Código Oficial: | M877 |
Sigla: | MEBQ |
Nesta unidade curricular pretende-se fazer o aprofundamento e consolidação dos conhecimentos de transferência de massa, de calor e de momento adquiridos durante a licenciatura. Pretende-se que os estudantes compreendam as equações gerais da conservação, sabendo aplicar os diversos métodos para a simplicação dessas equações, adequando-as a diversos processos e condições existentes na indústria.
Dar competências na utilização de ferramentas informáticas de simulação no dimensionamento e projeto de equipamentos e processos químicos/biotecnológicos
Enumerar as principais motivações na procura de tecnologias alternativas de energia no contexto das políticas energéticas e dos quadros legislativos.
Identificar e descrever cenários e modelos de energia.
Enumerar as principais tecnologias emergentes.
Explicar as vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias energéticas do futuro.
Descrever as estruturas físicas e químicas da biomassa e seu uso potencial para a produção de bioenergia, biomateriais e bioquímicos.
Identificar e descrever os recursos de biomassa, sua ocorrência e aplicação num conceito de biorrefinaria.
Enumerar os conceitos fundamentais na conceção duma biorrefinaria, nomeadamente métodos de conversão biológica, química e termoquímica.
Saber aplicar o hidrogénio como vetor de energia.
Descrever o modo de funcionamento de uma célula de combustível, bem como a função dos componentes individuais.
Compreender e apresentar as diferenças na função e aplicação de diferentes tipos de células de combustível.Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos aprofundados de catálise biológica e saibam dar exemplos de biocatálise em meios não convencionais, como solventes orgânicos e fluidos supercríticos e meios sólido-sólido. Pretende-se também que os estudantes conheçam as estratégias e as vantagens do uso de microrganismos para resolver contaminações ambientais e tendo em conta os poluentes em causa.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
É esperado que no final do semestre o estudante conheça e compreenda os conceitos e os princípios fundamentais da gestão e entenda as várias áreas funcionais das organizações e as relações existentes entre elas de modo a potenciar um adequado desenvolvimento organizacional. Esta UC visa, ainda, preparar o estudante para uma eventual criação e gestão da sua própria empresa.
Esta unidade curricular tem por objetivo que o estudante adquira competências na elaboração de um projeto de engenharia química, como a elaboração do diagrama do processo, a determinação de balanços de massa e de energia, a seleção e dimensionamento de equipamento, estimativa de caudais e características dos efluentes gerados, bem como os pontos de controlo do sistema de instrumentação. O estudante deverá ser igualmente capaz de realizar a análise de viabilidade económica e sensibilidade do projeto que elaborou e adquirir noções básicas sobre a avaliação de riscos industriais e planeamento de ações para a melhoria das condições de segurança das unidades industriais e das pessoas.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências na área da engenharia genética aplicada à produção de proteínas recombinantes em procariontes e eucariontes, recorrendo a várias ferramentas e técnicas da tecnologia do DNA recombinante e de outras abordagens moleculares e análise in silico e suas aplicações. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam conhecimentos que permitam a atualização e o progresso na área de aplicação científica da Biotecnologia Molecular.
Proporcionar aos estudantes uma formação integrada da tecnologia de células e tecidos, com base em conceitos fundamentais de Biologia Celular e Molecular, Genética, Imunologia e bioprocesso/bioengenharia, com aplicações na Medicina Humana e Veterinária.
É esperado que no final do semestre o estudante conheça e compreenda os conceitos e os princípios fundamentais da gestão e entenda as várias áreas funcionais das organizações e as relações existentes entre elas de modo a potenciar um adequado desenvolvimento organizacional. Esta UC visa, ainda, preparar o estudante para uma eventual criação e gestão da sua própria empresa.
Esta unidade curricular tem por objetivo que o estudante adquira competências na elaboração de um projeto biotecnológico, como a elaboração do diagrama do processo, a determinação de balanços de massa e de energia, a seleção e dimensionamento de equipamento, estimar caudais e características dos efluentes gerados, bem como os pontos de controlo do sistema de instrumentação. O estudante deverá ser igualmente capaz de realizar a análise de viabilidade económica e sensibilidade do projeto que elaborou e adquirir noções básicas sobre a avaliação de riscos industriais e planeamento de ações para a melhoria das condições de segurança das unidades industriais e das pessoas.