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Higiene e Segurança nos Laboratórios

Código: TLQB005     Sigla: HSL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Segurança e higiene no trabalho

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 27 Plano Estudos 2015 1 - 4 30 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Alexandra Galamba Duarte Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Gabriela de Lurdes Martins da Silva 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deverá ficar apto a:

Identificar os riscos existentes no laboratório e conhecer os procedimentos gerais de segurança;
Conhecer a organização dos serviços de
segurança, higiene e saúde no trabalho no laboratório;
Reconhecer acidentes de trabalho e doenças profissionais;
Conhecer e interpretar alguma legislação aplicável à higiene e segurança no trabalho no laboratório;
Identificar e utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivos e as suas aplicações específicas

Resultados de aprendizagem e competências

N/A

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. Introdução: Higiene e Segurança no Trabalho.
2. Riscos que rodeiam o Local de Trabalho
3. Organização dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
4. Acidentes em Serviço e Doenças Profissionais
5. Riscos em Laboratório e Procedimentos Gerais de Segurança
6. Caracterização de Produtos Químicos, manuseamento de Produtos Químicos Perigosos e seu armazenamento.
7. Gestão de Resíduos Perigosos
8. Ergonomia.
9. Planeamento de um Laboratório Seguro.
10. Boas Práticas de Laboratório.

Bibliografia Obrigatória

Keith Furr, ; Handbook of Laboratory Safety, 5ª edição, 2000
R. Scott Stricoff and Douglas B. Walters, ; Handbook of Laboratory Health and Safety, 2ª edição, 1995
*; Safety Sense: A Laboratory Guide, 2001
Robert Alaimo; Handbook of Chemical Health and Safety, 2001
David Goetsch, ; Occupational Safety and Health for Technologists, Engineers, and Managers, , 2001
*; Decreto Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, 2009
*; Decreto-Lei n.º 73/2011 de 17 de junho, 2011
Davis, Diane; Laboartory Safety: A Self Assessment Workbook, 2nd edition, 2016
Alberto Sérgio s. R. Miguel; Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13ª edição, Porto editora, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas-praticas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes e onde os estudantes resolvem os exercícios de forma autónoma.

Avalição Continua (presencial): 0.25*Teste 1 + 0.25*teste 2 + 0.5 trabalho de grupo de 3 ou 4 elementos 

Avaliação Continua  (à distância: plataforma moodle) 0.25*Teste 1 + 0.25*teste 2 + 0.5 trabalho de grupo de 3 ou 4 elementos

Exame: 100% Exame (presencial ou à distância dependendo das indicações do IPS)


No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9.5 valores. A nota final será obtida na prova oral

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 138,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Avalição Continua (presencial): 0.25*Teste 1 + 0.25*teste 2 + 0.5 trabalho de grupo de 3 ou 4 elementos 

Avaliação Continua  (à distância: plataforma moodle) 0.25*Teste 1 + 0.25*teste 2 + 0.5 trabalho de grupo de 3 ou 4 elementos

Exame: 100% Exame (presencial ou à distância dependendo das indicações do IPS)

No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9.5 valores. A nota final será obtida na prova oral
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