Ambiente, Qualidade e Segurança no Laboratório
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Segurança e Higiene no Trabalho |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQBE |
16 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer os requisitos de implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde.
Conhecer e aplicar práticas de gestão do risco em laboratórios.
Compreender a importância da atividade de acreditação de laboratórios.
Conhecer práticas para condução de auditorias a sistemas de gestão
Resultados de aprendizagem e competências
NA
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
- Segurança e saúde no trabalho: Regime jurídico nacional. ISO 45001 – Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Regras básicas e cuidados no laboratório.
- Qualidade: Sistema português da qualidade. ISO 9000: Fundamentos e vocabulário. ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos.
- Ambiente: Agência portuguesa do ambiente. ISO 14001: Sistemas de gestão ambiental. Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização. Gestão do risco: ISO 31000 – Gestão do risco. Linhas de orientação. Avaliação e prevenção de riscos no laboratório.
- Acreditação: Instituto português de acreditação. ISO 17025: Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração.
ISO 19011 – Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão.
Bibliografia Obrigatória
Nichols, Andrew; Implementing ISO 9001:2015: A practical guide to busting myths surrounding quality management system, It Governance Publishing Limited, 2022
Reese, Charles D.; Occupational Health and Safety Management: A Practical Approach,, CRC Press, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular será organizada em duas componentes, teórica e prática, que se integram de uma forma dinâmica. Os conteúdos teóricos serão apresentados com recurso a suporte power point, sendo fomentada a participação ativa dos estudantes, estimulando-os a raciocinarem e compreenderem por si próprios os temas lecionados. A componente prática será constituída por exercícios práticos exemplificativos dos assuntos apresentados nas aulas teóricas. Na componente prática, os estudantes realizarão também trabalhos de exposição onde será estimulada a discussão de cada trabalho, para que os estudantes desenvolvam um sentido crítico quanto à viabilidade das aplicações.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
57,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
NA
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final:
- Avaliação em período letivo:
30%Teste1 + 30%Teste2 + 10% Trabalho1 + 10% Trabalho2 +10% Trabalho3 + 10% Trabalho4
Para aprovação na UC é exigida a nota mínima de 9,5 valores na média dos dois testes.
Os trabalhos 1-4 são exercícios realizados em sala de aula.
- Exame (todas as épocas):
100% Exame
ou
60% Exame + 40% Trabalho 1-4
A nota mínima do exame é 9,5 valores.
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
NA
Melhoria de classificação
NA