Higiene e Segurança nos Laboratórios
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Segurança e higiene no trabalho |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQB |
31 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
4 |
30 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudante deverá ficar apto a:
Identificar os riscos existentes no laboratório e conhecer os procedimentos gerais de segurança;
Conhecer a organização dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho no laboratório;
Reconhecer acidentes de trabalho e doenças profissionais;
Conhecer e interpretar alguma legislação aplicável à higiene e segurança no trabalho no laboratório;
Identificar e utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivos e as suas aplicações específicas
Resultados de aprendizagem e competências
N/A
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
1. Introdução: Higiene e Segurança no Trabalho.
2. Riscos que rodeiam o Local de Trabalho
3. Organização dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
4. Acidentes em Serviço e Doenças Profissionais
5. Riscos em Laboratório e Procedimentos Gerais de Segurança
6. Caracterização de Produtos Químicos, manuseamento de Produtos Químicos Perigosos e seu armazenamento.
7. Gestão de Resíduos Perigosos
8. Ergonomia.
9. Planeamento de um Laboratório Seguro.
10. Boas Práticas de Laboratório.
Bibliografia Obrigatória
Keith Furr, ; Handbook of Laboratory Safety, 5ª edição, 2000
R. Scott Stricoff and Douglas B. Walters, ; Handbook of Laboratory Health and Safety, 2ª edição, 1995
*; Safety Sense: A Laboratory Guide, 2001
Robert Alaimo; Handbook of Chemical Health and Safety, 2001
David Goetsch, ; Occupational Safety and Health for Technologists, Engineers, and Managers, , 2001
*; Decreto Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, 2009
*; Decreto-Lei n.º 73/2011 de 17 de junho, 2011
Davis, Diane; Laboartory Safety: A Self Assessment Workbook, 2nd edition, 2016
Alberto Sérgio s. R. Miguel; Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13ª edição, Porto editora, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas-praticas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes e onde os estudantes resolvem os exercícios de forma autónoma.
Esta unidade curricular será organizada em duas componentes, teórica e prática, que se integram de uma forma dinâmica. Os conteúdos teóricos serão apresentados com recurso a suporte power point, sendo fomentada a participação ativa dos estudantes, estimulando-os a raciocinarem e compreenderem por si próprios os temas lecionados. A componente prática será constituída por exercícios ou exemplos práticos exemplificativos dos assuntos apresentados nas aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
44,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
34,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo:
0,5*Teste + 0,5*Trabalho 1 (grupo de 3 ou 4 elementos)
Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.
Exame (todas as épocas):
50%Exame+50%Trabalho de Grupo
ou
100% Exame