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Biologia Geral

Código: BIOT147     Sigla: BG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 76 Plano Estudos 2015 1 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sónia Alexandra Paiva dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Sónia Alexandra Paiva dos Santos 1,50
Ensino Prático e Laboratorial Totais 6 9,00
Natália Maria Ferreira Rebelo de Melo Osório 7,50
Sónia Alexandra Paiva dos Santos 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final da unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham a capacidade de: a) Compreender os princípios da classificação e a diversidade de organismos vivos. b) Detalhar aspetos estruturais e funcionais de biologia celular. c) Distinguir os princípios básicos do metabolismo das células vegetais e animais. d) Compreender os fundamentos do controlo da divisão celular e) Entender os fundamentos da hereditariedade f) Dominar técnicas de microscopia ótica e da citoquímica

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente Teórica:
1. Teoria Celular e conceito de Ser Vivo;
2. Organização da célula eucariótica;
3. Organitos particulares;
4. Principais tipos de plastos e respetivas funções;
5. Sistema endomembranar: relações morfofuncionais entre retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomas;
6. O citoesqueleto;
7. Núcleo, Regulação do Ciclo Celular e Apoptose,
8. Células Humanas Especializadas: Fibra muscular, neurónio, gâmetas.

Componente Prática:
1.Observação microscópica de diferentes estruturas e fenómenos; 1.1.Células procariotas e eucariotas, plastos: Cloroplastos de reserva, Movimentos brownianos, 1.2.Fenómenos de Transporte membranar; 1.3.Paredes celulares vegetais e técnicas de marcação; 1.4.Cromossomas e mitose; 2. Extração, separação e quantificação de pigmentos fotossintéticos; 3. Culturas celulares in vitro.

Bibliografia Obrigatória

Azevedo, C., Sunkel, C.E. ; Biologia molecular e celular, 2012
Hardin, J., Bertoni, G., Kleinsmith, L.J. ; Becker’s the World of the Cell, Ed. Pearson/The Benjamin Cummings , 2017
Campbell, N.A., Urry, L.A., Cain, M.L., Wasserman, S.A., Minorsky, P .V., Reece, J. B.; Biology: A Global Approach., 2018
Sadava, D.E., Hillis, D.M., Heller, H.C., Berenbaum, M.; Life: The Science of Biology, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino assentam no método expositivo-participativo, na componente teórica, com recursos a meios audiovisuais e a momentos de discussão em turma. A componente prática é de carácter laboratorial, assentando no recurso ao método experimental.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 85,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

EaD - Sem assiduidade obrigatória
Ensino presencial - Assiduidade obrigatória (80%)

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:

CF = 42,5% Teste 1 + 42,5% Teste 2 + 15% Trabalho (O Trabalho é o conjunto de seis registos, comentados e analisados, resultantes das atividades práticas laboratoriais realizadas em grupo de 3 a 4 estudantes). 

Exame (todas as épocas):

CF = 85% Exame + 15% Trabalho

A nota obtida em Exame tem de ser superior a 9,5 valores.

Fundamentação do regime de exceção (100% Exame não aplicável):

De acordo com a ficha da UC, o objetivo de aprendizagem que fundamenta a aplicação do Regime de Exceção inclui o domínio de técnicas de microscopia ótica e citoquímicas e treino em atividades laboratoriais experimentais para manipulação de amostras biológicas.

De acordo com a ficha da UC, as competências a adquirir que fundamentam a aplicação do Regime de Exceção são as seguintes:

  1. O estudante deve conseguir aplicar os conhecimentos teóricos em contexto laboratorial.
  2. O estudante deve saber trabalhar com equipamentos que permitam a observação e estudo das características dos organismos, tais como microscópio e lupa binocular; aplicar técnicas de coloração e manipular organismos ou amostras obtidas de organismos.

Justificação para a aplicação do regime de exceção:

As atividades práticas a desenvolver na UC Biologia Geral visam a aquisição de competências laboratoriais, aplicações práticas e interpretação dos resultados. As competências técnicas associadas à execução destas experiências implicam o envolvimento presencial do estudante e uma avaliação contínua das aprendizagens através da realização de registos sobre as atividades experimentais.


Perante uma situação de fraude, suspeita ou comprovada, em regime presencial ou online, durante um processo de avaliação, serão aplicadas as medidas preconizadas no Despacho n.º 40/Presidente/2021.

Todos os elementos de avaliação realizados online decorrem obrigatoriamente com ligação simultânea através da plataforma zoom ou Teams e com câmara e microfone ligados. Caso constrário, será considerado como ausência.

Nos exames online haverá prova oral, sempre que a classificação seja superior a 9.5, para validação do resultado obtido.

Melhoria de classificação

de acordo com Regulamento das Atividades Académicas.
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