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Estatística para a Saúde

Código: LTB21005     Sigla: ES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2223/course/view.php?id=1782
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTB 81 Plano de Estudos 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dina Maria Morgado Salvador Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 4,00
Dina Maria Morgado Salvador 4,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 8,00
Dina Maria Morgado Salvador 8,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

- Aplicar técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados 

- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simples

- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade

- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais

- Saber construir e interpretar estimadores pontuais e intervalos de confiança

- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses paramétrico adequado

- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses não paramétrico adequado

Resultados de aprendizagem e competências

Aplicar conhecimentos e utilizar ferramentas básicas de Estatística, como sejam técnicas e metodologias no tratamento de dados, e que permitam ao aluno desenvolver a capacidade de análise e raciocínio para determinados fenómenos, nomeadamente no âmbito da Tecnologia Biomédica.

Com a utilização de software estatístico pretende-se proporcionar maior rapidez na resolução de problemas e comparação de soluções, permitindo deste modo utilizar a Estatística como uma ferramenta eficaz na resposta de diversos problemas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos ao nível de matemática do 12º ano e noções básicas de cálculo integral.

Programa








 


1.     ESTATÍSTICA DESCRITIVA


1.1.   Conceitos básicos. Dados qualitativos e quantitativos. Organização e interpretação de dados.


1.2.   Medidas de localização e dispersão.


2.     REGRESSÃO LINEAR SIMPLES


2.1.   Reta de Regressão. Método dos mínimos quadrados.


2.2.   Coeficiente de correlação amostral.


2.3.   Análise Elementar de Resíduos


3.     DISTRIBUIÇÕES TEÓRICAS


3.1.   Noção de variável aleatória. Função de distribuição.


3.2.   Distribuições teóricas discretas e contínuas.


4.     ELEMENTOS DA TEORIA DA AMOSTRAGEM


4.1.   Métodos de Amostragem. Diferentes tipos de estudos epidemiológicos utilizados na área da saúde.


4.2.   Algumas Distribuições Amostrais


5.     ELEMENTOS DA TEORIA DA ESTIMAÇÃO


5.1.   Estimação Pontual


5.2.   Estimação por Intervalos


5.2.1.Intervalo de confiança para a média da população


5.2.2.Intervalo de confiança para a proporção da população


5.2.3.Intervalo de confiança para a variância da população


5.2.4.Intervalo de confiança para a diferença de médias de duas populações


5.2.5.Intervalo de confiança para a diferença de proporções de duas populações


5.2.6.Intervalo de confiança para a razão de variâncias de duas populações


5.3.   Aplicação de casos práticos na área da saúde.


6.     TESTES DE HIPÓTESES PARAMÉTRICOS


6.1.   Caraterização de um teste de hipóteses


6.1.1.Hipótese Nula. Hipótese Alternativa


6.1.2.Estatística de Teste. Região Crítica e Regra de Decisão. Erros de 1ª e 2ª Espécie. Interpretação do p-value


6.2.   Testes de Hipóteses


6.2.1.Teste de Hipóteses para a média da população


6.2.2.Teste de Hipóteses para a proporção da população


6.2.3.Teste de Hipóteses para a variância da população


6.2.4.Testes de Hipóteses para a diferença de médias de duas populações, para amostras independentes e para amostras emparelhadas


