Linguagens de Programação II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
28 |
Plano Estudos 2016 |
2 |
- |
5 |
67,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação orientada a objetos. No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e aplicar os fundamentos do paradigma da Programação Orientada a Objetos (POO). - Analisar problemas e desenhar soluções para esses problemas utilizando o paradigma orientadas a objetos - Construir aplicações de software comuns utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. - Desenhar e implementar soluções através do trabalho em equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à programação orientada a objetos: Conceitos fundamentais: Classe e objetos. Estado e atributos. Comportamento e métodos. Troca de Mensagens entre objetos. Encapsulamento de dados e encobrimento da informação. Composição de classes. Herança. Polimorfismo. Classes abstratas. Interfaces. Exceções. Desenho de classes. Acoplamento e coesão 2. Aplicações usando programação orientada a objetos: Entradas e Saídas. Coleções 3. Aplicações baseadas em eventos (event-driven) em ambiente gráfico
Bibliografia Obrigatória
Sierra, Kathy, and Bert Bates.; Head first java, O'Reilly Media, 2020
Bibliografia Complementar
David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java, Pearson Education Limited,, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas-práticas onde serão apresentados exemplos de aplicação da matéria exposta
Aulas Laboratorial destinado ao trabalho práticos.
Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a partir do Moodle, para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
- AVALIAÇÃO CONTINUA:
-
- Avaliação Teórico (AT) - 1 teste.
- Avaliação Laboratorial (AL):
- Projecto Laboratorial (PRO):
- Laboratórios Avaliados (LABAVAL)
- Nota final: AT * 50 % + LABAVAL * 15 % + PRO * 35
- Critério de passagem: Notas final >= 9.5 valores.
- AVALIAÇÃO POR EXAME:
- EXAME
- Projecto Laboratorial (PRO)
- Nota final: EXAME * 60 % + PRO * 40%
- OBS: Os alunos podem optar por fazer um novo projeto ou utilizar o projeto da avaliação continua
- EXAME
- Projecto Laboratorial (PRO)
- Nota final: EXAME * 60 % + PRO * 40%
- OBS: Os alunos podem optar por fazer um novo projeto ou utilizar o último projeto avaliado
Melhoria de classificação
Em época de recurso será possivel melhorar a classificação.
Em melhoria de classificação será proposto sempre um novo projeto.