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Laboratórios IVB

Código: BIOT156     Sigla: Lab IVB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 41 Plano Estudos 2015 2 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Manuela Amarelo dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Prático e Laboratorial: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 9,00
Carla Manuela Amarelo dos Santos 6,00
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular.

Pretende-se que, nesta unidade curricular, o aluno adquira as seguintes competências:

- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.

- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais da Bioquímica, Biologia, Fenómenos de transferência e Métodos Instrumentais de Análise.

- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.

- Manipular material e equipamento específico utilizado na realização das experiências.

- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.

- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Laboratório IVB é constituída por um conjunto de trabalhos laboratoriais que consistem na aplicação de conhecimentos a adquirir nas unidades curriculares de Processos de Separação IB, Fenómenos de Transferência II e Biologia Molecular e Celular.

1. Determinação de Coeficientes de transferência de massa e velocidade de transferência entre as fases Gás-Líquido e Sólido-Líquido.
2. Análise granulométrica; Determinação da velocidade de sedimentação em dois fluidos diferentes;
3. Determinação da resistência específica do meio filtrante, da resistência do bolo e do coeficiente de compressibilidade.
4. Curva de crescimento bacteriano em meio de cultura líquido e contagem das UFC/ml.
5.Extracção do ADN. Purificação de ADN plasmídico. Análise de ADN pela técnica de eletroforese em gel de agarose.

Bibliografia Obrigatória

C. Azevedo e C.E. Sunkel; Biologia Celular e Molecular, Lidel, 2005. ISBN: 9789727576920
C. J. Geankoplis; Transport Processes and Unit Operations, Pearson Education Limited, 2013. ISBN: 9781292026022

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de trabalhos práticos relativos aos conteúdos do programa de diversas unidades curriculares. A sua realização é precedida por uma discussão dos princípios científicos e procedimentos subjacentes ao trabalho a realizar. Os alunos deverão preparar o trabalho laboratorial, colocando as anotações necessárias, no procedimento experimental e cálculos a efetuar no caderno laboratorial individual (obrigatório). Na semana seguinte, os alunos apresentam os resultados, os cálculos e a discussão atualizada no caderno laboratorial.
Em regime de ensino à distância, as aulas serão realizadas por videoconferência, sempre que seja possível, explicativas do procedimento de cada trabalho prático proposto no guia ou em alternativa uma apresentação do procedimento em powerpoint comentado. As dúvidas dos alunos serão colocadas no fórum do Teams. Serão disponibilizados no Moodle apresentações com explicação das técnicas utilizadas nos trabalhos práticos propostos, fotografias do equipamento, reagentes e material do laboratório necessários à realização dos trabalhos e ainda links para vídeos do youtube demonstrativos de algumas técnicas de laboratório biotecnológico.
Do total das aulas previstas 40% das aulas deverão ser lecionadas em regime presencial, assim que as condições de Pandemia o permitam, para que os alunos treinem as técnicas básicas utilizadas em biotecnologia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Assiduidade obrigatória como condição de acesso a avaliação contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

Mini-Testes individuais (6) por moodle ou teams (20%); Construção de um caderno de laboratório individual (20%); Realização de 1 relatório completo (15%), 2 relatórios simples (10% cada) e um Poster (15%) técnico-cientifico em grupo a submeter no moodle com discussão ou apresentação oral por videoconferência. Desempenho nas  aulas presenciais (6 aulas) em laboratório (10%), assim que as condições de desconfinamento o permitam, para que os alunos treinem as técnicas básicas utilizadas em biotecnologia.

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