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Economia e Gestão

Código: LTAM17     Sigla: EG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e da Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 25 Plano de Estudos 2016/17 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Cristina da Costa Ferreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Maria Leonor Abrantes Pires 2,00
Elsa Cristina da Costa Ferreira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender a importância da Economia e da Gestão no sistema económico, e na sociedade em geral;
Conhecer os principais conceitos e técnicas da área de Economia e de Gestão;
Saber definir o objeto e o método de economia;
Compreender o problema da escassez de recursos;
Compreender as escolhas do consumidor;
Compreender as leis da oferta e procura;
Compreender o contexto macroeconómico dos países/ regiões;
Conhecer a evolução dos principais indicadores de conjuntura económica e do IDH;
Compreender o processo de organização de uma empresa e relação com o meio envolvente;
Compreender o conceito de planeamento como função de Gestão;
Compreender os conceitos básicos do Marketing;
Compreender o papel da gestão da produção;
Adquirir conhecimentos para a apreciação da situação patrimonial de uma empresa;
Compreender a importância e as principais atividades da Gestão de Recursos Humanos

Resultados de aprendizagem e competências

Os tópicos que constituem o programa foram seleccionados de modo a proporcionarem um aprofundado conhecimento sobre os mecanismos de funcionamento do sistema económico (pontos 1 a 6) e do sistema de gestão (pontos 7 a 12) e da sua influência sobre a sociedade em geral. A organização e sequenciação dos conteúdos programáticos permitem a aquisição de competências de forma faseada e coerente. Todos os conceitos e técnicas são claramente abordados num processo interactivo de aprendizagem onde o recurso a casos práticos e à análise de textos permitem concretizar e exemplificar os diferentes pontos do programa.
A demonstração de atitudes e qualidades pessoais, nomeadamente a participação ativa nas aulas, e a partilha de informações, bem como o sentido de responsabilidade e interesse pela auto-aprendizagem apoiam um adequado alinhamento entre os conteúdos e os objectivos da Unidade Curricular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte de Economia

1.Questões introdutórias e teoria da produção 
 

1.1.Conceitos fundamentais da economia: fronteira de possibilidades de produção, escassez, eficiência, os três problemas da economia, custos de oportunidade  

1.2.Teoria da produção: fatores de produção, economias de escala  

1.3.Custos de produção, custos de oportunidade  

2.Mercado

2.1.Teoria da procura/oferta e o equilíbrio do mercado  

2.2.Elasticidade preço da procura/oferta e aplicações  

2.3.Procura e comportamento do consumidor  

2.4. Estruturas de mercado  

2.4.1.Mercado concorrencial  

2.4.2.Monopólio 

3.Objectivos e instrumentos de política macroeconómica, funções do Estado  

3.1.Economia mista, Estado, Governo, capital, dinheiro/moeda, “mão invisível”, bens públicos/privados, Estado-providência, falhas do mercado, funções dos governos  

3.2.Visão global do funcionamento da economia como um todo: objetivos e instrumentos macroeconómicos, despesa, receita; PIB, taxa de desemprego, inflação/deflação, exportações líquidas, taxa de câmbio; oferta/procura agregadas  

3.3. Ciclos económicos: fase de expansão/recessão; caracterização da evolução da economia portuguesa e de outros países com recurso aos principais indicadores macroeconómicos: PIB per capita, taxa de desemprego, taxa de inflação, índice de preços no consumidor  

  

Parte de Gestão  

1.As organizações e o meio envolvente  

1.1.Conceito e tipologia das organizações  

1.2.Meio envolvente, organização enquanto sistema  

1.3.Globalização e responsabilidade social das empresas  

2.A gestão, funções e processos  

2.1.Funções de gestão  

2.2.Missão, objectivos, planeamento e estratégia  

2.3.Estruturas organizacionais  

3.Gestão de marketing   

3.1.Evolução do conceito de marketing  

3.2.Análise qualitativa e quantitativa do mercado  

3.3.Marketing-mix    

4.Gestão da produção  

4.1.A gestão da produção e a estratéga da empresa  

4.2.Tipos de produção  

4.3.As decisões de implantação  

4.4.A gestão de stocks  

5.Gestão financeira e investimentos  

5.1.Património de uma empresa  

5.2.Demonstrações financeiras  

5.3.Análise e selecção de investimentos  

5.4.Decisões de financiamento  

6.Gestão de recursos humanos  

6.1.Planeamento  

6.2.Recrutamento, selecção e formação  

6.3.Avaliação dos recursos humanos  

  

 

Bibliografia Obrigatória

Baranger, P., Helfer, J., Bruslerie, H., Orsoni, J. & Peretti, J. M. ; Gestão, Edições Sílabo, 1993
Carvalho, J. ; Gestão de Empresas – Princípios Fundamentais, Edições Sílabo, 2012
Courtois, A., Bonnefois, C. & Pillet, M; Gestão da Produção, Lidel
J., Coelho A., Coelho F. & Almeida, F.; Introdução à Gestão de Organizações, Vida Económica, 2011
Teixeira, S. ; Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2010
Pires, A.; Marketing, Verbo, 1995
Saias, L., Carvalho, R. & Amaral, M. ; Instrumentos fundamentais de gestão, Universidade Católica, 1995
Samuelson, Paul; Wiliam Nordhaus; Economia, McGraw-Hill, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. Privilegiar-se-ão as metodologias expositivas-participativas, incentivando a interação e envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Por outro lado, o envolvimento dos alunos em trabalhos de grupo permitirá estabelecer pontes entre os aspetos teóricos e a prática da economia e gestão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Para obter a frequência, os alunos devem frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação de conhecimentos, tanto na parte de Economia como na parte de Gestão, prevêem-se duas modalidades: a avaliação contínua e a avaliação por exame.  

A avaliação por exame não contempla nenhum elemento de avaliação contínua e destina-se aos alunos que desde o princípio optarem por esta modalidade (prescindindo da avaliação contínua), bem como aos alunos que querem melhorar a nota obtida na avaliação contínua (negativa ou positiva).  

A nota de Economia e Gestão resulta da média aritmética das duas partes e em cada das partes o aluno não pode ter uma nota inferior a 10 valores. 

No regime de avaliação contínua, o aluno deve realizar dois mini-testes  em sala de aula, quer na parte de Economia, quer na parte de Gestão, realizar um trabalho de grupo e frequentar as aulas.

O trabalho de grupo é apresentado na aula, na data combinada. Para qualquer uma das partes o peso das partes, a nota de cada parte = 75% da média dos testes+25% do trabalho de grupo, com nota mínima de 10 valores  na média dos testes, e nota mínima em cada parte da UC, ou seja o aluno deve ter nota mínima de 10 valores na parte de Economia e na parte de Gestão.

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