Equipamentos de Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTB |
56 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Saber explicar os princípios de funcionamento de equipamentos de saúde, nomeadamente o papel de cada circuito eletrónico incluído nesses equipamentos. Conhecer as exigências em termos de segurança que estão associadas sempre que se pretende desenvolver um equipamento para a área da saúde. Conhecer as interfaces dos equipamentos médicos com dispositivos exteriores. Compreender os protocolos de comunicação dos equipamentos médicos.
Resultados de aprendizagem e competências
As exposições teóricas-praticas promovem a aquisição de conhecimentos actualizados sobre as temáticas estudadas. Conjuntamente é fomentada a realização de trabalho de investigação de forma autónoma, com posterior apresentação de resultados obtidos pelos alunos (em grupo ou individualmente) que motivam a reflexão, critica, e ajudam a uma maior participação no processo de aprendizagem. Visualização de vídeos demonstrativos para conhecer o funcionamento dos vários dispositivos eletrónicos e equipamentos e promover o pensamento critíco.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Segurança em ambiente hospitalar e regulamento de segurança para o desenvolvimento de equipamentos de saúde. Standard IEC-60601 Medical Electrical Equipment
2. Princípios dos modernos sistemas de imagens médicas: radiografia, tomografia computorizada (CT), imagens NMR (MRI), ecografia em tempo real. Princípio de funcionamento.
3. Interfaces dos equipamentos médicos com dispositivos exteriores;
4. Protocolos de comunicação.
Bibliografia Obrigatória
D. Jennings, A. Flint, B.C.H. Turton and L.D.M. Nokes; Introduction to Medical Electronics Applications, Edward Arnold, 1995. ISBN: 0340614579
Catherine Westbrook; MRI at a Glance, BlackWell Science, 2003. ISBN: 0632056193
P. R. Hoskins, A. Thrush, K. Martin and T.A. Whittingham; Diagnostic Ultrasound, Physics and Equipment, Greenwich Medical Media Limited, 2003. ISBN: 1841100420
Standard IEC 60601; Medical Electrical Equipment
Joseph J. Panichello; X-ray Repair: A comprehensive guide to the installation and servicing of Radiographic Equipment , Charles C. Thomas, Publisher, Ltd, 2005. ISBN: 0398075379
Willi A. Kalender; Computed Tomography, Fundamentals, System Technology, Image Quality and Application, Publicis Corporate Publishing, 2005. ISBN: 3895782165
Bibliografia Complementar
David Prutchi, Michael Norris; Design and Development of Medical Electronic Instrumentation, John Wiley & Sons, 2005. ISBN: 0471676233
John G. Webster; Medical Instrumentation, Application and Design, John Wiley & Sons, 1998. ISBN: 0471153680
Reinaldo J. Perez; Design Of Medical Electronic Devices, Academic Press, 2002. ISBN: 0125507119
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O principal objetivo desta unidade curricular é transmitir conhecimentos necessários à compreensão do funcionamento de equipamentos de saúde, nomeadamente o papel de cada circuito eletrónico incluído nesses equipamentos.
A metodologia é baseada em powerpoint com exposições por voz e vídeos demonstrativos, conjugada com a realização, apresentação e discussão de um trabalho de investigação.
O recurso à plataforma e-learning Moodle permite diversificar a metodologia de avaliação. A plataforma suportará a realização de minitestes formativos, de questões abertas, e questões aula com submissão e constitui o repositório de toda a informação referente à unidade curricular em questão.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- A média dos minitestes não pode ser inferior a nove (9) valores.
- A melhoria de nota só pode ser realizada em Exame de Época Recurso;
- A nota obtida no Exame Teórico (Ép. Normal/Ép. Recurso) não pode ser inferior a 9.5 valores.
- Classificação no trabalho de Investigação (TI) não pode ser inferior a dez (10) valores.
- É obrigatória a inscrição no moodle para ter acesso aos materiais disponibilizados para a disciplina;
- A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes;
- A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Para os alunos com possibilidade de frequentar a UC em regime de avaliação contínua:
NF = 0.4 Qaula + 0.3 TI + 0.1 Ex/Q + 0.05 MTF + 0.15 Qaberta
Legenda:
- Média de quatro minitestes (Qaula);
- Trabalho de investigação (TI);
- Minitestes formativos (MTF);
- Questões abertas submetidas via moodle (Qaberta);
- Exercícios ou questões extra-aula com submissão na plataforma moodle (Ex/Q).
Notas:
- Alunos que não tenham obtido aprovação no trabalho de investigação reprovam à Unidade Curricular;
- O recurso a plágio para a elaboração do trabalho de investigação resulta na anulação do trabalho.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os alunos que não tiveram possibilidade de frequentar a cadeira no regime de avaliação contínua (alunos com estatuto de TE), ou tenham reprovado na componente Teórica, a nota final será calculada da seguinte forma:
NF = 0.7 EXF + 0.3 TI
Legenda:
EXF - classificação no exame final;
TI - clasisifcação no trabalho de investigação.
Melhoria de classificação
A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes. A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação.
Observações
Horário de dúvidas:
3ª feiras, 16:00 às 17:30.
As dúvidas são colocadas em reunião criada para o efeito de forma presencial (gab. F309), para o efeito enviar e-mail com um dia de antecedência para agendar o evento;
Outras questões que surjam fora do horário de dúvidas podem ser endereçadas através de e-mail/Teams.