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Laboratórios VB

Código: BIOT162     Sigla: Lab VB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 61 Plano Estudos 2015 3 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sónia Alexandra Paiva dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Prático e Laboratorial: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 12,00
Marta Sofia Guedes de Campos Justino 2,40
Natália Maria Ferreira Rebelo de Melo Osório 3,20
Sónia Alexandra Paiva dos Santos 3,20
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho 3,20

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências para realizar trabalhos experimentais e analisar os resultados obtidos. O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com aplicações práticas dos conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares que decorrem durante o mesmo período letivo.

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Operação em contínuo com um digestor anaeróbio, para tratamento de uma amostra de água residual, com produção de biogás e remoção do carbono orgânico.
2. Operação em contínuo, com associação de 3 reatores contínuos e completamente agitados (CSTR).
3. Operação em contínuo recorrendo a um reator tubular de leito fixo (PFR) e um reator tubular de leito fluidizado (FBR) para a hidrólise da sacarose por ação da invertase em células de Saccharomyces bayanus imobilizadas em alginato de cálcio, a pH 4,5 e 45ºC. Esta actividade, requer uma aula para preparação (calibração das bombas; ajuste de caudais; estimativa de parâmetros experimentais (área transversal) e imobilização das células) e outra para a operação propriamente dita (efeito do caudal de solução de substrato alimentada ao reator na conversão obtida; cálculo da velocidade mínima de fluidização (FBR)).
4. Processos de separação por membranas: ultrafiltração para concentração de biomassa.
5. Cromatografia de permuta iónica (HPLC) para separação de biomoléculas numa amostra.

Bibliografia Obrigatória

vários; artigos científicos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes serão orientados para efetuarem os trabalhos experimentais, sendo incentivada a discussão por forma a promover a sua autonomia e capacidade de resolver problemas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Teste 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 25,00
Trabalho escrito 45,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Assiduidade obrigatória - 80%

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:

NF = 20% Trabalho Laboratorial + 20% exercícios regulares + 15% Trabalho 1 + 15% Trabalho 2 + 15% Trabalho 3 + 15% Trabalho 4

É obrigatória a entrega de todos os elementos de avaliação.

O trabalho laboratorial e os exercícios regulares são componentes de avaliação individuais e os trabalhos (1 a 4) são componentes de avaliação realizadas em grupo.

Os critérios de avaliação, e respetivas ponderações, do trabalho de laboratório são: (1) pontualidade do estudante (10%), (2) demonstração da preparação prévia do trabalho laboratorial, no caderno de laboratório (15%), (3) proatividade, organização, rigor e destreza na execução do trabalho experimental (50%) e (4) limpeza e organização do espaço e do material no final da aula (25%).

Sempre que for detetada uma situação de plágio nos trabalhos escritos, esse trabalho será anulado.

Fundamentação do regime de exceção (100% Exame não aplicável):

De acordo com a ficha da UC, o objetivo de aprendizagem que fundamenta a aplicação do Regime de Exceção inclui a planificação, execução e desenvolvimento de experiências laboratoriais através da manipulação rigorosa de material laboratorial e equipamento específico.

De acordo com a ficha da UC, as competências a adquirir que fundamentam a aplicação do Regime de Exceção são as seguintes:

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências para realizar trabalhos experimentais e analisar os resultados obtidos. O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com as aplicações laboratoriais dos conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares que decorrem durante o mesmo período letivo.

Justificação para a aplicação do regime de exceção:

As atividades práticas a desenvolver na UC Laboratórios VB visam o desenvolvimento de experiências práticas laboratoriais e interpretação dos resultados. As competências técnicas associadas à execução destas experiências implicam o envolvimento presencial do estudante e uma avaliação contínua das aprendizagens.

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