente contínua e alternada.

Inglês Técnico

PARC01 - ECTS
The objective is to develop students’ knowledge of English in several areas, such as reading comprehension, writing, correct use of technical terms, grammar, fluency and personal interaction. Students will be acquainted with concepts and procedures used in the workplace, and will be able to apply technical language to specific contexts.

Introdução à Programação Orientada por Objetos

PARC08 - ECTS -Compreender os elementos essenciais do novo paradigma de programação.
-Saber definir modelos da realidade a partir do novo paradigma.
-Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da programação orientada por objectos utilizando uma das linguagens de programação orientada por objectos existentes.
-Saber construir soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objectos utilizando a linguagem de programação estudada.
-Saber estruturar correctamente o código desenvolvido tornando-o robusto, reutilizável e modular.
-Capacidade de trabalho em equipa.
-Capacidade de raciocínio lógico e formal que lhe permita analisar problemas complexos.
-Capacidade de analisar problemas e construir a sua solução usando o paradigma de programação estudado.
-Usar os dados da literatura técnica e científica.

Redes de Computadores

PARC05 - ECTS O objectivo fundamental da Unidade Curricular Redes de Computadores é a dotação dos Alunos de conhecimentos de base na área das Redes de Computadores. Os aspectos tratados passam pelos fundamentos teóricos, e pelo projecto, instalação e manutenção de Redes Locais de Computadores. Numa fase final são abordados aspectos para aumentar a segurança da rede.

Elementos de Matemática II

PARC03 - ECTS Proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos necessários na formação profissional de um técnico superior profissional.

Interligação de Redes

PARC06 - ECTS Esta Unidade Curricular, sucessora da Unidade Curricular Redes de Computadores, tem como objetivo fundamental dotar os estudantes de conhecimentos para o desenho, especificação, implementação e manutenção de Redes de Computadores Empresariais.

No início, são estudados os equipamentos de routing e os protocolos associados à sua operação. Em seguida são estudados aspetos avançados da configuração de redes locais e serviços de rede. Por fim, são estudados protocolos emergentes nas redes, como sejam por exemplo os Sistemas de Voz sobre IP (VoiP) e os Protocolos de Redundância de Gateway.

Microcontroladores

PARC10 - ECTS Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos para a realização de projetos de pequena dimensão numa plataforma com microcontrolador.

Sistemas de Gestão de Bases de Dados Relacionais

PARC09 - ECTS
  • Conhecer as potencialidades de um Sistema Gestor de Bases de Dados Relacionais – SGBDR
  • Modelação da camada das aplicações dirigida ao suporte da persistência de dados
  • Construção e Manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais
  • Inserção, Atualização, Consulta e Manipulação de dados em Bases de Dados relacionais
  • Desenvolvimento de interface de nível lógico de interação com a BD

Técnicas, Tecnologias e Sistemas de Comunicação

PARC16 - ECTS Esta Unidade Curricular tem por objetivo desenvolver nos alunos o conhecimento e compreensão das tecnologias, arquiteturas e serviços das redes de telecomunicações de transmissão, de acesso fixo (par de cobre, cabo e fibra ótica) e móvel, contribuíndo para a aquisição de competências ao nível da análise, do projeto, da implementação e da manutenção de sistemas e serviços de telecomunicação envolvendo diferentes sistemas e meios de transmissão, comutação e acesso.

Administração e Segurança em Redes de Computadores

PARC07 - ECTS Atualmente, as empresas e instituições têm redes informáticas ligadas de forma permanente à internet. Garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e o seu encaminhamento na rede é uma tarefa quotidiana para os gestores e técnicos informáticos.

Nesta Unidade Curricular são tratados diversos aspetos de segurança que devem ser endereçados no projeto, implementação e manutenção da infraestrutura informática. São também estudados os mecanismos práticos de monitorização em tempo real da operação da redes de informática.

Ambientes Operativos e Serviços de Rede

PARC13 - ECTS Atualmente, as empresas e instituições têm redes informáticas ligadas de forma permanente à internet. Garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e o seu encaminhamento na rede é uma tarefa quotidiana para os gestores e técnicos informáticos.

Nesta Unidade Curricular são tratados diversos aspetos de segurança que devem ser endereçados no projeto, implementação e manutenção da infraestrutura informática. São também estudados os mecanismos práticos de monitorização em tempo real da operação da redes de computadores.

Gestão de Empresas e Comportamento Organizacional

PARC12 - ECTS

Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da gestão de empresas, comportamento organizacional, liderança e gestão de equipas.

Projeto de Redes Estruturadas

PARC14 - ECTS O objetivo desta UC é dotar os alunos de conhecimentos para a realização de projetos de Redes Estruturadas de pequena e média dimensão.

Tecnologias de Programação para a Internet

PARC15 - ECTS

Objetivos Gerais

As aplicações Web desempenham um papel relevante na vida do dia a dia. Nesse contexto, é necessário não só saber utilizá-las com maior eficácia e eficiência como ainda desenvolver competências para o seu desenvolvimento.

Nesse sentido pretende-se nesta UC que os estudantes adquiram conhecimentos, aptidões e competências na área do desenvolvimento web em front-end.

Os estudantes devem no final desta UC ter as competências necessárias para desenharem e desenvolver o front-end de uma aplicação web.

Objetivos Específicos

Arquitetura Web

   Obj#1- Compreender e explicar os principais conceitos associados à Arquitetura Web.

 HTML e CSS

   Obj#2- Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem HTML e CSS;

   Obj#3 – Reconhecer elementos principais do HTML e seletores do CSS;

   Obj#4 – Distinguir entre linguagens de marcação e linguagens de estilo

   Obj#5 – Aplicar a linguagem HTML na estruturação de conteúdos diversos e Aplicar a linguagem de estilos CSS  a documentos   HTML.

 
JavaScript e DOM

   Obj#6 – Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem de programação JS

   Obj#7 – Desenvolver scripts JS que permitam implementar interação e dinâmica em documentos HTML.

   Obj#8 – Reconhecer e explicar o DOM. Aplicar o JS à manipulação do DOM.

   Obj#9 – Reconhecer e explicar o funcionamento do Protocolo HTTP/s

Objetivos integradores

 Obj#10 - Desenhar e criar o front-end de uma aplicação web com integração dos conhecimentos anteriores.

Obj#11 - Avaliar e refletir sobre a implementação realizada e identificar formas alternativas de implementação.

Estágio

PARC17 - ECTS Reforçar e consolidar a componente profissional do curso aplicando em contexto real de trabalho os conhecimentos adquiridos na área da programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis.
Dirigir e facilitar a inserção do aluno no mercado de trabalho.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-02-26 às 02:14:08