Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > BINF020
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Aprendizagem Automática

Código: BINF020     Sigla: AA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 23 Plano Estudos 2016 2 - 5 52,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Leonardo Gonçalves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
António Leonardo Gonçalves 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos









Os estudantes deverão ficar a conhecer os fundamentos algorítmicos da aprendizagem automática, assim como técnicas de resolução dos desafios apresentados por cada conjunto de dados. Deverão ser capazes de selecionar os algoritmos adequados para cada problema e de aplicar os algoritmos a novos conjuntos de dados e a compreender e avaliar os seus resultados.


Resultados de aprendizagem e competências


- Compreensão dos fundamentos dos algoritmos e metodologias de machine learning apresentados
- Capacidade de justificar a escolha de uma solução de machine learning a um determinado problema
- Capacidade de aplicação dos algoritmos a novos conjuntos de dados
- Capacidade de avaliação dos resultados









Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa









- Introdução

- Modelos simples de classificação e regressão (modelos lineares e de vizinho mais próximo) e a sua validação: paradigmas de aprendizagem, funções de perda, erro de viés e de variância.


- Métodos de inferência de modelos: Procura, Expectation-maximization, agregação.


- Métodos de kernel


- Redes neuronais, modelos deep e aprendizagem de representação


- Fatorização de matrizes


- Avaliação de modelos


- Descoberta de padrões não supervisionada, semi-supervisionada e fracamente supervisionada.









Bibliografia Obrigatória

Aurélien Géron; Hands-on Machine Learning with Scikit-Learn,Keras, and TensorFlow : Concepts, Tools, and Techniques to Build Intelligent Systems Keras, and TensorFlow
Andriy Burkov; The Hundred-Page Machine Learning Book

Bibliografia Complementar

Hastie Trevor;; he elements of statistical learning. ISBN: 0-387-95284-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem









As metodologias de ensino predominantes serão a exposição de conceitos, com recurso a slides e a demonstração de exemplos laboratório de informática. Os estudantes serão constantemente desafiados a resolver novos problemas, com base nos exemplos já demonstrados, e a refletir sobre os resultados e desempenho do processos de armazenamento e processamento em estudo.









Software

Python
anaconda

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 45,00
Exame 30,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Por avaliação contínua



  • 25%*projeto+30%*teste Escrito + 3 testes Moodle  (15 % cada)


 Por avaliação final



  • 30%*projeto+70%*exame




Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que, de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a adquirir, o estudante deverá ter uma forte componente prática na utilização das ferramentas para armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 04:35:14