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Projeto Biotecnológico

Código: MEBQB14     Sigla: PB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia
OFICIAL Processos em Engenharia Química
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 16 Plano Estudos 2015 2 - 12 82,5 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tiago Bruno Pereira Soares Ferreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 5,00
Seminário: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 5,00
Tiago Bruno Pereira Soares Ferreira 5,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objetivo que o estudante adquira competências na elaboração de um projeto biotecnológico, como a elaboração do diagrama do processo, a determinação de balanços de massa e de energia, a seleção e dimensionamento de equipamento, estimar caudais e características dos efluentes gerados, bem como os pontos de controlo do sistema de instrumentação. O estudante deverá ser igualmente capaz de realizar a análise de viabilidade económica e sensibilidade do projeto que elaborou e adquirir noções básicas sobre a avaliação de riscos industriais e planeamento de ações para a melhoria das condições de segurança das unidades industriais e das pessoas.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Seminários:

  1. Seminários.

1.1 Análise da viabilidade económico-financeira do projeto e da respetiva rentabilidade esperada, incluindo a identificação dos parâmetros críticos para a rentabilidade do investimento e análise de sensibilidade da rentabilidade à sua variação, concluindo com o grau de risco do projeto em função desta análise.

1.2 Higiene industrial baseada na avaliação da qualidade do ar interior e das condições de trabalho. Princípios básicos de ventilação. Boas práticas.

1.3 Gestão da segurança, prevenção e emergência. Modelos de avaliação de riscos (FMEA, HAZOP, etc.). Plano de emergência.

 

Aulas Teórico-Práticas:

  1. Análise de mercado, estudo e fixação de capacidade de unidade produtiva, seleção do local para implantação da fábrica.
  2. Pesquisa bibliográfica com comparação crítica das tecnologias de fabrico e seleção metodológica.

3.1 Licenciamento e transferência de tecnologia na Indústria Química/biotecnológica.

3.2 Patentes.

  1. Elaboração do diagrama do processo e Layout da instalação fabril.

4.1 Balanço de massa preliminar e fluxograma de blocos do processo.

4.2 Balanço de massa e de energia combinados, utilizando simuladores comerciais.

4.3 Memorial de cálculo.

4.4 Dimensionamento de Equipamentos.

4.5 Troubleshooting em instalações.

5. Análise da viabilidade económico-financeira do projeto e da respetiva rentabilidade.

 

Bibliografia Obrigatória

M.S. Peters and K.D Timmerhaus; Plant design and Economics for Chemical Engineers, Ed. Mc. Graw-Hill, 2004
R. Landau and A.S. Cohan ; The Chemical Plant - From Process Selection to Commercial Operation, Reinhold Pub. Corp., N.Y
Perry & Chilton ; Chemical Engineer’s Handbook, Ed. Mc. Graw-Hill, N.Y.
B. Atkinson, F. Mavituna; Biochemical Engineering and Biotechnology Handbook, Stockton Press
S.E. Manaham; Toxicological Chemistry, Lewis Publishers Inc., USA
Sérgio Miguel; Manual de Higiene e Segurança no Trabalho, Porto Editora, Ltd
J.R. Welker, C. Springle; Safety, health and loss prevention in chemical processes, The Centre for Chemical Process Safety of the American Institute of Chemical Engineers, N.Y.
Roger L. Brauer; Safety and Health for Engineers, John Wiley & Sons, Inc
F.P. Lees; Loss Prevention in the Process Industries (3 vols.), Butterworths, Londres
P.A. Carson & C.J. Mumford; The Safe Handling of Chemicals in Industry, Vol. 3, Longman Group Ltd.
D.A. Crowl, J.F. Louvar; Chemical Process Safety, Prentice Hall International Series in the Physical and Chemical Engineering Sciences.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas (TP) os conceitos fundamentais são lecionados por exposição (recorrendo a meios audiovisuais) e à apresentação de estudos de casos, para exemplificação de algumas situações. Adicionalmente, estas aulas serão usadas para o acompanhamento do projeto de cada grupo e esclarecimento de dúvidas específicas sobre cada projeto. Nesta unidade curricular serão ainda realizados seminários sobre temáticas específicas de relevo, preferencialmente apresentados por especialistas. Esta UC apenas terá avaliação contínua e será efetuada com base num projeto de uma indústria de biotecnologia, que será elaborado em grupos de 3 a 4 estudantes. A avaliação final ocorrerá por duas vertentes:

- 30% da avaliação será efetuada tendo por base o desempenho de cada elemento ao longo do semestre. Esta avaliação terá por base várias vertentes, tais como, aplicação dos conhecimentos adquiridos na UC e noutras UCs essenciais para o projeto em causa, desempenho na resolução de problemas, contribuição individual de cada elemento do grupo, entre outros.

- 70% da avaliação terá por base a apresentação do projeto, a discussão oral deste e a qualidade do projeto apresentado. Esta parte da avaliação resulta da avaliação conjunta do responsável da UC e outros docentes que lecionem a UC.

Software

SuperPro Designer

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 181,50
Frequência das aulas 82,50
Estudo autónomo 60,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Não Aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 30% desempenho + 70% projeto

Em termos da avaliação individual dos trabalhos em grupo, indica-se que:
- Mesmo tendo assinado o trabalho, pode ser atribuída uma classificação nula ao aluno que não se apresente na apresentação e discussão oral do mesmo, ou outras consideradas relevantes pelo RUC.
- Poderá ser atribuida classificação distinta a alunos do mesmo grupo, tendo por base o desempenho de cada elemento ao longo do semestre e a apresentação e a discussão oral do projeto, considerando o domínio dos conteúdos dos trabalhos realizados.

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