6.2.5.Teste de Hipóteses para a diferença de proporções de duas populações


6.2.6.Teste de Hipóteses para a razão de variâncias de duas populações


6.3.   Aplicação de casos práticos na área da saúde.


7.     TESTES DE HIPÓTESES NÃO PARAMÉTRICOS


7.1.   Testes de ajustamento: Teste do Qui-Quadrado e Teste do Kolmogorov-Smirnov


7.2.   Teste do Qui-Quadrado para a Independência


7.3.   Teste de Wilcoxon


7.4.   Teste de Mann-Whitney


7.5.   Aplicação de casos práticos na área da saúde.


Bibliografia Obrigatória

Cunha, Gilda; Estatística aplicada às ciências e tecnologias da saúde, Lisboa: Lidel, 2007. ISBN: 978-972-757-412-4
Douglas C. Montgomery, George C. Runger; Applied statistics and probability for engineers, John Wiley & Sons, 1999. ISBN: 0-471-17027-5
Jerrold H. Zar; Biostatistical analysis, Upper Daddle River : Prentice Hall, 1999. ISBN: 0-13-081542-X
Murteira, B.; Antunes, M; Probabilidades e Estatística, Lisboa: Escolar, 2012. ISBN: 978-972-592-359-7
Murteira, B.; Ribeiro, C. S.; Andrade e Silva, J.; Pimenta, C.; Introdução à Estatística, Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725924686
Stanton A. Glantz; Primer of Biostatistics, New York : MacGraw-Hill, 1981. ISBN: 0-07-024268-2
Wayne W. Daniel; Biostatistics : a foundation for analysis in the health sciences, John Wiley & Sons, 1999. ISBN: 0-471-16386-4

Bibliografia Complementar

André, J; Probabilidades e Estatística para Engenharia, Lidel, 2018. ISBN: 9789897522703
Galvão de Melo, F.; Probabilidades e Estatística: conceitos e métodos fundamentais, Escolar Editora. ISBN: 9789725921104
Graça, M. E; Introdução às Probabilidades e Estatística,, Universidade Aberta. ISBN: 9789726742708
Murteira, B; Análise Exploratória de Dados: Estatística Descritiva, MacGraw-Hill. ISBN: 9789729241253
Reis, E. .[et al.]; Estatística Aplicada - Volume I e II,, Edições Sílabo, 2001. ISBN: 9789895611836, 9789726189862

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas são apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos do programa da Unidade Curricular. São também apresentados alguns exemplos sobre os tópicos abordados. Neste tipo de aulas, os alunos deverão adquirir uma visão global dos temas e das suas interligações, acompanhada de uma formulação correta e objetiva das definições apresentadas. As aulas teórico-práticas funcionam de forma presencial.

Nas aulas práticas/laboratoriais, os alunos realizam, sob a orientação do docente, um conjunto de exercícios, com vista a assimilação da matéria. Sempre que possível, resolver-se-á exercícios com recurso ao EXCEL e/ou R. As aulas práticas/laboratoriais funcionam de forma presencial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Teste 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 75,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Não havendo indicação em contrário por parte dos órgãos competentes, os testes e exames serão em modo presencial.

O aproveitamento à Unidade Curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua e Avaliação por Exames.

 

Avaliação Contínua  

A avaliação contínua terá por base a realização de 2 Testes e 2 Trabalhos. As classificações dos testes e dos trabalhos são arredondadas às décimas.

 

Os trabalhos são em grupo e correspondem à análise de um conjunto de dados com recurso ao EXCEL e/ou R e à elaboração de um relatório. Será solicitada a apresentação oral dos trabalhos e a nota final desses trabalhos será a classificação final dessa apresentação. A não realização de algum dos trabalhos dentro dos prazos estabelecidos significa uma classificação de zero valores nesse trabalho. A não realização da apresentação oral do trabalho também significa uma classificação de zero valores nesse trabalho.

 

Designando por MT a média das classificações dos 2 testes e por MTrab a média das classificações dos 2 trabalhos, a classificação final (CF) será o seguinte valor:

 

CF = 0.75×MT+0.25×MTrab

 

As condições de aprovação na avaliação contínua são as seguintes:

  • Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 10 valores e inferior a 18 valores, o aluno é aprovado com essa nota final, desde que a classificação em ambos os testes tenha sido maior ou igual a 6.5 valores;
  • Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 18 valores, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.

 

Se o aluno obtiver pelo menos 9.0 valores num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 6.5 valores ou CF (arredondado às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame da Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o aluno tenha faltado ou desistido).

Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota. Não há a possibilidade de recuperar trabalhos.

Avaliação por Exames

A avaliação por exames tem por base a realização de um exame, cujas condições de aprovação são as seguintes:

  • Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);
  • Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17


CF = Nota de Exame

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua  

  • Classificação Final  = 0.75×Média Testes +0.25×Média Trabalhos

 

Avaliação por Exames

  • Classificação Final = Nota de Exame

Melhoria de classificação

De acordo com o Artigo 11.º, do Regulamento das Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS, a melhoria de classificação poderá ocorrer no ano letivo de inscrição, na época de recurso, ou no ano letivo seguinte ao de aprovação, em qualquer das épocas de avaliação por exame, à exceção da época especial.
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