Código: | LTB22002 | Sigla: | DMED1 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Biomédicas e da Vida |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologia Biomédica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LTB | 45 | Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Hélder Manuel Ferreira Utacílio Bértolo | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 4,00 |
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria | 4,00 | ||
Hélder Manuel Ferreira Utacílio Bértolo | 4,00 |
Tem como objectivo a instrução dos discentes nos vários tipos de dispositivos médicos. Visa a contemplação dos dispositivos médicos como forma de diagnostico, prevenção e tratamento. Introduzem-se conceitos e que permitam o desenvolvimento de futuras aplicações.
Os conteúdos leccionados permitem a compreensão desde a base física, passando pela concepção da técnica e concepção do aparelho. Deste modo poderá compreender melhor quais as limitações e desenvolver um espírito crítico em termos de futuras melhorias nas varias áreas dos dispositivos médicos.
O estudante obterá informação acerca de todos os tipos de dispositivos existente neste momento em clinicas e hospitais
1. Introdução aos dispositivos médicos e Conceitos Gerais
Tipos de dispositivo. Classificação dos Dispositivos Médicos quanto à classe de risco
2. Aspectos Regulamentares
3. Vigilância de Dispositivos Médicos
4. Introdução a dispositivos médicos comuns
4.1. Dispositivos implantáveis
4.2. Dispositivos cirúrgicos
4.3. Dispositivos absorvíveis
4.4. Dispositivos de suporte à vida
4.5. Dispositivos de diagnóstico
4.6. Dispositivos de monitorização
4.7 Dispositivos de prevenção
5. Considerações éticas
Tem como objectivo o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender a base física, o funcionamento e potenciais limitações e erros associados aos vários dispositivos médicos bem como a sua correcta utilização. A matéria será exposta teoricamente nas aulas. A plataforma de e-learning Moodle será utilizada de forma como forma de comunicar os conteúdos e estabelecer mais uma ponte que poderá ser utilizada por todos os estudantes.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
Elaboração de projeto | 4,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 4,00 |
Total: | 162,00 |