Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > INF32212
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Portfólio em Engenharia Informática

Código: INF32212     Sigla: PEF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 67 Plano de Estudos 3 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joaquim Belo Lopes Filipe Responsável

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 3 9,00
Joaquim Belo Lopes Filipe 6,00
Cláudia Tiago Ramos 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar aos alunos um envolvimento ativo em atividades de investigação e desenvolvimento, em projetos com empresas, com instituições sociais e outras, para além de fomentar a sua participação em eventos e formações no âmbito do curso. Além do enriquecimento do seu CV, a sua participação nos projetos referidos, vai fomentar a ligação entre a instituição e a sociedade e a articulação de conhecimentos entre ambos.
Esta unidade curricular pretende focar a sua atividade em projetos de parceria com organizações sejam elas empresas, sociedades, associações que evidenciem o interesse por um produto real; ou centros de investigação que estejam a desenvolver projetos de investigação.
Um segundo foco, é incentivar os alunos a procurarem e melhorarem os seus conhecimentos, com formações e participação
em eventos no âmbito do curso.

Resultados de aprendizagem e competências

As aprendizagens pressupõem o envolvimento/participação dos estudantes em atividades concretas.
Esse envolvimento deverá ser aprovado pelo responsável da unidade curricular que valida a sua pertinência e a sua integração no processo formativo do estudante.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não há exigências de pre-requisitos

Programa

Uma vez que os alunos estarão envolvidos em diferentes atividades no âmbito do curso, os conteúdos programáticos dependerão da natureza dessas atividades que serão aprovadas e validadas pelo responsável da unidade curricular e que deverão estar no âmbito do curso.

Ao longo do seu percurso formativo, os estudantes poderão participar em diferentes atividades enriquecendo a sua formação e desenvolvendo as suas competências, tirando partido do conjunto de oportunidades formativas e de desenvolvimento disponibilizados.

Bibliografia Obrigatória

Wikipedia; https://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio
G. Alvarenga e Z. Araujo; chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.fcc.org.br%2Fpesquisa%2Fpublicacoes%2Feae%2Farquivos%2F1281%2F1281.pdf&clen=144312&chunk=true

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Acompanhamento Tutorial sem obrigatoriedade de assiduidade


1. Esta unidade curricular (UC) enquadra-se em ambos os ramos do curso de Licenciatura em Engenharia Informática (Informática de Gestão e Engenharia de Software). Daqui por diante a designação “Curso” denotará o ramo do curso de Licenciatura em Engenharia Informática em que o aluno interessado está inscrito.
2. Cada portefólio individual, de cada aluno, poderá conter um máximo de 6 itens.
3. Cada item do portefólio será designado daqui por diante por “atividade”, sendo caracterizado por uma temática, uma duração, um tipo e um responsável.
4. Cada atividade:
a. Não pode contar, parcial ou totalmente, para a avaliação de outra UC do curso;
b. Tem de ser aceite, antes ou depois da sua realização, pelo responsável da UC;
c. É analisada, com vista a ser aceite, em termos da sua relevância, a qual depende do tipo de atividade, do seu enquadramento e da sua temática;
d. Pode ser realizada sob a responsabilidade de um docente da EST-Setúbal, a qual se concretiza na criação, organização, acompanhamento ou mero aval da atividade; alternativamente pode ser o aluno a assumir a responsabilidade da atividade de forma autónoma;
e. Terá de ser registada, após a realização, no sistema de informação de suporte à UC, indicando o tempo de realização, o responsável, e os elementos comprovativos da realização da mesma.
5. A temática das atividades deve ser afim a uma ou mais áreas do curso.
6. A duração do conjunto de atividades deverá ascender a 162 horas de trabalho individual realizado pelo aluno interessado. Em trabalhos de grupo terá de ser identificado, e apresentado no registo de realização, o tempo de intervenção específico do aluno em causa.
7. Sem prejuízo de ser analisada a relevância de todos os tipos de atividade, consideram-se particularmente relevantes os seguintes tipos de atividade:
a. Participação em projetos de investigação, desenvolvimento ou de prestação de serviços, com ou sem a colaboração de entidades externas à EST-Setúbal;
b. Participação em seminários ou cursos breves;
c. Desenvolvimento de produtos;
d. Publicação de artigos de I&D em conferências ou revistas científicas;
e. Participação em iniciativas de relevância social.
8. A classificação de cada atividade individual está sujeita à entrega de um comprovativo da sua validade, o qual poderá consistir no aval de um docente, de um responsável externo pela atividade ou do próprio aluno, caso em que a avaliação terá de ser realizada por um avaliador nomeado para o efeito pelo responsável da UC.
9. A classificação de cada atividade pode ser proposta na altura da entrega/registo mas carece de confirmação pelo corpo docente da UC, resultando num valor oficial igual ou diferente do proposto, numa escala de 0 a 5, em que 0 representa a ausência de valor atividade e 5 representa o reconhecimento da excelência da mesma.
10. A classificação final obtida na UC será a média, ponderada pela duração respetiva, das classificações atribuídas às atividades individuais.
11. A apresentação do portefólio à avaliação sem ter sido preenchida a totalidade desta duração é possível, mas o valor das horas em falta será zero, contando dessa forma para a média ponderada.
12. Independentemente da data de realização das atividades registadas no contexto da UC, a sua avaliação é realizada apenas no semestre em que mesma decorre, no plano curricular do curso.
13. A interação dos alunos do curso com o corpo docente desta UC é realizada essencialmente via Moodle.
14. Existem no Moodle da UC links para
a. A apresentação de propostas de atividades de portefólio, bem como associação à atividade de um aluno e/ou docente responsável;
b. O registo de realização/conclusão das mesmas, incluindo a entrega de comprovativos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho de campo 162,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Processo Normal

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação final obtida na UC será a média, ponderada pela duração respetiva, das classificações atribuídas às atividades individuais, sendo cada uma delas classificada na escala 0-5. A classificação final será determinada na escala 0-20.

Nota Final = (4∑_(k=1)^n▒v_k d_k)/(max⁡{∑▒d_k ,162}), em que n é o número de atividades, ck a classificação da atividade k e dk a sua duração.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-04-27 às 11:43:21