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Linguagens de Programação II

Código: BINF018     Sigla: LPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 28 Plano Estudos 2016 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Leonardo Gonçalves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
António Leonardo Gonçalves 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Rui Jorge Maris dos Santos 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação orientada a objetos. No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e aplicar os fundamentos do paradigma da Programação Orientada a Objetos (POO). - Analisar problemas e desenhar soluções para esses problemas utilizando o paradigma orientadas a objetos - Construir aplicações de software comuns utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. - Desenhar e implementar soluções através do trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à programação orientada a objetos: Conceitos fundamentais: Classe e objetos. Estado e atributos. Comportamento e métodos. Troca de Mensagens entre objetos. Encapsulamento de dados e encobrimento da informação. Composição de classes. Herança. Polimorfismo. Classes abstratas. Interfaces. Exceções. Desenho de classes. Acoplamento e coesão 2. Aplicações usando programação orientada a objetos: Entradas e Saídas. Coleções 3. Aplicações baseadas em eventos (event-driven) em ambiente gráfico

Bibliografia Obrigatória

Sierra, Kathy, and Bert Bates.; Head first java, O'Reilly Media, 2020

Bibliografia Complementar

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java, Pearson Education Limited,, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas-práticas onde serão  apresentados exemplos de aplicação da matéria exposta

Aulas Laboratorial destinado ao trabalho práticos.

Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a  partir do Moodle,  para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.


 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 35,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência


Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final


  • AVALIAÇÃO CONTINUA:



    1. Avaliação Teórico (AT) -  1 teste. 

    2. Avaliação Laboratorial (AL):


      • Projecto Laboratorial (PRO):




        • grupos de 2 alunos



    3. Laboratórios Avaliados (LABAVAL)




      • 3 Laboratórios Avaliados




  • Nota final: AT * 50 % + LABAVAL * 15 % + PRO * 35

  • Critério de passagem: Notas final >= 9.5 valores.





  • AVALIAÇÃO POR EXAME:


    1. EXAME

    2. Projecto Laboratorial (PRO)




  • Nota final: EXAME * 60 % + PRO * 40%

  • OBS: Os alunos podem optar por fazer um novo projeto ou utilizar o projeto da avaliação continua





  • AVALIAÇÃO POR RECURSO:




    1. EXAME

    2. Projecto Laboratorial (PRO)




  • Nota final: EXAME * 60 % + PRO * 40%

  • OBS: Os alunos podem optar por fazer um novo projeto ou utilizar o último projeto avaliado

Melhoria de classificação

Em época de recurso será possivel melhorar a classificação.
Em melhoria de classificação será proposto sempre um novo projeto.
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