Hidráulica Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Hidráulica e Ambiente |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVD |
8 |
Plano Estudos 2014 |
2 |
- |
7 |
82,5 |
189 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O aluno deverá compreender os conceitos e princípios fundamentais da Mecânica de Fluidos, de relevância para as diferentes aplicações na área da Hidráulica, especificamente no domínio da Engenharia Civil.
Pretende-se que o aluno adquira uma formação básica para a resolução de problemas hidráulicos correntes, nomeadamente no que respeita à hidrostática e aos escoamentos sob pressão. Os alunos devem conseguir identificar problemas cuja complexidade exija o recurso a especialistas de Hidráulica.
Os alunos devem desenvolver as suas competências de organização do trabalho e integração em equipas. É fundamental consolidarem as suas competências no que diz respeito à elaboração de relatórios e é fomentada a sua responsabilização no que respeita ao cumprimento de prazos. Tratando-se de uma ciência de base para um engenheiro civil, os alunos devem assegurar o seu domínio individual das matérias ministradas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos asseguram a cobertura dos objectivos da UC, iniciando-se pela base, com as propriedades dos fluidos e a hidrostática e terminando com a aplicação prática aos circuitos hidráulicos sobre pressão. Em cada tópico, os conteúdos teóricos são ministrados de forma a que o aluno compreenda as hipóteses simplificativas que efectua em cada contexto e a quando as pode efetuar ou não, no sentido de o alertar para a necessidade de, no futuro, investir adicionalmente na sua formação na área ou recorrer a colegas especialistas. Procura-se que os exercícios práticos tenham uma forte ligação à engenharia civil.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Propriedades dos fluidos.
- Hidrostática.
- Hidrocinemática.
- Hidrodinâmica. Estudo Global dos Escoamentos Líquidos.
- Leis de Resistência dos Escoamentos Uniformes.
- Escoamento permanente sob pressão.
- Escoamentos com superfície livre. Regime uniforme. Estreitamento e sobrelevação do fundo do canal. Estabelecimento de hipóteses. Cálculo do andamento de curvas de regolfo. Efeito de uma comporta em canal de declive fraco. Ressalto livre e afogado. Cálculo de alturas de escoamento. Cálculo de regolfo com caudal variável. Variação de grandezas hidráulicas. Canal descarregador e ressalto hidráulico submerso.
- Escoamentos por orifícios e descarregadores.
- Escoamentos em meios porosos. Lei de Darcy. Aplicação a várias configurações do terreno.
- Turbomáquinas hidráulicas. Curvas características de bombas. Utilização de diagramas em colina. Alteração das condições iniciais de funcionamento. Alteração da curva característica da instalação. Altura máxima de aspiração.
Bibliografia Obrigatória
Quintela, A.; Hidráulica
Lencastre, A.; Hidráulica Geral
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino assegura que os alunos estão envolvidos na resolução dos exercícios e que procuram uma autonomia crescente, uma vez que apresentam dificuldade também crescente. Este envolvimento é suportado também pela opção de realização da avaliação em quatro testes, ao longo do período letivo, o que permite uma continuidade do trabalho. A componente prática é fortemente suportada pelo envolvimento em atividades em laboratório, quer com o docente, quer autonomamente, para realização dos trabalhos práticos. Fomenta-se a organização do trabalho e integração em equipas através da realização de trabalhos de grupo. A responsabilização dos alunos é fomentada no que respeita ao cumprimento de prazos de entrega dos trabalhos, uma vez que se penalizam as entregas fora de prazo. A qualidade do trabalho é transmitida aos alunos não apenas pela nota final, mas disponibiliza-se uma lista das qualidades e oportunidades de melhoria que se verificaram nos trabalhos. O domínio individual das matérias ministradas é avaliado com base no exame individual e na prova oral para notas superiores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = 0,2 Teste 1 + 0,2 Teste 2 + 0,2 Teste 3 + 0,2 Teste 4 + 0,1 avaliação em sala de aula +0,1 trabalhos laboratório
ou
Classificação final = 100% exame final