Código Oficial: | M877 |
Sigla: | MEBQ |
This curricular unit aims to deepen and consolidate the knowledge about the mass, heat and momentum transfer acquired during the undergraduate studies. It is intended that students understand the general equations of conservation, knowing how to apply the various methods for the simplification of these equations, adapting them to different processes and conditions in the industry.
Students must also learn to solve more complex forms of these equations using numerical methods.
Outline the key drivers of the search for alternative energy technologies and the policy and legislative frameworks.
Identify and describe energy scenarios and models.
Outline the main emerging technologies.
Explain advantages and disadvantages of different future energy technologies.
Describe the physical and chemical structures of biomass and their potential use for production of bioenergy, biomaterials and biochemicals.
Identify and describe biomass resources, their occurrence and application in a biorefinery concept.
Outline the principles of a biorefinery including chemical, biological and thermo-chemical conversion methods.
Present the idea of applying hydrogen as an energy carrier.
Describe the mode of operation of a fuel cell as well as the function of the individual components.
Understand and present the differences in function and application of different types of fuel cells.
The objectives of the Biocatalysis and Bioremediation curriculum unit are:
Consolidate knowledge about biological catalysis, understanding its fundamental principles and applications in non-aqueous environments such as organic solvents, supercritical fluids, and solid-solid systems.
Identify and provide practical examples of biocatalysis in unconventional environments, demonstrating a comprehensive understanding of the potential applications and limitations of these processes.
Analyze the strategies and advantages of using microorganisms in environmental contamination resolution, considering the different types of pollutants present and the most effective remediation methods.
Develop skills to assess and select appropriate biotechnological approaches to solving specific environmental contamination problems, considering the environmental, economic, and social impacts involved.
Students should be able to:
Pretende-se que os estudantes adquiram competências na área da eletroquímica industrial relativas à produção de diversos produtos químicos e tratamento de efluentes perigosos, recorrendo a várias ferramentas e técnicas eletroquímicas. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam conhecimentos que permitam a atualização e o progresso nas áreas de aplicação da eletroquímica industrial.
No final desta UC, os estudantes deverão enriquecer os conhecimentos na área de processos de separação. Para além disso, esta UC pretende preparar os alunos para a seleção, análise e projeto de processos de separação importantes na indústria, com especial ênfase nas operações de separação com membranas e processos de sorção/adsorção.
É esperado que no final do semestre o estudante conheça e compreenda os conceitos e os princípios fundamentais da gestão e entenda as várias áreas funcionais das organizações e as relações existentes entre elas de modo a potenciar um adequado desenvolvimento organizacional. Esta UC visa, ainda, preparar o estudante para uma eventual criação e gestão da sua própria empresa.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências na área da engenharia genética aplicada à produção de proteínas recombinantes em procariontes e eucariontes, recorrendo a várias ferramentas e técnicas da tecnologia do DNA recombinante e de outras abordagens moleculares e análise in silico e suas aplicações. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam conhecimentos que permitam a atualização e o progresso na área de aplicação científica da Biotecnologia Molecular.
É esperado que no final do semestre o estudante conheça e compreenda os conceitos e os princípios fundamentais da gestão e entenda as várias áreas funcionais das organizações e as relações existentes entre elas de modo a potenciar um adequado desenvolvimento organizacional. Esta UC visa, ainda, preparar o estudante para uma eventual criação e gestão da sua própria empresa.
Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo que o estudante adquira competências na elaboração de um projeto biotecnológico, incluindo a análise de mercado, a elaboração do diagrama do processo, a determinação de balanços de massa e de energia, a seleção e dimensionamento de equipamento, estimar caudais e características dos efluentes gerados, bem como os pontos de controlo do sistema de instrumentação. O estudante deverá ter noções acerca da realização da análise de viabilidade económica e sensibilidade do projeto e adquirir noções básicas sobre a avaliação de riscos industriais e planeamento de ações para a melhoria das condições de segurança das unidades industriais e das pessoas.