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Métodos Computacionais

Código: BIOT170     Sigla: MC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática e Informática

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 88 Plano Estudos 2015 1 - 4 45 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Raquel Feliciano Barreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 4 10,00
Ana Maria Calado Meireles Martins 1,67
Maria Raquel Feliciano Barreira 1,67
Maria de Fátima da Costa Pereira 3,33
Dolores de Fátima da Silva Oliveira Santos 3,33

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o estudante adquira competências de manipulação de folha de cálculo e programação.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:


  • Manipular uma folha de cálculo, tirando proveito das suas múltiplas potencialidades;

  • Aplicar conceitos abstratos de programação a uma linguagem de programação específica;

  • Compreender os princípios básicos de programação, permitindo adaptar-se a novas linguagens de programação;

  • Desenvolver raciocínio lógico;

  • Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Folha de cálculo
Formatação de células, referências, filtros, funções pré-definidas, gráficos e tabelas dinâmicas;

2. Introdução à programação
Constantes, tipos de variáveis, expressões e atribuição de valores, fluxo de execução de instruções, instruções de decisão e de ciclo, entrada e saída de dados, funções;

3. Pseudocódigo
Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, entrada e de saída de dados, estruturas básicas;

4. Programação
Implementação de algoritmos simples;

5. Teoria dos erros
Erro absoluto, erro relativo, propagação de erros.

Bibliografia Obrigatória

Buyens, Jim; Aprender + Programação, McGraw-Hill
Curtis, F; Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem




Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, sempre que possível recorrendo a exemplos de aplicação.


As aulas de laboratório serão dedicadas à resolução de exercícios práticos de implementação que permitam ao estudante praticar os conhecimentos adquiridos.


 


 




Software

Microsoft Excel
R
R Studio

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Por avaliação contínua

  • 40% ER+60%teste, onde ER corresponde a exercícios regulares realizados durante as aulas  (4 ER de peso 10% cada)

Por avaliação final

  • 40% T + 60% Exame, onde T corresponde a trabalhos. Estes trabalhos podem ser substituídos pelas notas obtidas nos correspondentes ER.

Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que, de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a adquirir, o estudante deverá ter uma forte componente prática na utilização das ferramentas informáticas e na construção de pequenas rotinas de programação.

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