Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > INF32214
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Desenvolvimento de Videojogos

Código: INF32214     Sigla: DV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 94 Plano de Estudos 2 - 6 52,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fausto José da Silva Valentim Mourato Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 3,00
João Pedro de Abreu Morais 1,50
Fausto José da Silva Valentim Mourato 1,50
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 8,00
João Pedro de Abreu Morais 6,00
Fausto José da Silva Valentim Mourato 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o desenvolvimento de videojogos com foco no desenvolvimento de um videojogo utilizando um motor para o efeito.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimentos abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design. 

Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.

Desenvolvimento da capacidade de implementar videojogos ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API específicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Contexto cultural e impacto da indústria dos videojogos na sociedade.

  2. História dos videojogos: indústria, tecnologias e abordagens.

  3. Caracterização de jogos, jogadores e experiência de jogadores.

  4. Ludologia e narratologia

  5. Introdução à conceção de jogos.

    • Mecânicas e plataformas de jogo.

    • Interfaces e interação.

    • Desenho e conceção de níveis.



  6. Ambientes integrados de desenvolvimento de jogos

    • Motores gráficos: interface e principais elementos.

    • Gestão e importação de Assets.

    • Criação e edição de cenas.

    • Definição de materiais: iluminação, cores e texturas.

    • Incorporação de elementos multimédia.

    • Motor de física.

    • Mecanismos de Scripting.

    • Publicação.



Bibliografia Obrigatória

Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada; Design e Desenvolvimento de Jogos, FCA, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas a metodologia baseia-se em método expositivo, complementado pela discussão de exemplos e situações práticas com base em diversas técnicas de participação ativa. Estas visam transmitir aos alunos uma visão critica do processo de desenvolvimento de videojogos. Esta componente é avaliada através de uma componente contínua, com base nas técnicas de participação ativa utilizadas nas aulas, e em avaliação escrita com base em testes ou exame.

Nas aulas de laboratório os estudantes devem colocar em prática a sua visão crítica do processo de desenvolvimento de videojogos desenvolvendo uma ideia própria e implementando-a. Assim, a componente laboratorial assenta numa aprendizagem baseada em projeto, sobre o qual incide a avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 35,00
Trabalho laboratorial 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 87,50
Frequência das aulas 52,50
Trabalho escrito 12,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de todas as componentes descritas na fórmula de cálculo da classificação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

MP - 15% - Mini-projeto / Game Jam
PF - 35% - Projeto (Inclui Game Design Document, apresentações e discussões)
TT - 35% - Teste
AC - 15% - Avaliação Contínua (Labs)

Nota Final = 15% AC + 15% MP + 35% TT + 35% Projeto ou 20% MP + 40% TT + 40% Projeto


Avaliações Época de Recurso / Especial:


  • Novo tema de mini-projeto / game jam - Publicado no último dia de aulas

  • Novo tema para Projeto - Publicado 15 dias antes da época de recurso

  • Exame para substituir nota do teste

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-04-27 às 11:06:44